sábado, 31 de agosto de 2013

Cássio admite erros, mas avisa: 'Não levamos gol de bola aérea'

Praticamente canonizado pela torcida do Corinthians após grandes atuações na Taça Libertadores e no Mundial de Clubes do ano passado, o goleiro Cássio ainda luta para reencontrar seu melhor futebol em 2013. Recuperado de lesões que o atrapalharam no primeiro semestre, ele tem tido uma sequência na meta do Timão, mas sofrido com alguns problemas em saídas e reposições de bola. Ele admite que precisa melhorar nesse aspecto

Cássio costuma ser sincero ao fazer uma autoanálise. Neste caso, o goleiro disse que realmente errou em algumas saídas na grande área que assustaram a torcida corintiana. Mesmo assim, lembrou de uma estatística: o Timão não sofreu gols de cabeça em bola parada no Campeonato Brasileiro.

- Concordo que errei algumas vezes, e só treino vai resolver. Confesso que errei algumas saídas em bolas aéreas, mas no Brasileiro não levamos nenhum gol desse tipo. Ninguém consegue manter um nível lá em cima o tempo todo. A palavra é trabalhar. Vou me dedicar e corrigir meus erros – afirmou Cássio.

Outro problema detectado pelo goleiro foi na reposição de bola para o ataque.

- Nossa primeira bola de reposição é a bola aérea, mas não posso só jogar a bola para frente se não tiver ninguém lá. Os times jogam muito fechados no Pacaembu e acaba ficando mais difícil nesse aspecto – analisou Cássio.

Apesar da autocrítica, o goleiro faz parte da melhor defesa do Brasileirão, com sete gols sofridos em 16 jogos. O próximo confronto pela competição é neste domingo, contra o Flamengo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu.


Briga em Brasília: diretor corintiano diz que punição ao clube não resolve


O diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, lamentou o fato de o clube ter sido denunciado pelos conflitos entre seus torcedores com vascaínos durante partida entre as duas equipes no último domingo, no Mané Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão. Timão e Vasco serão julgados na próxima quarta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. As possíveis penas são perda do mando de campo de uma a dez partidas, disputa dos jogos com portões fechados e multa que vai de R$ 100 a R$ 100 mil.

Para Roberto de Andrade, é preciso tornar a legislação mais dura para que os brigões sejam punidos com maior rigor. Ele afirma que só assim se resolverá a questão da violência dos estados - três dos torcedores corintianos que brigaram em Brasília estavam presos em Oruro, na Bolívia, pela morte do garoto Kevin Espada, em fevereiro, durante duelo da Taça Libertadores.

- Ficamos tristes com esses acontecimentos. Não é o que queremos e não é o que o clube queria ver. É preciso mudar a legislação. As pessoas que agem dessa forma é que devem ser punidas. Uma punição ao clube não vai resolver.

Vasco e Corinthians responderão pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de deixar de tomar providências capazes e prevenir ou reprimir desordens ou invasão do campo. E também pelo artigo 191, que fala da obrigação legal dos clubes em um evento esportivo. No último domingo, integrantes de torcidas organizadas das duas equipes brigaram na arquibancada do estádio. No fim da partida, um torcedor do Vasco invadiu o campo.

mané garrincha briga vasco x corinthians (Foto: DIDA SAMPAIO/Agência Estado)

A denúncia foi oferecida com o pedido para que, caso a pena seja perda do mando de campo, ela seja cumprida sem a presença da torcida do clube infrator. Isso porque a lei prevê que o clube punido dessa maneira possa atuar a uma distância de, no mínimo, 100 quilômetros de seu estádio. Assim, isso evitaria que Vasco ou Corinthians cumprissem a pena atuando, por exemplo, novamente em Brasília com seus torcedores.

– Obviamente, o Vasco por ter sido o mandante, tem em tese maior responsabilidade. Mas isso vai depender dos auditores que julgarão o caso. Após o resultado, certamente os clubes vão recorrer. Por isso, eu acredito que a eventual punição deverá sair daqui a uns 20 dias – observou Paulo Schmitt.

Com Pato titular, Tite relaciona 20 jogadores para encarar o Flamengo


O técnico Tite não fez mistério em relação à equipe que começará o jogo contra o Flamengo, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. A partida é válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Alexandre Pato foi mantido entre os titulares, enquanto Emerson Sheik, que cumpriu suspensão na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, começa o jogo no banco de reservas.

A principal dúvida do técnico corintiano era na defesa. Não se sabia se Tite escalaria Felipe, que foi mal na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, última vez em que foi titular, ou Cléber. O primeiro acabou escolhido, e Tite confirmou a formação principal da seguinte forma: Cássio; Edenílson, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf e Ibson; Romarinho, Douglas e Alexandre Pato; Paolo Guerrero.

Outra inovação do técnico foi em relação aos goleiros. Tite costuma fazer revezamento entre os três reservas (Júlio César, Danilo Fernandes e Walter), mas Júlio acabou relacionado pela segunda vez consecutiva, após ficar no banco na vitória por 2 a 0 sobre o Luverdense.

Veja a lista de relacionados do Corinthians:

Goleiros: Cássio e Júlio César
Laterais: Edenílson, Fábio Santos, Alessandro e Igor
Zagueiros: Gil, Felipe e Cléber
Volantes: Ralf, Ibson, Maldonado e Jocinei
Meio-campistas: Douglas
Atacantes: Alexandre Pato, Romarinho, Paolo Guerrero, Emerson Sheik, Léo e Paulo Victor


Tite promete dignidade e esforço como presente de 103 anos ao Timão


O Corinthians completará 103 anos neste domingo. Para celebrar a data especial, um dos maiores clássicos do futebol nacional: o Timão enfrentará o Flamengo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. No comando da equipe, à beira do campo, estará um dos maiores técnicos da história do clube: Adenor Leonardo Bacchi, o Tite. O presente que o comandante quer dar à torcida? Dignidade, respeito e busca por evolução.

Após duas passagens pelo Corinthians, o currículo do técnico no Parque São Jorge é extenso. Cinco títulos (Paulistão, Brasileiro, Libertadores, Mundial e Recopa), conquistados após a disputa de 248 jogos. Tite está a apenas nove partidas de ultrapassar Rato e se tornar o segundo treinador com mais jogos na história alvinegra. Um marco que o profissional diz respeitar muito.

– O maior presente que eu posso dar é fazer o melhor trabalho possível. É a dignidade da minha profissão, a forma como eu conduzo o time e a busca da qualidade profissional. Pela responsabilidade que é ser técnico do Corinthians, com respeito à entidade – afirmou.

Até aqui, 2013 vem representando uma grande temporada para Tite. Apesar de alguns questionamentos pontuais de parte da torcida, o técnico conquistou dois de três títulos disputados (acabou eliminado apenas na Taça Libertadores da América). Na luta pelo G-4 do Campeonato Brasileiro e com vaga assegurada nas quartas de final da Copa do Brasil, ele segue na busca de ajustar sua equipe às perdas e às últimas contratações.

  •  
Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Com a menor média de gols sofridos da história do Campeonato Brasileiro nos pontos corridos (desde 2003), Tite agora quer o equilíbrio na sua equipe. Aumentar a efetividade do ataque e, assim, colocar o Timão na briga pelos dois títulos nacionais que ainda disputa nesse ano.

– Estamos procurando um padrão de atuação. Repetir por vezes para ter entrosamento, criação e finalização. Nos três anos em que estou aqui, o sistema defensivo pouco tem mudado. Por isso precisamos dar equilíbrio e consistência à equipe. Definição de campeão, vice, G-4... Isso só vem nas últimas dez rodadas – analisou.


Corintianos pedem atenção a 'espiões' do Flamengo em clássico


Chicão Treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Boa parte da equipe do Flamengo que enfrenta o Corinthians neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, já passou pelo Parque São Jorge e obteve sucesso. Cinco possíveis titulares e o técnico Mano Menezes possuem história no Timão e podem se aproveitar desse conhecimento no confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. Felipe, Wallace, André Santos, Elias e Chicão (o mais recente) podem passar boas informações sobre o clube paulista.

Exceção feita a Wallace, os outros quatro jogadores participaram da campanha da Série B de 2008 sob o comando de Mano. André deixou o clube em 2009, Felipe e Elias em 2010, e Chicão há menos de um mês. Por isso, o zagueiro é o mais "temido" pelos alvinegros.

- Tem espiões do outro lado, sim. Principalmente o Chicão, que saiu há pouco tempo e conhece todo mundo, sabe como todos jogam. Acho que pode ajudar a equipe deles, mas temos de achar alternativas – analisou o lateral-direito Edenílson.

- Os outros jogadores também têm uma grande história aqui, então é normal que nos conheçam – completou.

