terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Jonas comemora acerto com o Corinthians


Jonas - Sampaio Corrêa (Foto: Site Oficial)
 

O Corinthians acertou nesta segunda-feira a contratação do volante Jonas, destaque do Sampaio Corrêa-MA neste ano. O jogador, de 23 anos, assinará por quatro anos.

Brigador, bom marcador, com muita disposição física e... "loiro". As características reunidas renderam-lhe dois apelidos da maior torcida do estado: "Schweinsteiger do Maranhão", em alusão ao famoso da Seleção da Alemanha e do Bayern de Munique (ALE), e "Tubarão Branco", aproveitando o apelido do clube e a cor do cabelo.

Ele também é comparado a Ralf, atual capitão do Corinthians. O camisa 5 alvinegro começou a carreira no Imperatriz, do Maranhão e muitos volantes que surgem são apontados como o "novo Ralf". Jonas foi um dos maiores ladrões de bola da Série B desta temporada.

O jogador, introvertido, não gosta de falar e raramente dá entrevistas. Via assessoria, declarou a alegria pelo nosso desafio da carreira.

– Estou muito feliz com a notícia. Jogar pelo Corinthians é o sonho de qualquer jogador. Prometo honrar essa camisa e essa torcida maravilhosa – afirmou ao LANCE!Net o volante, nascido em Teresina, no Piauí.

Ontem, ele e seu representante, Eduardo Maluf, reuniram-se e bateram o martelo para o acerto com o Corinthians. Outros clubes brasileiros, entre eles o Flamengo, também o assediavam. No entanto, quando um grupo de empresários acertou a compra de 70% dos direitos econômicos junto ao Sampaio Corrêa, sua ida ao Timão havia ficado apalavrada. Só restava o aval do clube, que sairia após a definição da contratação de Tite.

– Foi uma escolha dele. Havia outras propostas. É um menino que saiu do interior do Piauí e tem tudo para se destacar com a camisa do Corinthians – afirmou Maluf.

No Timão, ele terá a concorrência dos medalhões Ralf, Elias e Cristian, além de Bruno Henrique.

COM A PALAVRA

Eduardo Lindoso, Editor do caderno de Esportes do Jornal 'O Estado do Maranhão'

"Jonas foi destaque nos dois acessos do Sampaio Corrêa nos últimos anos, nas Séries C e B. É volante de contenção que desarma bem, tem muita disposição.

Ele não tem uma chegada boa, não é habilidoso, mas não inventa muito, erra poucos passes. Comparam o Jonas ao Ralf, pelo surgimento dos dois no Maranhão e pela característica.

Ele não gosta de falar muito, é caladão. Dificilmente rendeu matérias nesse sentido. Sempre foi um jogador que ganhou destaque pelo que fez em campo. Tinham muitos clubes do Brasil de olho nele, mas ele realmente quis o Corinthians."

Corinthians pode ver Dudu ir parar no rival São Paulo


Possíveis adversários na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2015, Corinthians e São Paulo já duelam forte fora dos gramados em 2014. Antes favorito na corrida para contratar o atacante Dudu, do Dínamo de Kiev (UCR), o Timão vem sofrendo com problemas financeiros e pode ser ultrapassado pelo Tricolor na disputa.

O jogador, que esteve emprestado ao Grêmio em 2014, chegou a dar declarações sobre um possível acerto com o time do Parque São Jorge, mas foi repreendido pelos empresários. As negociações estavam avançadas e os corintianos pagariam 4 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) para ter 60% dos direitos do atleta.

Sem encontrar investidores para efetuar a compra, o Corinthians passou a ficar pessimista com o negócio. As dificuldades financeiras do clube são tantas que, segundo o blog Bastidores FC, do jornalista Martín Fernandez, a diretoria recorreu ao empresário Carlos Leite para pagar a segunda parcela do 13º salário de funcionários e jogadores.

Assim, o São Paulo volta a ter força nas negociações. O Tricolor também sofre com falta de dinheiro e ressalta que o Timão havia deixado Dudu distante do Morumbi por apresentar proposta maior. Com a iminente desistência corintiana, o vice-presidente de futebol são-paulino, Ataíde Gil Guerreiro, pode voltar as ateções ao atacante mais uma vez.

- Estou atento a essa história, mas o Corinthans é o favorito no negócio, a proposta deles era melhor do que a nossa. O São Paulo continua observando apenas. Agora, se eles desistirem mesmo, aí sim tudo pode mudar - afirmou ao LANCE!Net.

Das peças pedidas por Muricy Ramalho, a diretoria ainda não encontrou um zagueiro que atua pela esquerda e um atacante velocidade, perfil em que Dudu se encaixa perfeitamente. Nesta janela de transferências, o Tricolor já conseguiu dar dois chapéus no Palmeiras: pelo lateral-esquerdo Carlinhos e pelo volante Thiago Mendes.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Os bastidores da queda do Mano Menezes no Corinhtinas

A decisão de não renovar o contrato de Mano Menezes está bem distante dos resultados obtidos dentro de campo pelo Corinthians em 2014. Terminar o Campeonato Brasileiro em quarto lugar, com uma vaga na fase prévia da Taça Libertadores e boa parte do elenco renovada, foi pouco para superar a crise que se instalou internamente desde a chegada do treinador.

Mano Menezes, técnico do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

Para compreender a saída é preciso entender a contratação de Mano Menezese os passos que desencadearam uma divisão política na situação. A guerra interna vivida pelo Corinthians começou nos últimos meses de 2013. Mário Gobbi, presidente e soberano nas decisões, decidiu que era a hora de findar o trabalho de Tite, campeão da Libertadores, do Mundial de Clubes, do Brasileiro, do Paulista, da Recopa Sul-Americana e amado pela torcida.

Gobbi entendia que os títulos conquistados por Tite tinham como base a equipe montada por Mano a partir de 2008. Campeão da Série B, Paulista e da Copa do Brasil, o técnico só deixou o cargo para comandar a seleção brasileira. Na visão do presidente, apenas ele teria forças para afastar estrelas em decadência, como Emerson, Chicão e Douglas. Tite, para ele, era grato demais ao grupo que bateu Boca Juniors e Chelsea em 2012.

Gobbi rompeu com Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves, responsáveis pelo futebol, ao procurar Mano quando ele ainda dirigia o Flamengo - publicamente, o presidente corintiano sempre negou ter feito contato com o técnico enquanto ele esteve no banco do clube carioca. Segundo pessoas próximas, o treinador pediu demissão do Rubro-Negro, em 19 de setembro, já sabendo do interesse do Corinthians (Mano, no entanto, nega veementemente essa informação). À época, após perder por 4 a  2 para o Atlético-PR, no Maracanã, alegou que não conseguia passar para o grupo de jogadores aquilo que pensava sobre futebol. 

As semanas seguintes transformaram os dias no Parque São Jorge e no CT Joaquim Grava. Os resultados ruins obtidos por Tite foram a chave para a mudança que Gobbi planejava. Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves foram voto vencido. Eram contra a demissão, mas não tiveram poder para impedir que o presidente fizesse valer seu maior poder no clube.

- Quando eu quis trazer o Mano, pessoas não queriam. Eu banquei – admitiu Gobbi na entrevista de sábado em que anunciou a saída do técnico.

Mario Gobbi, Roberto de Andrade, Duilio Monteiro Alves - diretoria do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

As semanas seguintes foram de um clima muito carregado no Timão. Na despedida de Tite no Pacaembu, contra o Inter, em 30 de novembro, apenas Andrade, Alves e o gerente Edu Gaspar foram ao gramado entregar uma placa de homenagem ao treinador. Gobbi não apareceu. Tite queria ficar, declarou isso publicamente. Foi embora se sentindo traído.

Roberto de Andrade despontava na ocasião como provável candidato da situação à presidência, nas eleições de fevereiro de 2015. Como previsto no estatuto, Gobbi não poderia concorrer. Andrés Sanchez também não, já que as normas exigem dois pleitos de afastamento para concorrer novamente.

O departamento de futebol foi desfeito com os pedidos de afastamento de Andrade e Alves, em 16 de janeiro de 2014. E a "situação" se rompeu ainda mais. Gobbi, também em atrito com Sanchez, se isolou e acabou perdendo força para combater os desejos de uma nova troca de treinador depois do Brasileirão.

Corinthians Coletiva Tite (Foto: Marcos Ribolli)

Mano Menezes também foi perdendo força gradativamente ao longo da temporada. A relação com o grupo não era ruim, mas alguns jogadores chegaram a reclamar do tom irônico do treinador e das constantes mudanças nas escalações.  A comissão técnica, sempre aliada a Tite nos últimos anos, também não morria de amores pelo trabalho dele.

Com o processo eleitoral avançado, Gobbi não conseguiu impedir que a insatisfação com Mano Menezes se tornasse pública. Por causa do rompimento entre os próprios membros da situação, isso ficou impossível. Com o Corinthians brigando pelo título da Copa do Brasil e lutando para entrar no G-4 do Brasileirão, a saída do treinador parecia só uma questão de tempo. 

- Ele (processo) foi mal conduzido nos bastidores, na maneira como algumas coisas foram tratadas – disse o técnico.

Mano se esforça para mostrar que entende a saída, mas nem sempre foi assim. Internamente, chegou a sondar algumas pessoas para saber se Tite, com quem nunca teve uma relação próxima, estava negociando o retorno ao clube. Hoje, não fala publicamente, mas acredita cegamente nisso.  

O novo treinador do Corinthians sairá em breve. O clube quer anunciá-lo até o dia 15 de dezembro para que ele possa se apresentar com o grupo, em 5 de janeiro. Tite e Oswaldo de Oliveira são os favoritos. Abel Braga corre por fora.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Torcedores do Corinthians ganham rede social exclusiva


Torcida corintiana no jogo entre ex-jogadores e ídolos do Corinthians na abertura do Itaquerão, no dia 10 de maio de 2014

  e você é torcedor do clube paulista de futebol Corinthians, acaba de ganhar uma rede social exclusiva. Trata-se da Area Corinthians, espaço totalmente dedicado ao "Timão".

Para fazer parte, é preciso preencher um breve cadastro no site. Depois disso, é possível encontrar ou convidar amigos, trocar opiniões sobre os jogos, equipes e outros.

Com a ferramenta, também é possível criar e participar de eventos, inserir fotos e vídeos nas postagens, compartilhar os posts com Facebook, Twitter e Google+, debater em fóruns e acompanhar os perfis dos chamados "VIPS", que são atletas, ex-atletas, veículos esportivos e blogs.

"A ideia surgiu porque, sendo eu torcedor do Corinthians, não gosto de comentar minhas opiniões em fóruns em que torcedores de outros clubes possam também comentar, nem de emitir opiniões (muitas vezes calorosas) onde estão pessoas que me conhecem de outras áreas. Imagine só meu chefe lendo sobre minhas paixões desenfreadas?", disse o criador do Area, Miguel Sousa, a INFO.

Segundo ele, a rede social – que possui apenas uma semana de existência – recebeu dois mil cadastros só no dia do lançamento.

Ao ser perguntado sobre quantos usuários o site possui, Sousa disse apenas que o número "está na casa dos milhares".

Ainda de acordo com o fundador, para que não haja pessoas se passando pelos "VIPs" na rede, apenas convidados poderão fazer parte desse grupo do Area. Mas será que torcedores de outros times não podem se cadastrar só para arrumar confusão?

"Todos os posts colocados na rede são monitorados pela nossa equipe de 'Communiy Managers', e até a presente data ainda não tivemos qualquer incidente. Se algum dia acontecer algo do tipo, os casos serão tratados 'caso a caso', sendo que o mais provável seja o cancelamento da conta e o bloqueio do IP, para prevenir possíveis tentativas futuras".

Para fazer parte do Area Corinthians, basta se cadastrar gratuitamente neste link.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Corinthians vê "final" contra o Grêmio e quer quatro pontos por Libertadores


Arena Corinthians x Santos (Foto: Rodrigo Faber)

As duas vitórias seguidas fora de casa deixaram o Corinthians em situação bem mais confortável na luta por vaga na Taça Libertadores do ano que vem. O magro 1 a 0 sobre o Goiás, nesta quarta-feira, em Belém, teve valor inestimável para o elenco (no domingo passado, a equipe havia vencido o Bahia, por 2 a 1, em Salvador). Em terceiro lugar, o Timão tenta manter a posição para entrar na competição internacional diretamente na fase de grupos. Com 63 pontos, a equipe acredita que precisa de mais quatro para assegurar a vaga.

Por isso, o jogo de domingo contra o Grêmio, em casa, vira uma "final" para o Corinthians. O time gaúcho enfrenta o Cruzeiro, nesta quinta, e pode ultrapassar o Timão em caso de vitória – chegaria aos mesmos 63 pontos, mas levaria vantagem no número de vitórias. O meia Renato Augusto trata os gremistas como principais adversários pela vaga.

– Acredito que quatro pontos são ideais, mas queremos chegar entre os três primeiros porque queremos evitar a primeira fase da Taça Libertadores. Para isso, vencer o Grêmio é fundamental. Só depois vamos pensar nas partidas restantes – afirmou Renato.

O zagueiro Gil também trata o jogo diante do time gaúcho como uma decisão, e comemora o fato de voltar à Arena.

– Vamos ficar perto do nosso torcedor. Claro que aqui (em Belém) tivemos bastante torcida, mas lá é nossa casa e temos de fazer nossa obrigação. As duas equipes gostam de jogar, então podemos fazer nosso melhor dentro de campo – destacou o defensor.

Depois do Grêmio, o Corinthians pega o Fluminense, no Maracanã, e o Criciúma, na Arena.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Timão: fico de Guerrero e vinda de Cristian esbarram na falta de dinheiro

Guerrero tem sido o craque da temporada no Corinthians, mas ainda tem renovação incerta   

Falta de dinheiro. É isso o que emperra a renovação de contrato de Guerrero e a contratação do volante Cristian. O pedido de salário e luvas dos jogadores foi considerado alto demais pela diretoria, que se vê sem dinheiro em caixa para reforçar o time.

Pela previsão orçamentária divulgada no fim de outubro, o Corinthians pretende gastar apenas R$ 10 milhões com reforços entre junho/2014 e junho/2015. Renovar com seu principal jogador e trazer um dos ídolos da torcida de volta ocupariam parte desse orçamento.

– Acabamos de fazer uma revisão orçamentária. Gastamos R$ 80 milhões em 2013 e mais ou menos R$ 40 milhões neste ano. O elenco é grande. Na minha expectativa, não podemos gastar além do orçado de novo, já que precisamos fazer no ano passado e neste ano – afirmou o diretor financeiro do Corinthians, Raul Correa e Silva, ao LANCE!.

– Se quiser investir um valor maior do que está no orçamento, teremos de obter novos recursos de uma possível venda de jogador. Mas isso é algo que o Mário (Gobbi Filho, presidente), que está com o futebol agora, é quem poderá falar melhor – completou o diretor financeiro.

As negociações com os representantes de Guerrero se arrastam há algum tempo. Mais do que a diferença de pensamento entre o que um quer e o outro está disponível a pagar, está a falta de "bala na agulha" do clube, que não quer se comprometer a aumentar a folha salarial.

– Estamos conversando há algum tempo para encontrar uma saída. Uma coisa está bem clara: os dois lados têm interesse na continuidade, isso é o mais importante – afirmou o gerente de futebol Edu Gaspar.

A situação em relação ao ex-jogador do Fenerbahçe (TUR) é a mesma, já que Cristian está livre depois de ter acertado a rescisão de contrato com o clube turco. Para contratá-lo, terá de acertar as luvas e salários.

CLUBE GASTOU MAIS DO QUE O PREVISTO

Diz a proposta orçamentária do Corinthians para 2014 que o clube pode gastar R$ 10 milhões na compra de atletas. A previsão de gasto para a atual temporada, porém, já ultrapassa os R$ 42 milhões. Em 2013, o clube tinha R$ 19 milhões previstos para aquisição de jogadores, mas gastou R$ 84,8 milhões. Já em 2012, o Corinthians tinha verba de R$ 23 milhões destinada à compra de atletas. Ao término de tal temporada, gastou R$ 50,4 millhões.

OBRIGAÇÕES PARA 2015

Estádio

Clube terá de pagar, em junho/15, a primeira parcela relativa à quitação da Arena, no valor de cerca de R$ 100 mi. A bilheteria, que antes era usada pelo departamento de futebol, agora vai para o fundo que administra o novo estádio.

Salários

Pelo orçamento divulgado pelo clube, que contempla o ano fiscal de junho/14 a junho/15, o Corinthians se programa para pagar R$ 133 milhões em salários e encargos, além de R$ 30 milhões em direito de imagem dos jogadores.

sábado, 8 de novembro de 2014

Timão repete espera por Robinho, mas minimiza: "Time contra time


Mano Treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

O atacante Robinho não deve enfrentar o Corinthians, neste domingo, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena, por causa de um leve edema na coxa esquerda. A provável ausência do craque santista não afeta o cotidiano do Timão, que se mostra preparado para qualquer situação no clássico. Até porque a equipe viveu a mesma expectativa no jogo do primeiro turno, na Vila Belmiro, quando o jogador ainda retornava ao Brasil.

Na ocasião, a escalação de Robinho foi dúvida até o último momento por causa do curto tempo para sua regularização na CBF. No fim, o atacante foi titular, mas não conseguiu evitar a vitória corintiana por 1 a 0. Desta vez, o técnico Mano Menezes vê um clássico igual com ou sem a estrela do rival.

– Vamos enfrentar o Santos, e não o Robinho. É time contra time, nisso que acredito. Temos de estar preparados – afirmou o técnico.

Para Mano, o clássico terá o mesmo nível de dificuldade que teria se o Santos tivesse se classificado à final da Copa do Brasil. O corintiano não espera um rival desanimado por causa da queda diante do Cruzeiro, quarta-feira, na Vila Belmiro.

– Não acredito que o Santos tenha jogado a toalha. Apenas estava envolvido em uma semifinal, e mesmo assim usou força máxima contra o Internacional, no fim de semana passado. Não vi ninguém do lado de lá dizendo que jogou a toalha – avisou Mano Menezes.

Com 54 pontos, o Corinthians é o sétimo colocado na tabela e briga por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. O Santos é o oitavo, mas está muito atrás do bloco de cima do Brasileirão: são apenas 46 pontos somados.

Timão planeja evento para iniciar venda de camarotes da Arena


O Corinthians começa a vender até o fim de novembro os camarotes de sua Arena para pacotes válidos na próxima temporada. O clube fará um evento de lançamento para a negociação de parte dos 89 camarotes do novo estádio corintiano – a maioria deles com capacidade para 12 torcedores. De acordo com o departamento de marketing do Timão, a procura tem sido maciça nos últimos meses, mesmo sem as obras totalmente concluídas até então.

Corinthians X Atlético-mg, Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

No fim de setembro, o Corinthians havia anunciado que 13 unidades estavam vendidas e outras 16 negociadas – englobadas em planos válidos por três, cinco ou sete anos. Os camarotes negociados a partir de novembro podem ser utilizados durante toda a temporada de 2015.

Os valores são variáveis e ainda não foram divulgados pelo clube. O Corinthians espera que os camarotes e as cadeiras cativas, no setor Oeste Superior, possam impulsionar a captação de renda no estádio e acelerar o pagamento da obra – cerca de R$ 730 milhões a cargo do Timão.