Um dos flamenguistas mais queridos pelo Timão é o meio-campista Elias, que já afirmou sonhar com o momento de reencontrar o ex-clube. Atual ídolo corintiano, o goleiro Cássio acredita que o rubro-negro será muito bem recebido no Pacaembu.

- Acho que é um sonho para o Elias, que não vai ser vaiado por tudo que fez no Corinthians. Sempre foi um cara que se dedicou. Acredito que será legal, pois ele está bem no Flamengo e ganhou muitos títulos aqui. Será muito bem recebido – disse Cássio.

O lado corintiano também terá reencontros com o Fla. Pelo menos um está garantido: o volante Ibson, revelado na Gávea. Outros jogadores com passagens pela equipe rubro-negra são o lateral-direito Alessandro e o atacante Emerson, que devem ser reservas neste domingo, e o meia Renato Augusto, que está machucado.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Paulo André diz que vitória do Corinthians sobre o Flamengo é 'fundamental'


'Temos de nos impor aqui', diz Paulo André  - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

O Corinthians vem oscilando muito no Campeonato Brasileiro, mas diante do Flamengo, no domingo, no Pacaembu, tem a chance de voltar ao G-4. Para Paulo André, uma vitória seria "fundamental" para as pretensões do time paulista de se manter entre os líderes da tabela ao longo da competição.

"Precisamos da vitória por jogar em casa. É um jogo fundamental para as nossas intenções de nos mantermos entre os quatro ou cinco melhores", disse o zagueiro. "A gente tem de tomar cuidado, mas temos de nos impor aqui para conseguir esse resultado", completou.

Com 26 pontos, o Corinthians está na quinta colocação, um ponto atrás do Atlético-PR, quarto, e cinco atrás do líder Cruzeiro. O time paulista estava no G-4 da competição até a última rodada, na qual ficou no empate diante do Vasco e acabou caindo na tabela.

Cássio exalta torcida do Corinthians: 'Nunca vi nada igual'



A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro contará com uma partida que envolverá os dois clubes mais populares do país: Corinthians e Flamengo. Os dois times se enfrentarão no próximo domingo (01), às 16h, no Pacaembu.

O goleiro do time paulista, Cássio, exaltou o apoio incondicional de sua torcida e fez questão de citar as principais diferenças dos corintianos em relação aos flamenguistas.

"É bem diferente, nunca vi nada igual. Onde a gente vai, tem gente. Somos sempre bem recebidos. No Mato Grosso, longe pra caramba, tinha gente. Vai ser difícil achar uma torcida igual a do Corinthians. Ano passado, contra o Flamengo, eles perdiam o jogo e a torcida deles criticou muito durante a partida. A nossa sempre apoia", afirmou.

O jogador complementou o seu raciocínio falando sobre a média de público do Corinthians no Brasileirão do ano passado, quando a equipe não brigava pelo título da competição.

"Grande diferença pelo que vejo. Apesar do ano passado a gente não ter brigado pelo título Brasileiro, tinha média de 25 mil pessoas. Outros times, quando não estão bem, é 10 mil, 5 mil... Torcida do Corinthians é bem diferente das outras", concluiu.

Para o duelo de domingo (01), 31 mil ingressos já foram adquiridos pelos torcedores, que esperam fazer uma grande festa para comemorar os 103 anos de existência do Corinthians.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Douglas aposta em Chicão como principal espião de Mano Menezes


No próximo domingo, o Corinthians vai encontrar sua "segunda equipe" no Pacaembu. O Flamengo de Mano Menezes, ex-treinador do Timão, e os ex-corintianos Felipe, Chicão, Wallace, André Santos e Elias agora estarão do outro lado, como rivais.

Para o meia Douglas, Chicão deve ser o principal espião de Mano para o duelo. O ex-camisa 3 do Timão deixou o clube há cerca de um mês.

- Chicão vai falar com o Mano. Ele sabe as nossas principais jogadas, o esquema que o Tite gosta... É certo que vai conversar com o Mano - aposta o camisa 10 do Timão, que agora tem uma sequência como titular.

Douglas ressaltou que a amizade não entrará em campo. O Maestro esteve com Felipe, André Santos, Chicão e Elias em sua primeira passagem, entre 2008 e 2009, e depois conheceu Wallace no início do ano passado.

- São jogadores de qualidade. Eles tiveram uma história aqui no clube, estão em outro clube por algum outro motivo. A gente tem amizade, mas isso vai ficar só até a hora do jogo. Na partida, cada um defende o seu. O Mano é um grande treinador, respeito muito, me ajudou muito quando cheguei aqui, mas não vai influenciar no jogo - disse.

Quase 30 mil ingressos vendidos para Corinthians x Flamengo no domingo

  O Pacaembu estará cheio mais uma vez neste domingo, quando o Corinthians enfrentará o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. O confronto, que será disputado no dia do 103º aniversário do clube, já tem 29 mil ingressos vendidos.


Restam bilhetes apenas para os setores de Numerada (R$ 100) e VIP (R$ 180), que serão vendidos nesta sexta-feira nos tradicionais postos de venda (veja abaixo). Arquibancadas verde e amarela, tobogã, portão 21 e cadeira laranja já estão esgotados - maioria dos ingressos comprado pelos sócios-torcedores do Corinthians.

Setores:
Numerada (R$ 100) e Setor VIP (R$ 180)

Postos de atendimento:
Parque São Jorge;
Pacaembu (bilheterias localizadas no tobogã PAR);
Lojas Poderoso Timão Shopping Santana Parque (Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780,), Pinheiros (Rua Teodoro Sampaio 2133 – Pinheiros); São Mateus (Av. Mateo Bei 2029 - São Mateus) e Rua Augusta (Rua Augusta, 1948 - Cerqueira César.

Douglas revela traumas na carreira por culpa de Tite e Mano Menezes


No próximo domingo, Corinthians e Flamengo se enfrentam no Pacaembu pelo Brasileirão. No banco, Tite e Mano Menezes farão passar na cabeça de Douglas duas lembranças ruins: o Mundial de 2012, no Japão, e um amistoso entre Brasil e Argentina, em novembro de 2010.

Para ele, o maior "trauma" foi o Mundial. O Maestro havia sido titular no segundo semestre, como o grande destaque do time, e na semifinal diante do Al Ahly (EGI) deu bela assistência para Guerrero, na vitória por 1 a 0. Na decisão diante do Chelsea (ING), porém, foi sacado por questões táticas para a entrada de Jorge Henrirque. E nem sequer entrou no jogo.

- O Mundial me frustrou mais, por estar vindo numa sequência bacana, por ter buscado espaço, ter disputado a primeira partida... Sei que não foi por questão técnica, foi uma decisão tática. Aquela função que o Jorge Henrique fez eu nunca ia fazer, mas fiquei chateado, todo mundo sabe - afirmou o meia, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, nesta quinta.

- Na véspera do jogo, ele me chamou numa sala e explicou que ia colocar o Jorge, por causa dessa função, para bloquear o lado esquerdo do Chelsea. Na mesma hora, passou um filme na cabeça de tudo que fiz naquele ano, de brigar por posição... Não tinha o que fazer, não adiantava bater o pé, chorar... Eu entendi. O mais importante é que deu tudo certo - completou.

Naquele duelo, Tite colocou o atacante e Martínez e o zagueiro Wallace, e Douglas ficou no banco, esperando para entrar - o que não ocorreu.

- Teve um momento em que nem olhava mais para a partida, só olhava para o Tite (risos). O bicho estava tão concentrado que nem olhava para a gente no banco - disse.

O caso com Mano, que o treinou no Corinthians entre 2008 e 2009, ocorreu na Seleção Brasileira. No fim do amistoso entre Brasil e Argentina em Doha, no Qatar, em novembro de 2010, Douglas perdeu uma bola para Banega, que depois sobrou nos pés de Messi. O craque do Barcelona (ESP) aproveitou o contra-ataque e definiu a vitória argentina por 1 a 0. Na época, foi divulgado um vídeo em que Mano mandava Douglas "tomar no c..." por causa da perda de bola.

- Aquele lance marcou muito, não só para mim. Aquele jogo em si foi muito marcante, levei um azar danado que a bola caiu no pé do Messi, atual melhor do mundo (risos). No momento fiquei chateado, passei a noite em claro, mas superei. Vamos seguir em frente - disse o camisa 10 do Timão, garantindo que não guarda mágoas de Mano.

- Óbvio que fiquei chateado. Não tem como um atleta não ficar chateado, pela forma que aconteceu. Passou, já esqueci, não penso mais em Seleção. Minha cabeça está voltada para o Corinthians. Meu respeito com o Mano é o mesmo, ele é um excelente treinador, não vai mudar em nada o que penso - disse o Maestro

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Douglas recebe elogios de Tite e deve seguir no time titular


Apesar do empate e a perda do quarto lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, Tite teve pelo menos um motivo para comemorar. Após dar uma chance a Douglas entre os titulares do Corinthians contra o Vasco, o treinador gostou da atuação do meia, que foi o melhor alvinegro em campo.

– Fiquei bastante contente com a partida do Douglas. Ele começou a ter uma qualidade maior – disse, ressaltando que o meia se credencia para se firmar como titular.

– Ele sempre briga (para ser titular). Eu não descarto ninguém. Quando treina bem, não tem desculpa de ritmo de jogo. Ele estava no ritmo e estava no peso ideal. Antes do jogo falei para ele: "Fica tranquilo que você vai jogar bem". Está treinando bem, está no peso, vai bem – completou o treinador.

Como o Timão não terá Romarinho e Emerson contra o Luverdense, na próxima quarta-feira, já que cumprem suspensão por terem sido expulsos em Lucas do Rio Verde (MT), Douglas passa a ter grandes chances de se manter entre os 11. Já no domingo, contra o Flamengo, será a vez de Danilo cumprir suspensão (Paulo André também está suspenso).

Tite critica violência de torcidas no Mané Garrincha: 'Futebol é família'


As cenas de violência avistadas no Mané Garrincha, em Brasília (DF), na tarde deste domingo, foram duramente criticadas pelo técnico Tite. Após o empate em 1 a 1 com o Vasco, pelo Brasileirão, o treinador do Corinthians pediu mais organização para evitar estes tipos de situações.

Além disso, o comandante alvinegro também ressaltou as essências do futebol brasileiro para que casos como estes não aconteçam daqui para frente. A confusão começou quando um grupo de torcedores do Timão tentou se aproximar de vascaínos para brigar. A polícia militar precisou usar da força para bloquear a passagem.

- A única coisa que tento trazer enquanto figura pública, estando técnico do Corinthians, é que o futebol é uma coisa legal, bonita, de entretenimento. É coisa de família, dos filhos... Se continuar com essa mentalidade, o futebol perde seu sentido maior. Mas estava misturado torcedor com atletas e técnicos... É preciso de uma organização maior - afirmou.

Ao fim do confronto, quatro torcedores do Corinthians foram detidos e encaminhados à delegacia para investigação. A segurança do estádio, reformado para a Copa das Confederações e do Mundo, garante que câmeras de segurança gravaram todas as imagens e que será possível identificar os culpados pelo tumulto.

Cássio troca xingamentos com torcedor 'corneta' em rede social


Goleiro Cássio xinga torcedor no twitter (Foto: Reprodução)

O goleiro Cássio passou por uma situação chata após o empate do Corinthians por 1 a 1 com o Vasco, neste domingo, em Brasília (DF). Ao postar uma homenagem ao falecido Gylmar dos Santos Neves em uma rede social, foi duramente criticado por um torcedor, que teve uma resposta a altura logo em seguida. Minutos depois, no entanto, ele apagou o seu comentário.

A pessoa, que se disse corintiana no Instagram, reclamou sobre uma suposta cera do camisa 12 durante a partida no Mané Garrincha, quando sua equipe ainda vencia por 1 a 0. O rapaz também criticou a atual fase do goleiro alvinegro com palavrões, dizendo para ele aprender a sair do gol em jogadas aéreas.

"Vai tomar no c...! Seu chifrudo (sic)", escreveu o jogador do Corinthians.

Apoiado por boa parte das pessoas que seguiram comentando a publicação, Cássio, mais tarde, voltou a escrever na página. Desta vez, com um tom mais tranquilo.

"Pessoal deixa essas pessoas de lado. Postei essa foto em homenagem a esse grande goleiro que faleceu (sic)", completou.

Renato Augusto passará por cirurgia e para por até cinco semanas


Renato Augusto vive um novo drama no Corinthians. Por conta das dores que vem sentindo no joelho direito, o meia passará por uma artroscopia, que será realizada na manhã de quarta-feira pelo consultor médico Joaquim Grava. Ele já havia perdido os jogos contra Luverdense (MT) e Vasco.

O camisa 8 ficará fora de combate pelo período de três a cinco semanas, dependendo da sua evolução. Esse é o terceiro problema clínico que o jogador sofre no Timão, onde está desde janeiro. Primeiro, em março, parou por quase três meses por conta de uma lesão muscular na coxa direita. Depois, ao voltar, sofreu uma fratura parcial na face, que exigiu procedimento cirúrgico.

Com 24 jogos pelo Timão, o meia vem sendo apontado pela torcida como um dos destaques da temporada, mas sofre para manter uma sequência entre os titulares, principalmente por conta de sua parte física. Ao ser contratado, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti já afirmava que o jogador exigiria cuidados especiais por conta das lesões que sofreu por Flamengo e Bayer Leverkusen;

domingo, 25 de agosto de 2013

Vasco e Corinthians fazem jogo igual e empatam no Mané Garrincha


Em partida disputada, Vasco e Corinthians empataram em 1 a 1 no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Guerrero abriu o placar para o Timão, aos quatro minutos do primeiro tempo, mas André deixou tudo igual para o Vasco, aos sete minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Timão chegou aos 26 pontos na tabela, enquanto o Vasco alcançou os 20.

Agora, as duas equipes voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. O Cruz-Maltino enfrenta o Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão. Enquanto o Timão recebe o Flamengo, às 16h, no Pacaembu.

TIMÃO SE APROVEITA DE FALHAS PARA ABRIR O PLACAR

O Corinthians começou mandando na partida. Com uma rápida troca de passes na linha de frente, a defesa do Vasco não conseguia impedir o avanço dos adversários. Logo aos quatro minutos, Edenilson mandou a bola para a área, Douglas não alcançou, mas Guerrero apareceu e completou para o fundo das redes.



Mesmo depois de sofrer o gol, o Cruz-Maltino não conseguiu encaixar boas jogadas. E, aos nove minutos, quase o Timão ampliou. Guerrero partiu em velocidade, tocou para Douglas, que cabeceou no travessão. Daí por diante, o Timão passou a administrar o resultado. Muito bem marcado, Juninho não conseguia criar boas jogadas.

Há 20 minutos do fim, o Cruz-Maltino resolveu ir para cima. Juninho e Pedro Ken chegaram a arriscar alguns chutes de fora da área, mas sem muito perigo ao gol de Cássio. No fim do primeiro tempo, o Corinthians voltou a ter mais posse de bola, porém, sem grande efetividade.

ANDRÉ GARANTE O EMPATE DO VASCO

Na etapa final, as duas equipes foram para o ataque, criaram mais chances de gol e deixaram o jogo aberto. Em desvantagem no placar, o Vasco resolveu ir com tudo para frente e começou melhor. Aos sete minutos, o jovem Willie, que substituiu Wendel no intervalo, quase marcou um golaço de cobertura.

Dois minutos depois, a defesa corintiana errou na saída de bola, e Juninho, de carrinho, conseguiu tocar para André. Com tranquilidade, o camisa 9 tirou de Cássio e deixou tudo igual na partida.



Com o empate do Vasco, Tite resolveu mexer no time e colocou Romarinho no lugar de Danilo. A substituição surtiu o efeito desejado e o Timão melhorou na partida. Aos 33 minutos, o Corinthians quase abriu o placar. Após tabelar com Guerrero, o atacante chutou a bola rente à trave do gol vascaíno.

O lance foi um dos poucos de criatividade da segunda etapa, que seguia com os times brigando muito no meio-campo. No fim do confronto, o Corinthians teve mais uma chance para marcar. Pato cobrou falta com perigo, mas Diogo Silva conseguiu fazer a defesa, garantindo o empate para o Vasco.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 CORINTHIANS

Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data-Hora: 25/8/2013 - 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Abuda, Fagner e Pedro Ken (VAS); Danilo, Ibson, Paulo André, Guerrero e Ralf (COR)
Cartões vermelhos: -
Público/Público: 21.627 pagantes/ R$2.070.800

Gols: Guerrero, aos 4'/1ºT (0-1), André, aos 9'/2ºT (1-0) 

VASCO: Diogo Silva, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Wendel (Willie, Intervalo), Juninho, Pedro Ken e Marlone (Edmilson, aos 45'/2ºT); André (Tenório, aos 28'/2ºT) - Técnico: Dorival Júnior

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Ibson, Danilo (Romarinho, aos 16'/2ºT), Douglas e Emerson (Pato, aos 34'/2ºT) ; Guerrero (Alessandro, aos 43'/2ºT) - Técnico: Tite

sábado, 24 de agosto de 2013

Vasco x Corinthians: uma rivalidade que preocupa o Distrito Federal


Imagine um dos clássicos de maior rivalidade do país sendo disputado numa cidade que não está acostumada a jogos de risco, com policiais que não convivem diariamente com a hostilidade entre as torcidas.