Ralf pode ser novidade em clássico contra o Santos


Treino Corinthians - Ralf (Foto: Rodrigo Faber)

Depois de 11 jogos fora do time por conta de um desgaste na cartilagem do joelho direito, o volante Ralf pode voltar a figurar entre os titulares do Corinthians no clássico deste domingo contra o Santos, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena. O volante tem treinado bem e já havia sido testado entre os titulares no treino de quinta-feira, no CT Joaquim Grava. Nesta sexta, o técnico Mano Menezes afirmou que sua escalação depende apenas da condição física.

- Precisamos saber a condição que ele tem nesse momento, se ele consegue sustentar 70% de um jogo. Se não tiver essa capacidade, você opta por não iniciar com o jogador para não queimar uma substituição. É isso que vou colocar na balança na decisão sobre ele - disse Mano.

Se Ralf tiver condições de jogo, a tendência é que Bruno Henrique deixe a equipe mesmo depois do gol salvador no empate por 2 a 2 com o Coritiba, sábado passado. A capacidade de marcação do capitão da equipe é o que faz Mano apostar em seu retorno.

Ralf tem capacidade de liderança e doação em relação ao jogo
Mano Menezes

– É desnecessário falar das virtudes do Ralf, ele tem capacidade de liderança e doação em relação ao jogo e à equipe como um todo. Ele marca muito bem e é nosso capitão – resumiu Mano Menezes.

Na atividade fechada, o técnico deixou outras dúvidas na equipe. Ele sequer confirmou se o zagueiro Anderson Martins e o meia Renato Augusto participaram da atividade - ambos foram poupados na quinta-feira. Apesar do mistério, os dois devem ser titulares no clássico. Quando o treino foi aberto para a imprensa, por volta das 17h45, Mano comandava apenas um treino de finalizações com os atacantes.

O Corinthians deve enfrentar o Santos com a seguinte formação: Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Bruno Henrique (Ralf), Elias, Petros e Renato Augusto; Malcom e Guerrero. O último treino de preparação para o clássico ocorre na manhã deste sábado, no CT.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Galo destrói defesa do Corinthians e sai classificado às semifinais da Copa do Brasil



Foi na técnica de Guilherme. Nas mãos salvadoras de Victor. No esforço de Diego Tardelli. Na raça do time. No "Eu acredito" da torcida. No gol salvador de Edcarlos aos 41 minutos do segundo tempo. O Atlético reviveu dias de glória da Copa Libertadores 2013 e conseguiu uma virada heroica sobre o Corinthians na Copa do Brasil. Depois de perder o jogo de ida por 2 a 0, sair em desvantagem nesta quarta-feira, o Galo fez 4 a 1 no Timão e deixou o Mineirão classificado às semifinais da Copa do Brasil. O adversário será o Flamengo.

Neste sábado, o Atlético volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. Na briga para se firmar no topo da tabela, o time recebe a Chapecoense às 21h no Independência.

Nada foi obstáculo para o Galo. Diego Tardelli, depois de mais de um dia de viagem de Cingapura, onde estava com a Seleção, ao Brasil, foi para campo como titular. A dura caminhada do Atlético ficou ainda mais difícil logo aos quatro minutos de partida. Um chutão, inicialmente despretensioso, terminou em gol do Corinthians. O zagueiro Jemerson não cortou e viu Guerrero chutar na saída do goleiro Victor para fazer 1 a 0.

O desafio do Galo agora era fazer quatro gols. A torcida não desanimou. O time foi em busca, na raça e na velocidade. O goleiro Cássio teve trabalho. Segurou os chutes de Marcos Rocha e Diego Tardelli. Mas aos 23 minutos nada fez depois que Guilherme lançou Luan na área e o atacante raspou de cabeça para empatar: 1 a 1.

No seu estilo, o Corinthians se defendia e contra-atacava. Quase fez com Malcom aos 26 minutos, mas o chute saiu rente à trave.

A movimentação ofensiva do Atlético deu resultado. Aos 31 minutos, a bola passou por Dátolo, Marcos Rocha e Carlos até chegar a Guilherme. Ele bateu, a bola desviou em Anderson Martins e virou o placar: 2 a 1.

Maestro do time, Guilherme ainda deixou Diego Tardelli em condições de fazer o terceiro aos 42 minutos. Mas o atacante atleticano estava de costas e cabeceou em cima de Cássio.

Na etapa final, Luan, com dores na costela, região que sofreu fratura no clássico passado, deixou o campo chorando. Maicosul entrou e perdeu um gol incrível de cara. Ele recebeu de Tardelli e, sozinho, chutou em cima de Cássio.

Na corrida contra o tempo, o jogo ganhou em dramaticidade. O Corinthians quase marcou aos 13 minutos, mas Guerrero concluiu por cima. Dois minutos depois, Carlos carimbou a trave corintiana.

Aos 28 minutos, o gás de Diego Tardelli acabou. Foi substituído por Marion. Mas não acabou o sonho do Atlético. No minuto seguinte, Carlos ajeitou e Guilherme mandou para as redes: 3 a 1. "Eu acredito", gritava a torcida.

Aos 37 minutos, Victor salvou o Galo, se esticando para cortar o chute de Danilo. O outro salvador foi um questionado: Edcarlos. Aos 41 minutos, o zagueiro fez o gol da heroica classificação. E aos 48 minutos, com Cássio fora do gol, Marcos Rocha quase fez um golaço. Fagner tirou em cima da linha.

ATLÉTICO 4 X 1 CORINTHIANS

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Josué), Luan (Maicosuel), Dátolo e Guilherme; Diego Tardelli (Marion) e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Corinthians
Cássio; Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade (Elias), Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto (Danilo); Malcom (Luciano) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

Gols: Guerrero, 4min 1ºT; Luan, 23min 1ºT; Guilherme, 31min 1ºT e 29min 2ºT; Edcarlos, 41min 2ºT

Motivo: quartas de final da Copa do Brasil
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 15 de outubro de 2014

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Kleber Lúcio Gil (SC)

Cartão amarelo: Jemerson (ATL); Guilherme Andrade (COR)

Pagantes: 32.640
Renda: R$ 1.704.425,00

domingo, 12 de outubro de 2014

Botafogo e Corinthians registra 3º pior público na Arena AM


Estádio lotado, casa cheia. Essa era a expectativa para a partida entre Botafogo e Corinthians, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro,em Manaus. No entanto, o clássico atraiu pouco mais de 19 mil pagantes para a partida na Arena Amazônia e registrou o pior público envolvendo times de fora do Amazonas desde a inauguração do estádio, em abril. 

Botafogo x Corinthians na Arêna Amazônia (Foto: Fred Huber)Botafogo x Corinthians na Arêna Amazônia (Foto: Fred Huber)



Se a boa campanha do Corinthians no Brasileiro pode ser considerado um atrativo, a passagem recente do time pela capital amazonense, quando enfrentou o Nacional-AM pela Copa do Brasil, tirou o ar de novidade para o manauara. Já o Botafogo, na lanterna do campeonato apesar da vitória sobre o alvinegro paulista, segue sob desconfiança do torcedor.

Dos 44 mil ingressos colocados à venda para o confronto dos alvinegros, menos de 50% da cota foram vendidos. Com 19.989 torcedores e uma renda de R$ 1.782.790,00, a partida, em número de presentes, só ficou à frente do duelo entre Nacional-AM e São Luis, ainda na primeira fase da Copa do Brasil, e Princesa do Solimões e Fast, no primeiro jogo da final do primeiro turno do Estadual 2014. 

Botafogo x Corinthians  (Foto: Edmar Barros / Agência Estado)


Na partida inaugural entre Nacional e Remo, sem que as arquibancadas superiores estivessem liberadas pela UGP (Unidade Gestora Projeto Copa), o público foi de mais de 20 mil pagantes. O recorde segue sendo Honduras e Suíça, no último jogo da primeira fase da Copa, com 40.322 torcedores.

Dentro de duas semanas, a Arena Amazônia irá receber mais um duelo, dessa vez entre Botafogo e Flamengo, também pela Série A do Brasileiro.

Mano diz que "detalhe" causou tropeço corintiano

Mano Menezes criticou a arbitragem de André Luiz de Freitas Castro, ficou na bronca com a cera dos jogadores do Botafogo, bateu boca com o técnico Vagner Mancini e até atacou de gandula durante o segundo tempo da partida que terminou com a vitória dos cariocas por 1 a 0, na noite deste sábado, em Manaus.

Mas nada de reclamar do desempenho do Corinthians. Apesar da insatisfação por causa do tropeço na Arena da Amazônia que impediu o Timão de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, o treinador elogiou a pressão da sua equipe e classificou a derrota como um "detalhezinho".

- Não acho que o Corinthians teve dificuldade hoje contra uma equipe que se fechou. Só o Corinthians criou. Mas continua sendo mais fácil destruir do que criar. Por um detalhezinho hoje ela (a bola) não quis entrar. Mas quarta-feira ela entra se nós continuarmos assim, no fim de semana que vem também. Isso que é o importante, não perder a linha daquilo que é o certo e daquilo que precisamos melhorar - disse o treinador. 

Na primeira etapa, o árbitro viu pênalti de Fábio Santos após o lateral desviar com o braço um cruzamento da direita do ataque botafoguense. Mano concordou com a marcação, mas criticou o antijogo dos cariocas, principalmente na segunda etapa da partida, válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- O jogo não andou. Vamos medir esse tempo de parada. Até nas substituições eles não sabiam quem ia tirar, saia um, voltava outro. E o árbitro não tomou nenhuma providência em relação a isso. Depois não adianta acrescentar quatro minutos. É muito pouco. A tentativa era sempre de quebrar o ritmo do jogo. Quando a gente começava a acelerar o ritmo caía alguém. É só contra isso que temos para reclamar. Acho que o pênalti foi pênalti, não temos que falar, mas é muito difícil quando o árbitro, nesse aspecto, não se preocupa com o espetáculo - completou.