Soma-se a isso o fato de o estádio da partida não ter sido preparado para ter divisão de torcedores em todos os seus setores – só as uniformizadas serão separadas, ocupando a arquibancada atrás dos gols.

É este o cenário de Vasco x Corinthians, marcado para domingo, às 16h, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.

Uma reunião na sexta-feira na capital federal contou com a presença de autoridades locais, policiais, representantes de organizadas, imprensa e organizadores do evento. E definiu o esquema de segurança que contará com a presença de 800 policiais.

São 200 homens a mais do que o efetivo escalado para este sábado, na mesma região, que receberá quatro eventos quase simultâneos: Flamengo x Grêmio (às 18h30), no estádio; Festival Samba Brasília, no estacionamento do estádio (às 16h); Cirque du Soleil, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson (às 21h); e show de Roberto Carlos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (às 21h).

De acordo com o Coronel Cleber Lacerda, a PM-DF entrou em contato com as PMs de Rio e São Paulo para obter informações sobre as organizadas que irão à capital.

– Não há problemas com os torcedores do Distrito Federal. Por isso, buscamos esse estreitamento para saber quem são os torcedores. O torcedor do DF é ordeiro – disse o secretário-adjunto de Segurança local, Paulo Roberto Batista.

De acordo com o assessor de imprensa da Força Jovem, maior organizada do Vasco, Eddie FVJ, farão o percurso Rio-Brasília cerca de 900 torcedores comuns, além de 50 a 70 membros da facção e líderes de outras uniformizadas. Esse grupo será escoltado pelo Gepe (Grupamento Especial de Polícia de Estádios) do estádio de São Januário (ponto de encontro comum para os vascaínos) até o Aeroporto Santos Dumont.

Em Brasília, os cruz-maltinos do Rio não terão escolta policial para chegar à sede da Força Jovem de Brasília, na cidade de Guará, onde se encontrarão com a organizada local, mais 2 mil membros. De lá, seguem para o estádio Mané Garrincha, num percurso de dez quilômetros. O Vasco, que costuma bancar os custos das viagens dos torcedores, não assumiu o valor do transporte. O aluguel de cada ônibus custa cerca de R$ 2 mil. Por isso, a decisão de ir por contra própria.

Aos 3 mil vascaínos vão se juntar membros das subsedes de Cuiabá, Goiânia e outras cidades. Nas duas capitais, são cerca de 4 mil torcedores. Todos se encontrarão no estádio, antes do jogo.

ÚLTIMAS CONFUSÕES ENTRE AS TORCIDAS:

4/6/09
Torcedor morreu e outros oito ficaram feridos durante encontro de ônibus de vascaínos e corintianos na altura da Ponte das Bandeiras, na Marginal Tietê.

3/10/11
Um dos ônibus que levaram torcedores do Corinthians a São Januário foi alvo de uma emboscada com tiros e pedras enquanto trafegava pela Pres. Dutra.

30/10/12
Enquanto Corinthians e Vasco se enfrentavam no Pacaembu, torcedores das duas equipes brigavam em Manaus. A pancadaria deixou o local destruído e alguns frequentadores bastante feridos.

BATE-BOLA

Coronel Cleber Lacerda, da Polícia Militar do Distrito Federal

Como a PM está se preparando para os eventos do fim de semana?
Nossa preocupação principal é para o jogo de domingo, por conta do envolvimento de grandes torcidas organizadas. Temos a informação que dez ônibus da Gaviões da Fiel de São Paulo estão chegando. Estamos nos organizando para que haja uma prevenção e não ocorra nenhum incidente.

Há risco de novos incidentes como o flamenguista espancado por são-paulinos na semana passada?
Em todos os jogos que tivemos em Brasília, só foi registrado um problema, que foi esse. Nossas ações têm sido bem sucedidas.

Alessandro reafirma que Corinthians não priorizará nenhuma competição


Não foi a derrota por 1 a 0 para o Luverdense, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, que fez o Corinthians mudar de ideia sobre priorizar ou não uma competição neste segundo semestre. Na chegada da equipe, que voltou de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, o capitão Alessandro reforçou o discurso do técnico Tite e afirmou que não haverá "preferência" neste sentido.

O camisa 2 alvinegro também lembrou que o Timão tem totais condições de reverter o placar na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Atualmente, Tite e seus comandados vão bem no Campeonato Brasileiro e ostentam a quarta posição na tabela, posto que garante uma classificação para a Libertadores 2014.

- Estamos focados nas duas competições de maneira igual. Mesmo tropeçando contra o Luverdense, podemos mudar esse quadro na Copa do Brasil. Precisamos manter a sequência positiva, jogando bem no Brasileiro como temos feito, para, no mínimo, nos mantermos no pelotão dos quatro primeiros - disse.

Na última sexta-feira, Tite e diretoria se reuniram para discutir qual competição ganharia uma atenção especial. No sábado, no entanto, o próprio treinador avisou que irá com força total atrás dos dois canecos para o time do Parque São Jorge.

Antes de ter a partida de volta contra o Luverdense, pela Copa do Brasil, o Corinthians entrará em campo contra o Vasco, domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), desta vez pelo Campeonato Brasileiro

Tite deverá ter todos os jogadores à disposição contra o Vasco


Guilherme e Guilherme Andrade, lesionados, deverão ser os únicos jogadores que não estarão à disposição do técnico Tite para a partida contra o Vasco, neste domingo, às 16h, no Distrito Federal. Apesar dos cinco pendurados (veja abaixo), não há problema de suspensão.

Os três jogadores que não foram levados a Lucas do Rio Verde estarão à disposição. Paulo André, Fábio Santos e Renato Augusto não viajaram ao Mato Grosso, mas por precaução. Por isso, o trio deve estar em campo diante do Vasco em Brasília.

A dúvida que fica é em relação aos jogadores que não estarão à disposição do treinador contra o Luverdense na próxima quarta-feira. Romarinho e Emerson Sheik, que foram expulsos no Estádio Passo das Emas, não poderão atuar no Pacaembu. Tite, talvez, possa não utilizá-los contra o Vasco para treinar a mesma equipe que terá de vencer o rival da Série C por dois gols de diferença.

PENDURADOS

Cinco jogadores entrarão pendurados com dois cartões amarelos no jogo deste domingo, às 16h, no Mané Garrincha, contra o Vasco da Gama. Emerson Sheik – que foi expulso na Copa do Brasil, contra o Luverdense –, Douglas, Danilo e a dupla de zaga formada por Paulo André e Gil correrão o risco de perder o "jogo da festa" no dia 1 de setembro, quando o Timão completa 103 anos de existência e enfrenta o Flamengo no Pacaembu, pelo Brasileirão. O jogo será também reencontro da Fiel com ex-jogadores como André Santos, Elias, Felipe e Chicão, além do técnico Mano Menezes.

PROGRAMAÇÃO ATÉ O JOGO DE VOLTA CONTRA O LUVERDENSE-MT


PROGRAMAÇÃO ATÉ O JOGO DE VOLTA CONTRA O LUVERDENSE-MT

Quinta-feira
Folga geral após viagem e chegada durante a madrugada

Sexta-feira
Pela manhã, treino para quem não jogou na quarta-feira. À tarde, treino para todos.

Sábado
Treino pela manhã e viagem para o Distrito Federal.

Domingo
Jogo contra Vasco na Arena de Brasília.

Segunda-feira
Treino à tarde no CT Joaquim Grava.

Terça-feira
Último treino antes da partida contra o Luverdense, dia seguinte, no Pacaembu


Tite diz que pode mudar equipe e nega relaxamento: 'Se tiver, está fora'


As atuações inconstantes do Corinthians em 2013, principalmente após a derrota na última quarta-feira para o Luverdense, na Copa do Brasil, já fazem Tite pensar em alterações na equipe titular. Nesta sexta-feira, o treinador alvinegro admitiu que pode fazer mudanças que só não haviam ocorrido antes porque ele gostar de dar tempo para anáise.

- Pode, sim (ter mudança). O único sentido é dar o devido tempo para uma análise e não cometer um erro que como técnico já cometi. O erro de fazer "vai, volta, tira, bota, vem, não vem". Isso gera uma intranquilidade e falta de sintonia muito grande. E não vou fazer uma avaliação precipitada de desempenho, por exemplo do Ibson, em dois jogos, ou do Pato primeiro em uma ou depois em outra função. Mas daqui a pouco posso jogar com dois meias abertos e dois atacantes, isso pode vir a ser retomado. Ou jogar com duas linhas de quatro, com dois e dois. Ou seguir no 4-2-3-1 com dois na armação, ou dois de velocidade... - analisou o treinador.

Para o duelo contra o Vasco, no próximo domingo, em Brasília, pelo Brasileirão, o zagueiro Paulo André e o lateral Fábio Santos estarão de volta. O meia Renato Augusto ainda é dúvida porque sente receio com as dores em seu joelho direito. Exceto por Guilherme Andrade e Guilherme, machucados, todos estão à disposição para o duelo.

Na última quarta, Tite afirmou que o time não havia jogado bem e citou os aspectos tático, técnico, físico e emocional como as justificativas. Ele negou que a equipe esteja em crise ou que o elenco se sinta pressionado pelo momento, mas admitiu que o clima ficou pesado após a derrota para o LEC, que disputa a Série C do Brasileirão.

- O clima muda. A cara de quem ganha não é a cara de quem perde. O erro anterior é de preparação, de não interromper logo o pensamento de Brasileiro para a Copa do Brasil. É outra característica, outra situação. Não vamos cometer esse erro de novo agora no domingo. O Luverdense nos venceu, mas agora já muda o foco. Peguei a classificação do Brasileiro e mostrei a eles, apontei e disse "É esse o campeonato agora" - revelou.

Após a derrota para o LEC, o técnico do Timão irritou-se quando foi questionado se seus jogadores haviam subestimado o adversário. Ele garantiu que isso não existe e negou relaxamento após as diversas conquistas nos últimos anos (Brasileirão-2011, Libertadores-2012, Mundial-2012, Paulistão-2013 e Recopa-2013).

- Se tiver, eu digo. Vou abrir uma parte para o meu lado ditador. A gente tem um monte de facetas. Vou fazer valer o meu poder de técnico. Se tiver (relaxamento), comigo está fora - ressaltou

Para Danilo, chegou a hora do Corinthians se reinventar em campo


A derrota por 1 a 0 para o Luverdense, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, continua sendo assunto no Corinthians. Tanto que Danilo levantou uma tese interessante sobre o atual momento da equipe alvinegra. Para ele, os adversários aprenderam o jeito que o Timão costuma atuar e por isso as dificuldades de vencer partidas estão aumentando cada vez mais.

Em entrevista ao programa "Os Donos da Bola", da TV Bandeirantes, o camisa 20 deu entender que é hora de tentar se reinventar dentro de campo e mudar um pouco as formas que fizeram a equipe ser campeã de tudo nos últimos anos. Ele também falou da "cara" mais defensiva do time do Parque São Jorge.

- Hoje em dia, se você não marcar, você não joga. O talento faz a diferença, mas não é toda hora. O futebol de agora é velocidade e marcação. Às vezes você está bem marcado, não consegue sair. Tanto que a gente comenta entre a gente que aprenderam o jeito de jogar contra nós. Todo mundo está vindo marcando, fechando os lados e sabem de onde saem as nossas jogadas. É complicado - afirmou.

A declaração vem em um momento de muito questionamento em cima do trabalho da equipe e do próprio técnico Tite. Apesar de estar no G4 do Brasileirão, a oscilação de boas e más partidas vem incomodando a todos no clube.

O Timão volta a campo no próximo domingo, contra o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Depois disso, tem o jogo de volta da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Luverdense, dentro do Pacaembu.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Corinthians se consolida como o mais valioso do futebol brasileiro


Campeão sul-americano e mundial, o Corinthians se consolida como o clube mais valioso do futebol brasileiro. E, de maneira geral, os clubes do País estão se valorizando fortemente a cada ano. É o que aponta estudo recente de avaliação de marcas feito pela BDO. O trabalho constatou que o valor das 23 maiores marcas do futebol do Brasil atingiu neste ano R$ 6,06 bilhões, com crescimento de 9% em relação a 2012.

Atualmente, o Corinthians vale R$ 1,1 bilhão, de acordo com o levantamento. É o único clube na casa do bilhão, pois o Flamengo, segundo colocado, aparece com R$ 855,4 milhões e o São Paulo, o terceiro, com R$ 848,2 milhões.

Em um período em que a economia brasileira enfrenta turbulência, um setor crescer 9% é algo significativo. Mas a evolução é ainda maior, e mais expressiva, quando comparada com a análise de 2009. Desde então, houve crescimento de 69% no valor das agremiações.

"Isso reflete uma exploração comercial do potencial que cada clube tem. Em cinco anos, houve crescimento forte do valor, impulsionado por contratos de televisão e ações mais agressivas de marketing", comenta Pedro Daniel, consultor de gestão esportiva da BDO e coordenador do trabalho.

O estudo recorreu a informações financeiras, estratégias de marketing dos clubes e pesquisas feitas com torcedores, além de dados econômicos e sociais dos brasileiros. As receitas analisadas foram retiradas dos balanços contábeis nas áreas de marketing, exploração de estádio (bilheteria, por exemplo), mídia e sócios. O dinheiro recebido com transferências de jogadores não foi considerado.

Pedro Daniel afirma que os torcedores estão consumindo mais, mas aponta outros fatores que pesam para o crescimento constante. Ele cita a contratação de Ronaldo pelo Corinthians, em 2009, como uma jogada de marketing sem precedentes - a partir dali, o clube alvinegro começou a superar o Flamengo, mais valioso até 2009 -, mas dá outro exemplo que considera significativo. "O Internacional e o Grêmio estão orientados para os consumidores. O (programa) sócio-torcedor de ambos é muito evoluído", diz o profissional da BDO.

FUTURO PROMISSOR 
O consultor acredita que os clubes continuarão valorizando de maneira expressiva suas marcas. Um ingrediente a mais em 2014, segundo ele, serão os novos estádios. "Se bem trabalhadas, as arenas podem potencializar os ganhos com ações voltadas para atrair o consumidor/torcedor."

A venda de produtos ligados aos clubes e o ganho em dias de jogos poderão se tornar fontes de receitas ainda mais importante em alguns casos. "Mas é importante o clube conhecer seu torcedor. O do Corinthians é diferente do torcedor do Palmeiras", diz Daniel. "Hoje os clubes já sabem a linguagem de seus torcedores." E, claro, o sucesso dentro de campo também ajuda a valorizar a marca.

O estudo da BDO constatou que a distância entre os mais valiosos e os demais é grande e tem crescido com o passar dos anos. Para o consultor, a tendência é os quatro ou cinco primeiros se destacarem. "É um sinal claro de um trabalho mais efetivo. Não é irreversível, mas é preciso um trabalho mais eficiente (dos outros) para mudar o quadro."

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Corinthians chega ao Mato Grosso após viagem cansativa


Após cerca de cinco horas de viagem, a delegação do Corinthians chegou por volta de 4h (3h local) desta terça-feira à cidade de Lucas do Rio Verde (MT), palco do duelo diante do Luverdense nesta quarta, pela Copa do Brasil. Na porta do hotel, os jogadores foram recepcionados por dez torcedores, que pediram fotos. Apenas alguns jogadores pararam, entre eles Alexandre Pato, Emerson Sheik, Danilo e Cássio.

O grupo deixou São Paulo por volta de 23h de segunda e partiu de avião, em voo fretado com duração de duas horas, rumo a Sinop (MT). Lá, a equipe teve grande recepção de centenas de corintianos, foram ovacionados, mas os torcedores não tiveram contato porque a delegação saiu pela pista do pequeno aeroporto.

Por volta de 2h (1h local), a equipe partiu de ônibus até Lucas do Rio Verde, para um trajeto de mais duas horas. Os jogadores chegaram visivelmente cansados, boçejando, sem esconder o cansaço.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Fitness, Artigos de Esportes e Tablets.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Celulares e Smartphone.

O goleiro Cássio foi o único a atender os jornalistas presentes e reforçou que o Timão é favorito e precisará provar o rótulo em campo.

- Eles não vão se jogar para cima do nosso time. Vamos ter de saber jogar. Não importa quem seja o adversário, em qual divisão esteja, temos de ter cuidado, respeitar.  Somos favoritos, sem dúvida alguma, mas temos de provar isso dentro de campo - disse o camisa 12.

Nesta terça, por volta de 18h local (19h de Brasília), o técnico Tite comandará apenas um treinamento de reconhecimento do gramado no estádio Passo das Emas, cuja capacidade será de cerca de 10 mil. A escalação para o duelo deve ser: Cássio, Alessandro (Edenilson), Felipe, Gil e Igor; Ralf e Ibson; Douglas (Danilo), Romarinho, Alexandre Pato (Sheik) e Guerrero. O zagueiro Paulo André, o lateral Fábio Santos e o meia Renato Augusto ficaram em São Paulo.