Confira a entrevista coletiva do técnico Mano Menezes:

Arbitragem
- Em relação à arbitragem, o jogo não andou. A gente pode fazer um exercício para ver se foi justo aquilo que estávamos pedindo em relação a tempo de acréscimo para ver quantas vezes entrou a maca no segundo tempo, quantas vezes caiu um jogador do Botafogo. Vamos medir esse tempo de parada. Até nas substituições eles não sabiam quem ia tirar, saía um, voltava outro. E o árbitro não tomou nenhuma providência em relação a isso. Depois não adianta acrescentar quatro minutos. É muito pouco. A tentativa era sempre de quebrar o ritmo do jogo. Quando a gente começava a acelerar o ritmo caía alguém. É só contra isso que temos para reclamar. Acho que o pênalti foi pênalti, não temos que falar, mas é muito difícil quando o árbitro, nesse aspecto, não se preocupa com o espetáculo. Ele pode não deixar isso acontecer. Ao invés de chamar a atenção você mostrar um amarelo você inibe porque o jogador não vai fazer mais. Ele nunca fez isso durante o jogo e é sobre isso que estamos reclamando.

Derrota abala para a Copa do Brasil?
- Não, impacto nenhum. Porque a equipe jogou bem. Se não tivéssemos jogado bem, ficado muito aquém. E é óbvio que trouxemos um desgaste de quarta-feira porque nos sacrificamos muito para vencer o Cruzeiro. Mesmo assim fomos superiores. Não precisa fazer trabalho psicológico, não acho que esse jogo pode ser colocado no mesmo nível de dificuldade que tivemos em outros jogos. É preciso separar isso e vamos saber separar.

Ataque
- Não é correto transferir para os jogadores em uma hora como essa. E dizer que a bola não entra porque faltou isso ou aquilo é querer transferir para os jogadores uma coisa que é do jogo. Às vezes não entra para outras equipes também. Hoje criamos muitas chances claras de definir. Um pouco mais de tranquilidade em alguns momentos, um pouco mais de lucidez na escolha do último passe. É do jogo. É difícil quando uma equipe está com 11 jogadores atrás da linha da bola, e depois dez. Sobra pouco espaço, precisa rodar bem a maior. O campo também atrapalhou. Jogar numa área como aquela chega a ser até temeroso. Isso tira um pouco da velocidade para quem tem que acelerar.

Conta com o retorno atletas que estão convocados?
- Já conversamos sobre isso. Vai depender de cada jogador individualmente. O Elias jogou como titular, então é bem provável que para ele seja uma situação, para o Gil outra situação. Vamos analisar caso a caso e vamos respeitar a condição do jogador. É uma partida importante e você precisa estar muito bem fisicamente para que a cabeça esteja boa. O jogo vai exigir bastante. Quando você está muito desgastado não consegue manter a concentração, depois vem a falha e depois vem a cobrança e o prejuízo. O Gustavo é um menino, mas é da posição. Ele teve duas bolas do jogo, e é um jogador de presença e definição. Temos de recorrer de forma um pouco acelerada e apressada para esses meninos, o que não é correto. Mas é o que tínhamos de fazer naquela hora.

sábado, 11 de outubro de 2014

Timão é condenado a pagar R$ 1,5 milhão ao goleiro Felipe, do Flamengo


Felipe goleiro Flamengo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Felipe vai vencendo disputa judicial com o Timão (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Não é apenas o zagueiro Paulo André que entrou em disputa judicial com o Corinthians. O Timão foi condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo a pagar R$ 1,5 milhão ao goleiro Felipe, atualmente no Flamengo. O valor é referente ao direito de arena, um benefício dos atletas pelos contratos de televisão firmados pelos clubes. 

A decisão do tribunal saiu no fim do mês passado. Em entrevista ao site da ESPN, o advogado do Corinthians, Diógenes Mello, disse o clube entrou com recurso para tentar anular a decisão, mas o pedido foi negado.   

– É uma ação pleiteando direito de arena e teve procedência no pedido em primeira instância. Teve recurso nosso, foi julgado o recurso nosso e decisão foi mantida. O entendimento tem sido favorável ao jogador e ao longo do tempo os clubes têm tentado resolver essa questão dos direitos de arena – afirmou. 

Contratado do Bragantino em 2007, Felipe foi titular do Corinthians nas conquistas da Série B (2008), Campeonato Paulista (2009) e Copa do Brasil (2009). No entanto, entrou em atrito com a diretoria e acabou negociado com o Braga, de Portugal. Em 2011, retornou ao Brasil para atuar pelo Flamengo.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Corinthians ganha efeito suspensivo, mas pega o Vitória em Cuiabá


Está confirmado: o Timão enfrentará o Vitória, no dia 22 de outubro, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Embora tenha ganhado efeito suspensivo do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta das brigas no clássico contra o São Paulo, realizado na Arena Corinthians, o clube confirmou que levará o jogo para a capital mato-grossense, uma vez que já havia encaminhado o acordo com a administração do estádio. 

Brasil sub-21 x Bolívia estadio arena pantanal tr (Foto: Getty Images)

A diretoria teme que o efeito suspensivo seja revertido em um momento posterior e o Corinthians tenha de cumprir outra partida fora da capital paulista. Dessa maneira, por entender que o prejuízo no confronto com o Vitória será menor, atuará em Cuiabá pela segunda vez no ano. A proposta foi aceita rapidamente pelos responsáveis pelo estádio, que preveem casa cheia pelo alto número de torcedores do Timão na cidade.

O Corinthians já jogou no estádio, construído para a Copa do Mundo, neste ano. No dia 27 de agosto, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a equipe de Mano Menezes perdeu por 1 a 0 para o Bragantino no local. O mando era do time do interior, que buscou fazer renda aproveitando a torcida corintiana. O público de 28.820 pagantes foi considerado um sucesso.

Fábio Santos admite desgaste


Treino Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)

O Corinthians não teve folga após vencer o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira. A equipe treinou em Belo Horizonte na quinta e viajou a Manaus nesta sexta, quando fez o único trabalho antes de encarar o Botafogo, sábado, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena da Amazônia. O lateral-esquerdo Fábio Santos admitiu o desgaste do grupo, mas deixou claro: o momento é para o time se doar em busca da sonhada vaga na Taça Libertadores da América.

– Óbvio que o desgaste é muito grande, até porque a equipe do Cruzeiro exige demais. Tivemos jogadores que há algum tempo não jogavam, como o Felipe e o Guilherme (Andrade). Temos de ir para o sacrifício e sabemos que não podemos perder mais nenhum jogador – alertou. 

Sabemos que não dá tempo para ficar dosando. Esses três pontos podem fazer falta. Temos de viver esse jogo"
Fábio Santos

No momento, o Corinthians tem três titulares como desfalque. O zagueiro Gil, o volante Elias e o atacante Paolo Guerrero, convocados por suas respectivas seleções, não atuaram na última quarta e ficam fora novamente neste sábado. O técnico Mano Menezes não revelou a equipe que começa o jogo em Manaus, mas é provável que a formação utilizada na vitória sobre o líder seja mantida.

Serão quatro jogos consecutivos fora de casa para o Timão. Após encarar o Botafogo, a equipe ainda terá pela frente o Atlético-MG (dia 15, pela Copa do Brasil) e o Internacional (dia 19) como visitante. Fábio Santos acredita que os jogadores têm de pensar apenas no presente, já que projetar o futuro pode prejudicar os planos de conquistar o título da Copa do Brasil ou chegar ao G-4 do Brasileirão.

– Sabemos que não dá tempo para ficar dosando. Esses três pontos podem fazer falta. Temos de viver esse jogo. Daqui até o final do ano vai ser uma decisão atrás da outra, tanto no Brasileiro quanto na Copa do Brasil – argumentou o ala.

A delegação corintiana deixa Manaus logo após a partida na Arena da Amazônia e chega a São Paulo na madrugada de domingo. Na terça, viaja novamente a Belo Horizonte para o jogo decisivo contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Timão chega a Manaus com festa!

Após seis meses o Corinthians voltou à cidade de Manaus. E como não poderia deixar de ser, o Timão foi recebido de braços abertos pelos fiéis torcedores do Amazonas. Nem mesmo o atraso de quase uma hora do voo que trouxe a delegação alvinegra para a capital amazonense desanimou os mais de 150 torcedores presentes no aeroporto Eduardo Gomes, nesta sexta-feira.

O desembarque, desde o início, dava indícios de que seria atípico. Na espera, devidamente uniformizados, apenas cerca de 50 corintianos foram ao aeroporto. O restante da multidão contou com operários de obras próximas e até mesmo funcionários do aeroporto em horário de almoço. Para somar na voz, um fã clube do grupo de pagode Sorriso Maroto, que esperava a banda no mesmo desembarque, decorou os gritos de última hora e ajudou a entoar o hino na descida dos jogadores.

Mano Menezes desembarca em Manaus (Foto: Isabella Pina)

Mano Menezes foi o primeiro, depois da comissão técnica, a desembarcar. Com cara de "poucos amigos", o técnico foi discreto e passou rápido pelos torcedores. Em seguida, com o apoio dos torcedores que formavam, em parceria com a Polícia Militar, uma corrente de segurança, os jogadores puderam, após uma hora de atraso, sair no desembarque.

Entre os mais tietados, Cássio foi destaque. O goleiro chegou a ser cercado por um grupo de torcedores, pouco antes de subir ao ônibus, e deu trabalho aos seguranças do clube. No mais, todo resto do elenco foi bastante solícito e posou para "selfies" com torcedores que conseguiram aproximação.