Estádio do Luverdense ganha estruturas para Luverdense x Timão


Estádio de Lucas do Rio Verde-MT ganhou estruturas novas para Luverdense x Timão, pela Copa do Brasil (crédito: Felipe Bolguese)

A diretoria do Luverdense corre contra o tempo para ajeitar o estádio municipal Passo das Emas para o duelo diante do Corinthians, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Diversos ajustes foram feitos para que a recepção da delegação alvinegra, de torcedores e de jornalistas seja bem feita.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Fitness, Artigos de Esportes e Tablets.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Celulares e Smartphone.

Na última semana, por exemplo, foi o diretor Edu Pascoski quem ajudou a passar a máquina para ajeitar o gramado que ainda está um pouco alto e tem pontos danificados.

Para aumentar a capacidade de 5 mil para dez mil lugares, o clube instalou arquibancadas móveis usadas da estrutura da Expolucas, feira famosa de rodeios da cidade. Além disso, foram improvisados camarotes, que atenderão profissionais da imprensa e torcedores, além de patrocinadores e autoridades.

Uma sala de imprensa foi construída às pressas para que as coletivas dos técnicos Tite e Junior Rocha sejam concedidas após a partida. Vale ressaltar que, na maioria de jogos do Paulistão, as equipes do interior não dispõem de tal estrutura e as entrevistas de clubes grandes após os jogos são feitas no gramado.

O vestiário do visitante do Passo das Emas, onde o Corinthians ficará, vai receber ventiladores para a melhor comodidade da delegação alvinegra. O espaço é pequeno e o aquecimento deverá ser feito no gramado. Há poucos chuveiros e o espaço para deixar roupas e materiais também não é tão grande.

O local já será usado pela equipe de Tite nesta terça-feira, que programou o treino de reconhecimento por volta de 18h local (19h de Brasília). O jogo quarta-feira está programado para 20h50 local (21h50 de Brasília).


domingo, 18 de agosto de 2013

Corinthians vence Coritiba no fim e volta ao G-4


Um pedido da torcida foi o responsável por colocar o Corinthians mais uma vez no G-4 do Campeonato Brasileiro. Insatisfeitos com a atuação de Alexandre Pato, os mais de 31 mil alvinegros no estádio clamaram por Guerrero e foram atendidos por Tite e pelo ídolo peruano. O centroavante entrou, converteu um pênalti polêmico e definiu a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, aos 45 do segundo tempo, neste domingo, no Pacaembu.

Na saída do gramado, o árbitro Péricles Bassols, do Rio de Janeiro, teve de ser escoltado por policiais para resistir à revolta dos jogadores do Coxa, que contestaram a falta de Luccas Claro em Danilo. Sem ligar para isso, os corintianos comemoraram o retorno ao grupo dos quatro melhores do Brasileiro – com 25 pontos, um acima do próprio Coritiba, que agora deixa o G-4.

O Timão volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Vasco, no Mané Garrincha. E o Coritiba pega o Criciúma, sábado, às 21h, em Santa Catarina.

Peças diferentes, mesma história

Insatisfeito com a baixa produção do meio-campo corintiano, Tite resolveu escalar Danilo e Renato Augusto juntos, deixando Romarinho no banco. Um pouco mais atrás, Ibson substituiu o lesionado Guilherme. Apesar das mudanças de nomes, o desempenho foi praticamente o mesmo: muito toque de bola, mas pouca infiltração na área do Coxa. Chances criadas, menos ainda.

Claro que a boa marcação do Coritiba dificultou as tramas corintianas. Sem o craque Alex, a equipe paranaense deixou de ter o jogo pensado, cerebral, e investiu em contra-ataques e bolas longas com Robinho, Arthur ou Bill. Um chute de fora da área de Junior Urso, porém, seria o maior perigo do primeiro tempo.

O Coxa esperou o Corinthians tomar a iniciativa, algo que a equipe de Tite fez pouco. A bola girou bastante, como de costume. Renato e Emerson inverteram posições pelas pontas, mas nada disso desconcentrou a defesa alviverde. Aí, as bolas paradas viraram opção. Em cruzamento de Renato Augusto, Pato quase marcou de cabeça. O mesmo Renato arriscaria chute de longe, bem defendido por Vanderlei. Os dois times tiveram receio em finalizar.

Torcida pede, Guerrero retribui

O jogo travado fez Tite tentar alternativas. A torcida perdeu a paciência nos primeiros minutos do segundo tempo, quando Alexandre Pato ampliou seu leque de gols perdidos com um chute para fora, de frente para Vanderlei. Os corintianos pediram Guerrero e foram atendidos prontamente, mas o peruano mal pegou na bola – só em um gol anulado por impedimento.

Sem ligar para os problemas entre o Timão e sua torcida, o Coritiba manteve um posicionamento perfeito na defesa e quase matou o jogo em um contra-ataque com Arthur. Cássio salvou com o pé.

Ficou claro que o Corinthians ainda nutre sérias dificuldades em atuar contra equipes de propostas mais defensivas – o Coxa não é assim normalmente, mas teve de ser pelas circunstâncias. Nem a entrada de Douglas resolveu o problema da infiltração na defesa alviverde.

Até que um lance contestado resolveu o jogo. Em disputa de bola quase na linha da área, sem grande perigo, um choque de Luccas Claro com Danilo foi interpretado como pênalti pelo árbitro Péricles Bassols – o lance gerou polêmica e reclamações dos jogadores do Coritiba. Sem ligar para isso, o peruano manteve a frieza e bateu no canto direito de Vanderlei. 1 a 0, e Timão no G-4.

sábado, 17 de agosto de 2013

ite define equipe titular do Timão contra o Coritiba. Sem Romarinho...



Cássio; Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Ibson; Renato Augusto, Danilo e Emerson; Alexandre Pato. Esse será o Corinthians que iniciará o jogo contra o Coritiba, neste domingo, às 16h, no Pacaembu.

Na manhã deste sábado, no último treinamento antes da partida, o técnico Tite confirmou seus titulares no tradicional trabalho tático. A permanência de dois jogadores chamaram atenção: Renato Augusto e Pato, que continuarão nos lugares de Romarinho e Guerrero. O primeiro será sacado da equipe por opção do treinador, já o segundo iniciará no banco de reservas por ter chegado na tarde de sexta-feira de uma viagem longa com a seleção peruana

O trabalho tático também confirmou a presença de Ibson, que substituirá o lesionado Guilherme. O ex-flamenguista foi o escolhido por Tite para ocupar a posição de segundo volante, ao lado de Ralf. A tendência é que a equipe ganhe em poder ofensivo, já que Ibson costuma sair mais para o jogo

Treinador do Corinthians pede carinho da Fiel com Ibson, agora titular do time


No treinamento realizado na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, Ibson foi confirmado como substituto de Guilherme, que sofreu grave lesão muscular na coxa esquerda. O ex-flamenguista atuará na função de segundo volante, ao lado de Ralf. Para o técnico, o camisa 18 está pronto para ocupar a posição, mas precisará de ajuda.

– O atleta que vem de fora quer sentir o apoio do torcedor, é isso que eu peço ao corintiano. Ele está treinando forte. Uma das perguntas que eu fiz numa palestra foi direcionada aos que chegaram. Perguntei a eles: "O que vocês sentem de diferente aqui?". Ibson me disse: "A intensidade e a competitividade dos treinos são bem altas". Ele está trabalhado para isso – afirmou o treinador

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cássio elogia a 'concentração' de Diego Cavalieri no fim do jogo


No fim do empate em 0 a 0 entre Corinthians e Fluminense, na noite desta quarta-feira, o goleiro Cássio elegeu um dos responsáveis pelo fato de sua equipe não ter vencido no Maracanã, mesmo com um a mais no final: Diego Cavalieri.

Para o camisa 12 do Timão, o goleiro rival foi decisivo no último lance do jogo, quando Emerson Sheik bateu uma bola no cantinho, perto da trave esquerda. Ele lembrou que, com os bons sistemas defensivos das equipes, chegam menos bolas para defender.

- Os goleiro precisa estar ligado. Geralmente, com times que se defendem muito bem como Corinthians e Fluminense, o goleiro pega pouco na bola. Mas tem de estar preparado quando vem. Ele estava concentrado, por isso evitou a nossa vitória - disse.

Cássio também falou da grande partida que a defesa do Tricolor Carioca fez nesta quarta-feira. Para ele, agora é obrigação vencer o Coritiba, no próximo domingo, no Pacaembu.

- Tivemos um jogador a mais, aí retrancaram tudo. Tentamos a brecha, mas eles ficaram bem lá trás e ficou bem difícil. Agora, temos de ganhar no domingo - concluiu

.