Torcida do Corinthians e Fã Clube do Sorriso Maroto (Foto: Isabella Pina)

O time seguiu para o hotel, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. Nesta sexta-feira, às 17h (horário de Brasília) o time treina no estádio Ismael Benigno, a Colina. A sessão será fechada para a torcida.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mano promete empenho por vaga na Libertadores


Mano Menezes Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Em meio à pequena crise que se instalou no Corinthians recentemente após as derrotas para o Figueirense e o Atlético-PR, líderes do elenco pediram a palavra, defenderam o técnico Mano Menezes e, diante da distância para o Cruzeiro, líder do Brasileiro, colocaram a conquista de uma vaga na Libertadores como "o mínimo" a se conquistar nesta temporada, palavras parecidas com as ditas pelo presidente Mário Gobbi em participação no Arena SporTV.  

O treinador corintiano preferiu ser mais comedido ao comentar sobre as aspirações de sua equipe neste final de ano. Preferiu não prometer um lugar no torneio continental, mas garantiu empenho, mesmo com a indefinição sobre sua permanência no clube em 2015.  

- Não sou chegado a adjetivos fortes, como catástrofe, tragédia. O futebol nos brinda de períodos em períodos com resultados surpreendentes, e penso que (a vaga na Libertadores) vai acontecer se tivermos competência de fazer o que precisamos fazer, não pode ser por decreto. Meu compromisso é lutar pelo melhor resultado até a última rodada, trabalhar sério todo dia - disse ele.  

Mano também pediu o apoio da torcida na reta final da temporada em que o Corinthians ainda almeja recuperar uma posição no G-4 - é o sexto no Brasileiro, com 43 pontos, assim como o Atlético-MG, quarto, e o Grêmio, quinto -, além do título da Copa do Brasil.  

- Acho que o torcedor tem parcela importante nesse projeto, ele nos deixa mais fortes ao ficar do nosso lado. Os outros times também têm o mesmo objetivo. Todos têm grandes jogadores e excelentes equipes e técnicos, mas só temos quatro vagas - completou o treinador.  

Nesta quarta o Corinthians enfrenta o Cruzeiro, às 22h (de Brasília), no Mineirão, pela 27ª rodada do Brasileiro.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Corinthians contrata atacante de 18 anos revelado pelo Fluminense

 
Gabriel Vasconcelos (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Vasconcelos)
O Corinthians contratou o atacante Gabriel Vasconcelos, de 18 anos, revelado pelo Fluminense, para a equipe sub-20. Com passagens pela seleção brasileira em categorias inferiores, o jogador rescindiu contrato com o Tricolor carioca recentemente. Ele ficará à disposição do técnico Osmar Loss e disputará a Copa São Paulo de Juniores de 2015 pelo Timão, em janeiro. Se aparecer no BID (Boletim Informativo Diário), também poderá jogar a Copa do Brasil da categoria.

Como o ataque é uma das principais carências da equipe profissional do Corinthians atualmente, Gabriel Vasconcelos pode ganhar uma chance no time principal, se houver necessidade para o técnico Mano Menezes. O comandante já admitiu que vem avaliando promessas da base para promover ao elenco e se juntar a Guerrero, Romero, Luciano e Malcom no setor ofensivo.

Gabriel estava no Fluminense desde 2009. Pelo Tricolor, o jogador já foi campeão carioca (2013), campeão mundial no Qatar (2013) e ainda chegou à seleção brasileira, conquistando o Sul-Americano no Uruguai pelo sub-15 e a Copa 2 de Julho pelo sub-17.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Romarinho despista sobre saída do Timão

O atacante Romarinho pode deixar o Corinthians na próxima semana, rumo ao El Jaish, do Catar, clube que cedeu o zagueiro Anderson Martins para o Timão e onde jogava Nilmar, atualmente na mira da diretoria alvinegra. Na chegada a São Paulo, na noite desta quinta-feira, após a derrota por 1 a 0 para o Bragantino, o jogador despistou sobre a transferência, assegurou que ainda não sabe de nada, e que pretende permanecer.

– Eu não sei de nada, para mim também não chegou nada. Quero ficar no Corinthians ainda. Muitos títulos ainda virão, conquistas. Tenho muitos objetivos para buscar no Corinthians. Estou tranquilo, vou voltar a jogar – afirmou, rapidamente, antes de entrar no ônibus que aguardava a delegação.

Atualmente na reserva do Corinthians, Romarinho, de 23 anos, caiu de produção em relação ao primeiro semestre. Com 11 gols marcados, o atacante divide a artilharia do Timão no ano com Luciano nesta temporada. Destaque no Paulistão, ele perdeu espaço para Luciano e, posteriormente, para o paraguaio Ángel Romero.

A diretoria do Corinthians deve ter uma conversa ainda nesta sexta-feira para esclarecer a situação de Romarinho. O gerente de futebol Edu Gaspar disse que procurará o presidente Mário Gobbi, e novidades devem surgir em breve. No momento, o ataque é o setor do Corinthians com maior urgência de reforços.

– Acabamos de voltar de uma viagem. Amanhã de manhã estaremos no CT e avisaremos sobre a proposta ou não. É difícil o Corinthians se posicionar. Eu peço um pouco de paciência, vou sentar amanhã de manhã com calma, conversar com o presidente Mário Gobbi, e dizer se houve proposta oficial – explicou o dirigente.

O Corinthians adquiriu Romarinho do Bragantino em 2012, quando pagou aproximadamente R$ 1,4 milhão por 40% dos direitos econômicos. Em junho do ano passado, o clube recebeu uma proposta do Bayer Leverkusen, que girava em torno de 12 milhões de euros (R$ 31 milhões), mas segurou o jogador no elenco. O clube de Bragança Paulista tem 10% dos direitos, enquanto o empresário Carlos Leite é dono dos 50% restantes.

Romarinho Corinthians desembarque (Foto: Diogo Venturelli)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Corinthians busca zagueiro para manter melhor defesa


Anderson Martins e Gil Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians))

A venda de Cléber para o Hamburgo, da Alemanha, e a expectativa de novas convocações de Gil para a seleção brasileira devem fazer a diretoria do Corinthians se mexer quando achava que o elenco estava definido para o resto da temporada. Com poucas opções no setor defensivo, o clube pretende ir ao mercado para buscar, ao menos, um bom reserva para a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com sete gols sofridos em 15 jogos.

A diretoria do clube vai se reunir com o técnico Mano Menezes e analisar possíveis nomes. Contra o Goiás, nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena, apenas três zagueiros devem ser relacionados: Gil, Anderson Martins e Felipe. O garoto Pedro Henrique, revelado pelas categorias de base, "desceu" para disputar jogos com a equipe sub-20.

Uma dificuldade é a janela internacional de transferências, fechada semana passada. Assim, as opções para o Corinthians se limitam a jogadores da Série A que tenham disputado menos de sete partidas, ou nomes que atuam em outras divisões do futebol brasileiro. Sabendo disso, a diretoria mantém a cautela. Mano também.

- Não vou falar em nomes porque não tem sentido falar desse ou daquele. Vamos analisar internamente, tentar fazer o melhor para o clube, é isso que vai ser determinante para a chegada de um novo jogador - resumiu Mano Menezes.

O Timão não tinha a intenção de vender qualquer jogador até o fim do ano, mas o caso de Cléber é bem específico. O clube ficou de "mãos atadas" pelo fato de não possuir qualquer porcentagem dos direitos econômicos do jogador, repassado ao Corinthians por seus empresários.

Nesta negociação, Cléber foi vendido por R$ 9,3 milhões, mas o Corinthians não terá direito a compensação financeira. 

A situação poderia ser ainda pior se Anderson Martins não tivesse sido contratado durante a Copa do Mundo. Ele chegou do El Jaish, do Catar, mas demorou a acertar a questão salarial. Na época, o Corinthians demorou para anunciar o reforço por causa da definição desses últimos detalhes.c

Lodeiro deve estrear pelo Timão contra o Goiás

Lodeiro (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

É grande a expectativa do Corinthians sobre o meia Nicolás Lodeiro, contratado do Botafogo durante a Copa do Mundo para reforçar o meio-campo alvinegro e dar opções ao técnico Mano Menezes por causa de sua versatilidade. Pronto para estrear após atrasos na regularização e uma inusitada lesão no pé causada durante o banho, Lodeiro será opção de Mano no duelo desta quinta-feira contra o Goiás, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena. A intenção é colocá-lo em campo no segundo tempo.

Mano, mais do que ninguém, quer ver o que o uruguaio pode fazer ao lado dos novos companheiros, ainda mais depois da suspensão de Petros, punido pelo STJD com um gancho de 180 dias por agressão ao árbitro Raphael Claus no clássico contra o Santos.

- A expectativa é boa em função daquilo que vimos no período em que treinou conosco. Confirmou tudo aquilo que pensávamos dele quando solicitamos para o clube sua contratação. Espero já poder utilizar o Lodeiro pelo menos em uma parte do jogo com o Goiás. Ele vai estrear bem. Não teremos mais problemas com o suporte do banheiro (risos) - brincou o técnico.

Espero utilizar o Lodeiro pelo menos em uma parte do jogo com o Goiás. Ele vai estrear bem. Não teremos mais problemas com o suporte do banheiro (risos)
Mano Menezes

 O corte causado pela queda de uma saboneteira atrasou ainda mais os planos de Lodeiro no Timão, mas quem convive com o jogador diz que ele reagiu com tranquilidade à demora para jogar. A recuperação foi rápida, durou cerca de duas semanas. Agora, será peça importante para Mano, que planeja vê-lo em mais de uma função.

- Lodeiro é um jogador bastante completo. No Botafogo, ano passado, ele jogava com duas linhas de quatro ou no 4-2-3-1, sempre por fora, pela esquerda ou pela direita. No Uruguai, ele jogou de volante por dentro na partida contra a Inglaterra (pela Copa do Mundo). Podemos fazer isso também. É um jogador que certamente trouxe qualidade ao grupo - elogiou Mano.

Com Lodeiro ainda no banco, o Timão vai enfrentar o Goiás com a seguinte formação: Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson; Romero e Guerrero. Com 28 pontos, a equipe de Mano Menezes está a cinco do Cruzeiro.

sábado, 2 de agosto de 2014

Lodeiro marca o fim da reformulação do Corinthians após o título mundial


No início do ano, quando o Corinthians perdeu de 5 a 1 para o Santos e teve seu CT invadido pela torcida, os dirigentes decidiram que era hora de reformular. Esse processo se encerrou com a chegada de Nicolás Lodeiro, apresentado na última sexta após semanas de espera devido a entraves burocráticos. Com o uruguaio, o clube tem pelo menos dois jogadores por posição, quase todos escolhidos por Mano Menezes.

O processo começou com uma limpeza de elenco. Campeões mundiais em 2012, Douglas, Paulo André, Edenílson, Guilherme, Julio Cesar e Emerson Sheik foram saindo aos poucos deixando o grupo, negociados ou dispensados.

Ibson lidera uma outra etapa desse processo. O ex-flamenguista, dispensado de graça para o Bologna, da Itália, representa uma era de reforços infrutíferos que se encerrou na quinta passada, quando Wanderson saiu do Corinthians após um ano, sem sequer entrar em campo.

Hoje são 29 atletas ao todo, cinco deles jovens que são preparados para o futuro ? Malcom, Guilherme Arana, Matheus, Pedro Henrique e Zé Paulo. Mano tem quatro goleiros, cinco zagueiros, cinco laterais, cinco volantes, cinco meias e cinco atacantes.

Mais importante que o número é a avaliação que se faz de cada um. De todos, 15 vieram já sob a gestão de Mano Menezes, contando quatro dos cinco garotos. Depois de meses, o elenco está à imagem e semelhança do treinador, que teve participação direta nas escolhas. 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Walter se recupera de cirurgia e volta a treinar com elenco corintiano


walter corinthians treino (Foto: Diego Ribeiro)

O goleiro Walter, do Corinthians, voltou a treinar com os companheiros após ter se recuperado de cirurgia para correção de uma hérnia abdominal. Nesta terça-feira, ele se juntou aos outros goleiros do elenco pela primeira vez desde que foi afastado para o tratamento. Walter deve revezar com Danilo Fernandes no banco de reservas do Timão.

Na semana passada, o goleiro chegou a fazer alguns treinos separados com o preparador Mauri Lima. Agora, com a recuperação completa, ele espera por uma nova chance na equipe principal.

- A recuperação foi ótima, ainda melhor que a da cirurgia anterior. Agora já estou liberado e quero voltar a ajudar o time na sequência do Brasileirão e da temporada. A equipe está jogando bem e vamos buscar os títulos neste segundo semestre - disse o goleiro.

A cirurgia anterior à qual Walter se refere foi realizada no começo do ano e era parecida - para corrigir uma hérnia no lado esquerdo do abdômen. Substituto imediato de Cássio, o goleiro fez 11 jogos nesta temporada e foi titular nos jogos que antecederam a Copa do Mundo - vitórias sobre Sport e Cruzeiro, e um empate com o Botafogo.

Eliminação no Paulista é divisor de águas do Timão


Mano Menezes no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

A eliminação precoce no Campeonato Paulista, o futebol burocrático, os "deuses do futebol" citados por Mano Menezes... Tudo isso parece estar em um passado distante do Corinthians e de seu atual técnico. Em quatro meses desde o empate sem gols com o Penapolense, no interior paulista, resultado que decretou a queda no estadual, o time cresceu, começou a se arrumar pela defesa e se consolidou nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. A eliminação no Paulista, desastrosa a curto prazo, revelou-se benéfica pouco depois. O Corinthians mudou sua cara em 2014.

O Timão fez 30 jogos oficiais nesta temporada. Justamente na metade, veio a ruptura entre o primeiro time, sem imaginação, e o segundo, reforçado e com soluções táticas mais claras. Até a estreia na Copa do Brasil, contra o Bahia de Feira, três dias depois da eliminação no Paulista, eram 15 jogos: sete vitórias, três empates, cinco derrotas, 23 gols marcados e 19 sofridos. Aproveitamento de 53,3% dos pontos.

Era questão de entrosamento, hoje estamos muito à vontade no setor defensivo. Mas é bom lembrar que começa tudo lá na frente, os atacantes estão marcando mais e nos ajudam muito. Hoje voltamos ao padrão que tínhamos no ano passado
Gil, zagueiro do Corinthians

Nos 15 duelos seguintes, até a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, neste domingo, os números decolaram. São nove vitórias, cinco empates e só uma derrota, para o Figueirense, no jogo inaugural da Arena Corinthians. Aproveitamento de 71,1%, 24 gols marcados e seis sofridos contra adversários da elite nacional, teoricamente melhores do que os rivais do Paulistão. A comissão técnica atribui a melhora a três pontos: os reforços, a arrumação da defesa e o tempo para treinar variações táticas com as novas peças.

A defesa foi o ponto de partida para a mudança. Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos formam uma linha de quatro defensores cada vez mais sólida após as saídas de Alessandro e Paulo André - Fábio também iniciou o ano fora de combate. Apenas Gil havia sobrado. Sem entrosamento, o setor sofreu muito nas bolas aéreas e jogadas pelas laterais.

- Era questão de entrosamento, hoje estamos muito à vontade no setor defensivo. Mas é bom lembrar que começa tudo lá na frente, os atacantes estão marcando mais e nos ajudam muito. Hoje voltamos ao padrão que tínhamos no ano passado - disse Gil, após a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, neste domingo.

Elias e Petros (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Depois, vieram os reforços. A começar pelo meia Petros. Curiosamente, ele estava em campo na eliminação corintiana do Campeonato Paulista - mas do lado do Penapolense. Petros também faz parte desse divisor de águas. Sua chegada foi fundamental para a melhora do setor defensivo e o crescimento do capitão Ralf, que vinha em baixa por ter que marcar praticamente sozinho o meio-campo adversário.

Pouco depois, chegaram Elias, Romero, Anderson Martins, Lodeiro - estes dois últimos nem estrearam ainda. Elias, principalmente, deixou o meio ainda mais dinâmico. Era notório que sua chegada faria o time se encaixar melhor em campo. Quatro jogos foram suficientes para o ídolo se sentir em casa novamente.

- Sabemos onde cada um deve estar. Quando um avança, outro segura um pouco mais. Estamos nos entendendo muito bem no meio-campo, e isso só faz a equipe ser mais consistente - disse o volante.

Com as peças à disposição, faltava a parte de Mano. Primeiro, 20 dias de treinos entre o Paulistão e o início do Brasileiro. Depois, mais um mês de parada para a Copa do Mundo. Os dois períodos de "folga" serviram para o técnico conhecer melhor o que tinha em mãos. Depois da Copa, trouxe novidades: um time mais compacto, trocando passes curtos e apostando nas infiltrações dos meio-campistas.

No ataque, Guerrero deixou de ser peça fixa. Ao lado de Romero, ou Luciano, ou Romarinho, movimenta-se mais e mostra que sabe conduzir a bola. O Timão passou a ocupar melhor os espaços e ter o famoso equilíbrio - palavra tão repetida por Mano e por seu antecessor, Tite. Praticamente classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e ocupando a vice-liderança do Brasileiro, o Corinthians se vê no caminho certo para voltar a ser protagonista.

Clubes cariocas são donos das maiores dívidas, revela pesquisa


Os quatro grandes clubes cariocas estão entre os cinco devedores de tributos do futebol brasileiro. Análise da consultoria BDO, publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", revela que Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense têm as maiores dívidas tributárias, junto com o Atlético-MG, que ocupa a quarta posição na lista .

O Flamengo encabeça a relação, com valor devido estimado em R$ 386,4 milhões, seguido pelo Bota (R$ 350,9 mi) e o Vasco (R$ 270,9 mi). O Galo tem débito de R$ 258,8 milhões. O Tricolor é o quinto, com R$ 238,6 milhões (confira a lista completa na tabela abaixo).

Das 24 clubes citados no estudo, apenas quatro conseguiram diminuir sua dívida com tributos de 2012 para 2013. O Fla foi um deles, com queda de 5%. Corinthians (3%), São Paulo (3%) e Sport (21%) também reduziram seus débitos.

As posições no ranking se repetem também quando se fala do endividamento líquido. O Flamengo tem compromissos a pagar de R$ 759,4 milhões, à frente do Botafogo (698,1 mi), Vasco (518,4), Atlético-MG (438,4) e Fluminense (422,7). 

Doria e Paulinho jogo Flamengo x Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Apenas cinco dos 24 clubes relacionados na pesquisa apresentaram superávit em 2013 (receitas maiores que as despesas): São Paulo, Criciúma, Ponte Preta, Corinthians e Vitória.

O Botafogo teve o segundo maior déficit, com R$ 80,29 milhões. O pior resultado foi apresentado pelo Bahia, com R$ 113 milhões de despesas maiores que as receitas, segundo a consultoria BDO.

Quando se considera o endividamento com empréstimos, o maior valor é do Atlético-PR, com R$ 210,4 milhões. Valor diretamente relacionado à verba obtida para a reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo. Em seguida, estão Atlético-MG (R$ 172,7 mi), Flamengo (R$ 112,3), Botafogo (R$ 95,2) e São Paulo (R$ 92,8).