Guilherme se machuca e Tite já indica Ibson como substituto no Timão


Tite ganhou um problema para a partida contra o Coritiba, neste domingo, no Pacaembu, e provavelmente por mais alguns jogos. Guilherme, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Fluminense, nesta quarta-feira, no empate por 0 a 0, deixou o campo com uma lesão muscular na coxa esquerda. O técnico disse que o jogador ficou bastante abalado no vestiário.

- Não sei o tempo de recuperação do Guilherme. Ele estava no vestiário chorando, porque estalou alguma coisa. Sentiu que estourou. A gente sente quando há gravidade maior. O legal, porém, foi que um dos atletas que foi consolá-lo foi o Ibson, e eles são concorrentes por uma vaga, mas com lealdade. O cara vai procurar ser melhor no treinamento, mas não secar o outro, sacanear: "Pô, o cara saiu agora e sobrou pra mim". O doutor (médico Guilherme Runco) pode falar melhor, mas ele vai demorar - disse ele, sobre a recuperação do camisa 19.

Diante do Coxa, portanto, a tendência é que Ibson ganhe uma chance como segundo volante. Apesar de preferir que o jogador ex-Flamengo atue aberto na linha ofensiva, a comissão técnica avalia que ele consegue exercer a função por ali, embora marque menos que Guilherme.

Apesar do desfalque, Tite deverá contar com o retorno de Paolo Guerrero, que serviu a seleção peruana no empate por 0 a 0 com a Coreia do Sul, nesta quarta-feira

Jogadores do Corinthians valorizam empate e miram duelo com o Coritiba


Os jogadores do Corinthians aprovaram o empate com o Fluminense, na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Após a partida, Cássio, Edenilson e Renato Augusto valorizaram o ponto conquistado fora de casa.

- Foi um jogo bem disputado, com duas equipes de qualidade, e conseguimos um ponto importante - disse o goleiro.

Renato Augusto já projeta uma vitória contra o Coritiba, domingo, no Pacaembu, para o Timão conseguir somar quatro pontos em uma semana. Nesta rodada, o time foi ultrapassado por Vitória e Grêmio e deixou o G4 do Brasileirão.

- Conseguimos esse empate, e agora temos em casa um jogo importantíssimo. Temos de ganhar para conseguir somar esses quatro pontos em uma semana - disse Renato Augusto.

Assim como seu companheiro, Edenilson mirou o próximo adversário do Corinthians. O lateral-direito também elogiou a equipe do Fluminense.

- Acho que foi um bom resultado, são duas equipes de qualidade. Agora é trabalhar porque no fim de semana tem mais - disse.

Jogadores do Corinthians valorizam empate e miram duelo com o Coritiba


Os jogadores do Corinthians aprovaram o empate com o Fluminense, na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Após a partida, Cássio, Edenilson e Renato Augusto valorizaram o ponto conquistado fora de casa.

- Foi um jogo bem disputado, com duas equipes de qualidade, e conseguimos um ponto importante - disse o goleiro.

Renato Augusto já projeta uma vitória contra o Coritiba, domingo, no Pacaembu, para o Timão conseguir somar quatro pontos em uma semana. Nesta rodada, o time foi ultrapassado por Vitória e Grêmio e deixou o G4 do Brasileirão.

- Conseguimos esse empate, e agora temos em casa um jogo importantíssimo. Temos de ganhar para conseguir somar esses quatro pontos em uma semana - disse Renato Augusto.

Assim como seu companheiro, Edenilson mirou o próximo adversário do Corinthians. O lateral-direito também elogiou a equipe do Fluminense.

- Acho que foi um bom resultado, são duas equipes de qualidade. Agora é trabalhar porque no fim de semana tem mais - disse.

Ficha técnica Fluminense x Corinthians



Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 14/8/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Edinho, Igor Julião (FLU); Guilherme (COR)
Cartões vermelhos: Gum, aos 33'/2ºT
Gols: -

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Digão e Ronan; Edinho, Diguinho, Willian e Felipe (Wagner - 19'/2ºT); Rafael Sobis (Biro Biro - 31'/2ºT) e Kenedy (Samuel - 16'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André (Ibson - 41'/2ºT) e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Danilo - 36'/2ºT) e Renato Augusto; Romarinho, Emerson Sheik e Pato (Douglas - 26'/2ºT). Técnico: Tite

Corinthians fica no 0 a 0 com o Fluminense e deixa o G4


Emerson Sheik, amado ou odiado? Campeão brasileiro em 2010 pelo Fluminense e em 2011 pelo Corinthians, o atacante divide opiniões. Nesta quarta-feira, os dois times empataram no Maracanã, pela 14ª rodada do Brasileirão. E o camisa 11 do Timão acabou sendo personagem de um jogo sem gols.

Ex-Flu, time que deixou em 2011 após cantoria da música "Bonde do Mengão Sem Freio" no ônibus da delegação e com problemas com a diretoria e com Fred - ausente no Maraca -, Sheik mostrava personalidade. Caçado por Edinho no primeiro tempo, em falta dura que rendeu um cartão amarelo para o defensor, o atacante de 34 anos cavou ainda a expulsão de Gum, que voltava de suspensão. Em contra-ataque rápido, o camisa 3 derrubou o corintiano com um carrinho e recebeu cartão vermelho direto.

Com um a mais, o Timão poderia ter marcado o gol da vitória aos 38 minutos do segundo tempo. Dentro da área, Romarinho cruzou, mas Sheik furou o chute. Igor Julião afastou evitou que o placar saísse do 0 a 0. Depois, aos 47, ainda exigiu grande defesa de Diego Cavalieri.

Com o resultado, o Corinthians chegou ao sétimo jogo sem derrota no Brasileirão, mas caiu da quarta para a sexta colocação, com 22 pontos. Já o Flu, que não ganha há quatro jogos, se manteve em 14º, com 15.

O JOGO

Tanto Tite quanto Luxemburgo fizeram várias mudanças na equipe. No Timão, Renato Augusto entrou na vaga de Danilo, que foi poupado e começou no banco, e Paulo André voltou de suspensão. No Flu, Gum também voltou à defesa após cumprir gancho contra o Flamengo e Luxa apostou nos jovens Willian (volante e estreante) e Kenedy (atacante) nas vagas de Jean e Fred, que defenderam a Seleção Brasileira no amistoso contra a Suíça. Suspenso, Carlinhos deu lugar a Ronan. E, por opção técnica, Diguinho ganhou a vaga de Eduardo...Ufa!

De volta ao Maracanã pela primeira vez desde 2009, já que o estádio ficou fechado para obras, o Timão começou o jogo com boa troca de passes e triangulações. Enquanto isso, a equipe carioca exercia a marcação pressão e apostava nas bolas enviadas para os homens de ataque. Em um desses passes em profundidade, Felipe encontrou Diguinho dentro da área. O volante chutou cruzado, mas Cássio e Edenilson afastaram bem.

A resposta veio alguns minutos depois, quando Renato Augusto abriu bola para Alexandre Pato pelo lado direito. O camisa 7 passou por Leandro Euzébio e bateu, mas Diego Cavalieri rebateu com inteligência.

SEGUNDO TEMPO

O gol que demorava a sair, saiu. Mas não valeu. Com 11 minutos, após batida de escanteio, Leandro Euzébio cabeceou e encontrou Felipe completamente livre - e em posição de impedimento. Após a cabeçada para o fundo das redes, a arbitragem anulou o tento. Que poderia ter saído seis minutos depois. Igor Julião acertou uma bomba, Cássio espalmou e Samuel cabeceou livre, mas para fora.

No Timão, as chances pareciam secar. Alexandre Pato, com 99 gols na carreira, não criou mais nenhuma oportunidade, sendo substituído por Douglas aos 26 minutos. A partir da expulsão de Gum, Tite ousou nas substituições. Volante, Guilherme deu lugar ao meia Danilo. Zagueiro, Paulo André saiu para a entrada de Ibson.

O Flu, acuado, só chegou á área com igor Julião, que caiu e reclamou de empurrão de Fábio santos, ignorado pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro. Assim, o jogo ficou mesmo no 0 a 0.

Na próxima rodada, o Fluminense visita o Náutico no sábado, às 18h30, na Arena Pernambuco, e o Timão recebe o Coritiba, domingo, às 16h, no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 0 CORINTHIANS

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 14/8/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Edinho, Igor Julião (FLU); Guilherme (COR)
Cartões vermelhos: Gum, aos 33'/2ºT
Gols: -

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Digão e Ronan; Edinho, Diguinho, Willian e Felipe (Wagner - 19'/2ºT); Rafael Sobis (Biro Biro - 31'/2ºT) e Kenedy (Samuel - 16'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André (Ibson - 41'/2ºT) e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Danilo - 36'/2ºT) e Renato Augusto; Romarinho, Emerson Sheik e Pato (Douglas - 26'/2ºT). Técnico: Tite

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Renato Augusto treina no lugar de Danilo e vai ser titular na quarta


A presença de Renato Augusto será uma das novidades da escalação do Corinthians para a partida contra o Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã. Preservado no triunfo sobre o Vitória em função de desgaste muscular, o meia ocupou a vaga de Danilo no treinamento da tarde desta terça-feira, no CT do Parque Ecológico do Tietê.