Uma das medidas estudadas para o pagamento das dívidas é a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que deve ser votada em regime de urgência no Congresso Nacional, na próxima semana. O projeto prevê o parcelamento dos valores devidos. Caso os clubes continuem não cumprindo seus compromissos financeiros, uma contrapartida provável seria a perda de pontos no Campeonato Brasileiro. O rebaixamento sumário em função do não cumprimento das responsabilidades acabou sendo descartado em reunião entre representantes do governo, presidente de clubes e a CBF.

Dívidas dos clubes em milhões (Foto: Arte / SporTV.com)

Corinthians volta aos treinos sem três titulares


Renato Augusto ganha "piscadinha" de Mano em trabalho na academia (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Sorrisos e um treino leve marcaram a reapresentação do Corinthians na manhã desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, dois dias depois da vitória por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, na Arena. Com quase todos os titulares, o técnico Mano Menezes comandou um trabalho com bola em campo reduzido – quem participou do Dérbi chegou depois de uma breve corrida em volta do gramado. Fábio Santos, Renato Augusto e Guerrero não participaram da atividade.

Fábio e Renato ficaram na academia fazendo recuperação muscular, já que estavam mais desgastados. Guerrero, por sua vez, fez tratamento para aliviar as dores musculares na coxa. Na tarde desta terça, ele vai passar por exames de imagem para saber se tem alguma lesão – o resultado deve ser conhecido apenas na manhã de quarta. O peruano está suspenso para o jogo do próximo domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

O elenco do Corinthians foi dispensado logo após o treino e volta aos trabalhos na manhã de quarta-feira, dia em que terá dois períodos de atividades. Com 23 pontos, o Timão é vice-líder do Campeonato Brasileiro e mantém uma distância de cinco pontos para o Cruzeiro, primeiro colocado.

Corinthians consegue liberação de uruguaio Lodeiro


Lodeiro já foi apresentado e treina com o time no CT Joaquim Grava Daniel Vorley/Gazeta Press
O meia uruguaio Lodeiro está perto de fazer sua estreia pelo Corinthians. Agora ele depende apenas que seu nome apareça no BID (Boletim Informativo Diário da CBF). A última pendência foi resolvida na tarde desta terça-feira (29).

A Justiça do Rio de Janeiro, a 4ª Vara Federal de Execução Fiscal, deu ganho de causa ao atleta e Lodeiro pode se desvincular do Botafogo, seu ex-clube.

A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do Corinthians, Ronaldo Ximenes. "Deu certo. Recebemos a notícia nesta tarde. Ele depende apenas do BID e isso deve acontecer entre hoje [terça-feira] e amanhã", disse Ximenes.

Lodeiro não podia ser registrado como atleta do Corinthians porque o Botafogo estava impedido de realizar qualquer transferência de atletas devido a uma ação judicial. A 4ª Vara Federal de Execução Fiscal entendeu que Lodeiro estava sendo prejudicado por um problema do clube.

O jogador custou cerca de R$ 4 milhões ao Corinthians. Metade desse valor será pago à vista. A outra metade será descontada do que o Botafogo deveria pagar no salário do atacante Emerson.

Se o nome de Lodeiro aparecer no BID, ele fica à disposição de Mano Menezes para a partida do próximo domingo contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira.

domingo, 27 de julho de 2014

Corinthians lucra menos que o esperado na arena, e gastos operacionais disparam


Torcedores do Corinthians saíram da Arena antes do fim do jogo

A caminho de receber a sua quinta partida em campeonatos nacionais, a Arena Corinthians ainda vive uma fase de experimentações, tanto na questão de operação quanto em suas contas. Depois de décadas jogando de aluguel, especialmente no Pacaembu, o clube pouco a pouco vai entendendo melhor como lidar e quanto vai gastar com sua casa própria.

Pelos quatro dias de uso desde a inauguração, ao menos dois pontos merecem destaque até agora, no que diz respeito aos boletins financeiros.1) Os gastos operacionais com o estádio vêm se multiplicando desde o primeiro jogo, contra o Figueirense, até o último, nesta quarta-feira, contra o Bahia. 2) Assim como provou ser mal negócio para o torcedor, ir à arena em uma quarta-feira às 22h para o Corinthians também pode ser um desastre: a receita despencou em relação aos outros duelos, com o menor público desde então.

A reportagem vem acompanhando os borderôs de todos os jogos desde a inauguração. Os gastos com a operação foram os seguintes: R$ 47,9 mil, contra o Figueirense, R$ 49,5 mil, contra o Botafogo, R$ 139,9 mil, contra o Internacional, e R$ 196,6, contra o Bahia. Ou seja, da estreia até o confronto da Copa do Brasil, nesta semana, os gastos quadruplicaram.

A categoria de despesa envolve o que é necessário para abrir o estádio para receber o evento: basicamente contempla a parte de manutenção, mão de obra e serviços (alimentação para VIPs), sem contar policiamento, fiscalização, confecção de ingressos, impostos, taxa para a federação, por exemplo, que completam o quadro de saída de recursos, com outros itens.

Uma coisa é certa, no entanto, a nova casa já se provou um ótimo investimento, resultando em uma arrecadação extraordinária e jamais vista pela a diretoria do Parque São Jorge. Por outro lado, porém, a receita obtida está longe do que fora planejado antes de a obra ficar pronta e pode se tornar um problema se não aparecerem outras formas de gerar dinheiro lá dentro.

Só para se ter uma ideia, em receita líquida, o Corinthians já juntou nessas quatro partidas mais que o dobro de todo o lucro obtido durante o ano sem a arena, em onze jogos, que foram divididos entre o Pacaembu, o Canindé e o Décio Vitta.

Com o duelo de quarta à noite, às 22h, o resultado foi desastroso: o time levou para os cofres apenas R$ 873,9 mil, praticamente um milhão a menos do que havia arrecadado nas duas últimas rodadas. Muitos torcedores desistiram de comprar ingressos por conta do horário: além de ser tarde para voltar para casa, o metrô fecha às 00h19, dificultando o retorno.

Vale lembrar que, segundo Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e responsável pelo estádio, disse ao blog do Juca Kfouri, os cálculos feitos para pagar com tranquilidade todos os empréstimos da construção do estádio somavam cerca de R$ 4,26 milhões por partida, o que ajudaria o clube a acertas seus débitos com o BNDES - o banco emprestou cerca de R$ 400 milhões para as obras da sede de abertura da Copa do Mundo. Com isso, a equipe juntaria mais de R$ 221 milhões logo nos 18 primeiros meses, em pouco mais de 50 jogos, o que dificilmente deve acontecer, no entanto.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Corinthians registra sua pior audiência no Campeonato Brasileiro


O empate com o Vitória em 0 a 0 apresentou a pior audiência do Corinthians no Campeonato Brasileiro 2014. Segundo o Ibope, foram 20 pontos e 42% de participação na soma das duas emissoras que o televisionaram. A Globo anotou 14 pontos (30% de share), enquanto a Bandeirantes, seis (12% de share).

Todas as outras partidas transmitidas do clube paulista haviam obtido índices superiores. O empate com o Atlético-MG em 0 a 0 registrou 21 pontos (47% de share). Já o empate com o São Paulo em 1 a 1 (53% de share) e a derrota para o Figueirense por 1 a 0 (49% de share) cravaram 25 cada. Por fim, a vitória sobre o Sport Recife por 4 a 1 anotou 23 (42% de share).

De quebra, o Corinthians viu seus números serem idênticos aos do arquirrival Palmeiras, dono da pior média de audiência entre os paulistas. A equipe do Parque Antarctica teve apenas dois jogos transmitidos: derrota para o Flamengo por 4 a 2 (40% de share) e empate com o Grêmio em 0 a 0 (37% de share). Em ambos, marcou os mesmos 20 pontos.

Realizado no último domingo (20), no estádio do Barradão, em Salvador, o empate entre Corinthians e Vitória levou a Globo à liderança no horário (16 às 18h), seguida por Record e SBT, com oito pontos cada. Por sua vez, a Bandeirantes ocupou apenas a quarta colocação nesta faixa.

De acordo com a pontuação do Ibope, cada ponto é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem apenas a audiência da região metropolitana de São Paulo, referência para o mercado publicitário.

Mano elogia entrada de Romero e diz que atacante pode ser titular em breve

Romero jogou no último domingo, diante do Vitória, no Barradão, a sua segunda partida oficial com a camisa do Corinthians. Ele entrou aos 34min do segundo tempo na vaga de Jádson, e apesar de não evitar o empate sem gols, agradou ao técnico Mano Menezes, que já vê o atleta com possibilidade de começar um jogo como titular muito em breve.

Não apenas pelo futebol apresentado nos pouco mais de dez minutos contra o Vitória, mas especialmente pelo que Romero vem mostrando nos treinamentos desde a sua chegada.

"É um jogador que vai passando nos treinos uma confiança para logo lhe colocarmos por mais tempo ou até para iniciar o jogo. Sabemos que ele pode render bem", disse Mano, que viu o Corinthians bem melhor em campo depois das três mudanças que fez no decorrer do jogo do último domingo – Renato Augusto, Romarinho e Romero ganharam as vagas de Petros, Luciano e Jádson, respectivamente.

O próximo atacante argentino, inclusive, por pouco não marcou de cabeça em um dos últimos lances do jogo. Wilson fez milagre e evitou o gol.

"Os três entraram bem, haja visto a melhora da equipe nos últimos minutos. Fizemos uma linha de três na frente, pois era a hora de arriscar mais. A vitória ficou próxima. Chegamos mais e criamos oportunidades", acrescentou o treinador corintiano.

Pelo Brasileirão, o Corinthians volta a campo no próximo domingo para encarar o clássico contra o Palmeiras, no Itaquerão. Antes, pela Copa do Brasil, enfrenta o Bahia pela Copa do Brasil, também em seu novo estádio.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Elias quer união perfeita com a Fiel na Arena: "Aqui seremos imbatíveis"

Elias viveu o antes e o depois no Corinthians. Campeão da Série B em 2008 e do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil em 2009, sempre mandando jogos no Pacaembu, o volante fez a sua reestreia em um jogo oficial pelo clube na Arena Corinthians, um dos principais palcos da Copa do Mundo recém-terminada, nesta quinta-feira, na vitória por 2 a 1 contra o Internacional. O que ele, como torcedor do clube, achou especial.

- Aqui o torcedor fica mais próximo. Esperamos, daqui para a frente, promover a união perfeita: nós daremos o máximo dentro de campo e o torcedor vai nos empurrar. Aqui podemos nos tornar imbatíveis - disse o jogador.

Antes da Copa, o Timão já havia feito duas partidas no novo estádio, com uma derrota para o Figueirense, por 1 a 0, e um empate por 1 a 1 diante do Botafogo.

- Tiramos essa zica. Uma hora tinha que sair a vitória. Vencemos um adversário direto, uma grande equipe, e agora temos de trabalhar porque domingo tem mais - disse, sobre o jogo contra o Vitória, no Barradão.

No clube desde abril, Elias teve de esperar a reabertura da janela de transferências para poder estrear no Campeonato Brasileiro. Antes do jogo desta quinta, só havia participado de um amistoso contra o modesto Uberaba, fazendo um dos gols da vitória por 4 a 1.

- Para mim essa vitória foi especial, em meu retorno ao clube em um jogo oficial, vencendo...Sabemos que eu tenho que melhorar, afinal são seis meses sem jogar, mas aos poucos vou readquirindo a forma física. A técnica vem com o tempo - finalizou.

Elias Corinthians e Internacional (Foto: Marcos Ribolli)

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Corinthians bate Internacional e enterra 'maldição de Itaquera'


Guerrero comemora com Luciano após abrir o placar diante do Internacional

Figueirense, Brasil, Holanda, Bélgica, Uruguai e Argentina. Todos já haviam vencido na Arena Corinthians, menos a equipe da casa. Até esta quinta-feira, 17 de julho de 2014, dia que entrará para a história como a primeira vitória corintiana em sua nova casa. O time alvinegro fez 2 a 1 no Internacional, enterrou a "maldição de Itaquera" e se consolidou na briga pelo topo do Campeonato Brasileiro.

Em sua terceira partida oficial na Arena, o Corinthians conseguiu espantar a sina de não conseguir vencer no local, depois de estrear com surpreendente derrota para o então lanterna Figueirense, por 1 a 0, e apenas empatar com o Botafogo, por 1 a 1, ainda antes da parada para a Copa do Mundo. O estádio em Itaquera foi um dos palcos do Mundial, e cinco seleções conseguiram triunfos no estádio antes da agremiação paulista.

Guerrero abre o placar na Arena Corinthians

De volta após a pausa, o Corinthians mostrou ter aproveitado o período de treinos. O técnico Mano Menezes apostou em sua formação considerada titular, ainda sem os reforços Lodeiro, Anderson Martins e Romero - este último o único regularizado e que ficou no banco nesta quinta, entrando nos minutos finais para estrear - e mandou o time alvinegro para cima. Pior para o Inter, que sucumbiu à pressão inicial, levou dois gols em nove minutos, de Guerrero e Fágner, e só descontou nos acréscimos da etapa final, com Cláudio Winck.

Fagner ampliou para o Timão

Agora, a equipe do Parque São Jorge atingiu os 19 pontos e assumiu a segunda colocação, empatado na pontuação com o líder Cruzeiro. Os mineiros, entretanto, jogam ainda nesta quinta, contra o Vitória. Já o Inter estacionou nos 16 e caiu para a nona colocação. O próximo rival dos colorados é o Flamengo, no domingo, no Beira Rio, enquanto o Corinthians encara o Vitória no mesmo dia, no Barradão.

Corinthians teve início avassalador e segurou resultado na sequência

Embalado pela torcida que praticamente encheu a arquibancada da Arena Corinthians - foram 32.817 pessoas no total -, o time da casa foi para cima do rival gaúcho desde o apito inicial da arbitragem. Com passes rápidos do lado paulista, o Inter pareceu sentir a pressão de atuar fora de seus domínios e foi presa fácil ainda nos primeiros minutos de bola rolando.

Demonstrando ter adquirido entrosamento durante a parada da Copa do Mundo, o Corinthians envolveu a defesa do Internacional em contra-ataque rápido puxado pela direita. Jádson recebeu na intermediária, viu o setor ofensivo se movimentar livremente e acionou Guerrero, que sozinho só deslocou de Dida para abrir o placar.

O segundo gol veio dois minutos depois, aos 9. Aproveitando distração colorada, o Corinthians partiu novamente para cima no toque de bola. Assim, Luciano recebeu na entrada da área do lado esquerdo e arriscou o chute, que foi torto. Mas Fágner surgiu entre a defesa do Inter e completou para ampliar e enlouquecer a Arena.

O Inter melhorou na sequência da primeira etapa, mas não conseguiu oferecer maiores perigos à meta de Cássio. A equipe colorada também esboçou reação no início do segundo tempo, mas foi o Corinthians que quase ampliou. Luciano cruzou na cabeça de Guerrero, que mandou no canto esquerdo de Dida, mas para fora.

Claudio Winck desconta para o Colorado

A partir daí, o jogo ficou mais amarrado. Gil, Wellington Silva, Guerrero, Willians, Paulão e Elias foram punidos com o cartão amarelo, reflexo de como a partida ficou nervosa. O Inter só conseguiu diminuir aos 46min, em cruzamento de Wellington Silva na cabeça de Cláudio Winck. No fim das contas, melhor para o Corinthians, que segurou o triunfo e conquistou o primeiro triunfo em seu tão sonhado novo estádio.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Elias aparece com registro na CBF e está pronto para encarar Inter


O meio-campista Elias já está com sua situação regularizada na Confederação Brasileira de Futebol e fica à disposição do técnico Mano Menezes para defender o Corinthians na partida de quinta-feira, diante do Internacional, em Itaquera. O nome do volante apareceu nesta terça no Boletim Informativo Diário da CBF.

Apesar de o Corinthians ter fechado o negócio com o Sporting (de Portugal) em abril, Elias não participou de jogos oficiais pelo Alvinegro desde então porque a janela de transferências internacionais estava fechada. Assim, a diretoria alvinegra só pôde encaminhar a documentação do jogador para a CBF nesta segunda, quando o ciclo de negociações foi reaberto.

Dos quatro reforços para este segundo semestre, Elias é o único com vaga de titular com Mano Menezes, pois foi escalado na formação principal nos testes realizados durante a paralisação para a Copa do Mundo.


Elias já está registrado pelo Corinthians na CBF e será titular contra o Internacional, na quinta-feira
Além do meio-campista, o Corinthians contratou também o zagueiro Anderson Martins (ex-Al-Jaish, do Catar), o meia Lodeiro (ex-Botafogo) e o atacante Ángel Romero (ex-Cerro Porteño, do Paraguai).

A expectativa da diretoria alvinegra é de que, assim como Elias, os demais reforços também sejam registrados na CBF até quinta-feira, ficando à disposição de Mano. No entanto, Lodeiro foi o último a chegar, por ter disputado a Copa pelo Uruguai, e ainda dá ênfase aos trabalhos físicos, podendo ficar fora da partida de quinta por opção da comissão técnica.

domingo, 13 de julho de 2014

Corinthians planeja apresentar Lodeiro no início desta semana

O Corinthians ganhará, oficialmente, mais um reforço nos próximos dias. O meia-atacante Lodeiro concederá sua entrevista coletiva de apresentação, no CT Joaquim Grava, no início desta semana. O Timão planeja apresentar o jogador na terça-feira.

Também a partir desta semana, Lodeiro deve participar de seus primeiros treinamentos com bola sob comando do técnico Mano Menezes. Realizando exames físicos na academia do centro de treinamento alvinegro desde a última quarta-feira, o uruguaio não foi utilizado não jogo-treino desse sábado, contra o Audax.

Contratado pelo Corinthians no fim do último mês de maio, Lodeiro somente chegou a São Paulo na última quarta-feira, já que defendia a seleção uruguaia na Copa do Mundo. Após a eliminação do Uruguai do Mundial, o meia-atacante ganhou quase duas semanas para descansar.

De folga neste domingo, Lodeiro, assim como todo o restante do elenco corintiano, se reapresenta no CT Joaquim Grava na segunda-feira. Até a próxima quinta-feira, o Corinthians se prepara focado no jogo contra o Internacional, que será disputado pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Perto da Udinese, Guilherme não participa de jogo-treino do Corinthians

Praticamente vendido à Udinese, da Itália, e "encostado" no Corinthians, o volante Guilherme não foi utilizado por Mano Menezes no jogo-treino contra o Audax, na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava. Sentado na beira do gramado, o jogador assistiu a toda a atividade sem sequer tirar o agasalho.

Desde o início da semana, Guilherme vem sendo afastado gradativamente dos treinamentos com bola do Corinthians. Ele já havia sido substituído por Guilherme Andrade no jogo-treino da última quarta-feira, contra a equipe sub-17 do próprio clube. Desde então, sequer saiu para o gramado, realizando apenas treinos físicos na academia.

O anúncio do acerto entre Guilherme, Corinthians e Udinese ainda não foi feito, mas a negociação já está concluída. O clube italiano pagará cerca de R$ 4,5 milhões de reais pelos 30% de direitos do volante que pertencem ao Timão.

Contratado pelo Corinthians junto à Portuguesano ano passado, Guilherme disputou 75 partidas pelo clube do Parque São Jorge. Ao todo, foram nove gols marcados. O volante se firmou como titular da equipe após a saída de Paulinho, negociado com o Tottenham, da Inglaterra, em julho do ano passado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...