O técnico Tite já havia indicado a alteração no meio-campo, lembrando que Danilo se sacrificou nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro e receberia em breve a oportunidade de descansar. A mudança só não ocorreu já diante do Vitória porque Renato Augusto deixou o clássico com o Santos com câimbras.

O Corinthians terá mais um reforço contra o Fluminense. O zagueiro Paulo André, livre de suspensão, voltará a formar dupla com Gil. No ataque, Alexandre Pato segue como homem de referência, uma vez que Paolo Guerrero foi convocado para defender a seleção do Peru.

Dessa forma, o Corinthians pisará no gramado do Maracanã com a seguinte formação: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Romarinho, Renato Augusto e Emerson; Alexandre Pato.


Sheik critica seriedade no futebol: 'Falta magia, falta mais alegria'

Emerson Sheik Bem, Amigos! Corinthians (Foto: Reprodução SporTV)


Emerson Sheik é conhecido por não  ter papas na língua. A ousadia e a irreverência que o atacante mostra dentro de campo com a camisa 11 do Corinthians também fazem parte da sua vida fora dos gramados. Não raro, o atacante se envolve em polêmicas por conta das suas declarações. Em uma dessas oportunidades, chegou a contratar seguranças para se proteger. Mas para Sheik, a culpa é da falta de espírito esportivo dos dias de hoje (assista ao vídeo).

- Acho que falta magia, falta aquela alegria. O Edmundo, que fazia brincadeiras, o Paulo Nunes... essa galera toda que brincava mais. Hoje você faz qualquer coisa, é uma agressão, está ofendendo a instituição, o atleta e já pula para a família - disse Emerson, em entrevista ao "Bem, Amigos!".

O assunto "sinceridade no futebol", que gerou a discussão, também ganhou espaço quando o assunto foi o cartão amarelo levado pelo palmeirense Valdivia, que admitiu ter forçado o terceiro para cumprir suspensão em partida que já estaria fora do Palmeiras, servindo a seleção chilena. Questionado, Emerson Sheik não fugiu do tema e reprovou a atitude do palmeirense, entrando em mais uma polêmica.

No ano passado, o corintiano estava suspenso de um clássico com o Verdão. De casa, ele assistia à vitória por 2 a 0 do Timão sobre o rival, que lutava contra o rebaixamento. Foi quando postou no Twitter a seguinte mensagem: "Que dó, que dó da formiguinha". Era uma alusão a um vídeo que fez sucesso na internet de uma criança que chorava a morte de uma formiga.


Mais recentemente, o jogador envolveu-se em nova polêmica, mas com outro adversário. Desta vez foi o São Paulo quem sofreu as alfinetadas de Sheik. Após o título da Recopa do Timão, conquistado sobre o Tricolor, ele voltou a mostrar sua veia provocativa, não perdoou o rival e provocou através das redes sociais.

- Que dó Que dó dassss.... (sic) - escreveu o atacante, em clara referência ao São Paulo, já que postou uma foto no Instagram com a ilustração do troféu da Recopa em destaque.

No fim do ano passado, Sheik esteve envolvido em outra polêmica. Na ocasião, rebateu declarações do lateral santista Léo, que dias antes havia provocado a torcida corintiana.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Flamengo poderá faturar com a bilheteria de Vasco e Corinthians


O Flamengo poderá faturar com a venda de ingressos para o jogo entre Vasco e Corinthians.

Mas o Flamengo? Isso mesmo. Como a Outplan não se interessou em operar a venda dos bilhetes do jogo, o Vasco – que tem o mando de campo e sempre trabalhou com a empresa da Geo Eventos – está negociando com o rival. O Flamengo teria direito a cerca de 8% da bilheteria da partida que promete lotar o Mané Garrincha no dia 25.

Desde que rompeu com a BWA, o Flamengo mesmo toca a operação da venda de seus ingressos através da Fla Tickets. Por que o Vasco não faz o mesmo é um mistério.

Por Lauro Jardim

domingo, 11 de agosto de 2013

Corinthians bate o Vitória e entra no G-4


Pato comemora gol do Corinthians contra o Vitória


As coisas saíram perfeitamente para o Corinthians neste domingo. O time voltou a vencer depois do empate de quarta-feira, com o Santos, fez 2 a 0 no Vitória, no Pacaembu, e Alexandre Pato, questionado, deixou sua marca.

O atacante contratado neste início de ano por 15 milhões de euros do Milan sofreu e cobrou o pênalti que definiu o placar, no segundo tempo. Ralf abriu o marcador em chute de fora da área aos seis minutos de jogo. O time da casa perdeu inúmeras oportunidades e poderia ter ganhado por mais.

Críticas à parte, Pato, que é reserva, mas neste domingo ocupou a vaga de Guerrero, fora para servir a seleção peruana, é o artilheiro corintiano no Brasileirão, com quatro gols. Ele tem 11 gols na temporada, dois a menos que o líder da lista, Guerrero.

O time paulista entra temporariamente no grupo dos quatro primeiros que se classificam à Copa Libertadores: é o quarto colocado, com 21 pontos. Internacional e Atlético-PR, que se enfrentam às 18h30 deste domingo - horário de Brasília -, e o Bahia, que recebe o Grêmio no mesmo horário, podem ultrapassar o Corinthians. A diferença para os líderes Cruzeiro e Botafogo é de quatro pontos.

Na quarta-feira, a equipe de Tite viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, às 21h50. Às 21h, o Vitória recebe a Ponte Preta. O Vitória foi passado pelo Corinthians com a derrota deste domingo e está em sétimo lugar, com 19 pontos.

O jogo

O domínio alvinegro foi rapidamente estabelecido no Pacaembu. Os três volantes escalados por Caio Júnior não conseguiam frear as jogadas do Corinthians pelos lados nem pelo meio e ficavam muito distantes da linha de atacantes formada por Maxi Biancucchi, Rômulo e Vander.

Os donos da casa começaram em cima e foram premiados logo aos seis minutos. Em jogada iniciada com bom passe de Edenílson, Romarinho cruzou e o ativo Pato brigou pelo alto. Como Cáceres cortou mal, a bola se apresentou para Ralf bater forte da entrada da área e contar com certa colaboração do goleiro Wilson para marcar um raro gol. O Corinthians se manteve no ataque durante a maior parte do primeiro tempo. Só em uma cobrança de falta de Fabrício o Vitória chegou com perigo ao gol de Cássio.

A vantagem poderia ter sido ampliada no finalzinho da primeira etapa, quando Pato encarou a marcação e bateu rasteiro. Wilson defendeu parcialmente, viu Emerson pegar o rebote e tocou no pé do atacante, que foi ao chão. A convicção de Elmo Alves Resende Cunha foi tão pequena que ele não deu simulação nem pênalti, apontando tiro de meta.

As equipes voltaram inalteradas do intervalo - o Vitória já tinha Mansur no lugar do contundido Tarracha desde os 21 minutos do primeiro tempo. Mudou só a disposição do juiz, que apontou a marca do pênalti quando Pato conseguiu um domínio difícil, cortou Mansur e só foi parado com um toque de mão na bola. O próprio Pato bateu no canto esquerdo de Wilson, que pulou para o outro lado.

Caio Júnior, que já havia passado Biancucchi da direita para a esquerda, buscou o ataque trocando o volante Michel pelo meia Renato Cajá. O time visitante deu espaço ao Corinthians e esteve perto de levar mais gols. Wilson fez duas grandes defesas em chutes de Romarinho, Emerson também perdeu uma boa chance, e o Alvinegro - que contou com duas ótimas intervenções no finalzinho - contentou-se com mais uma vitória sólida.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 2 X 0 VITÓRIA


Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 11 de agosto de 2013 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Bruno Boschilia (PR)
Público: 25.603 pagantes
Renda: R$ 849.836,00
Cartões amarelos: Emerson (Corinthians); Michel, Victor Ramos (Vitória)
Gols: Ralf, aos seis minutos do primeiro tempo, e Alexandre Pato, aos seis minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho (Ibson), Danilo e Emerson (Léo); Alexandre Pato (Douglas)
Técnico: Tite

VITÓRIA: Wilson; Gabriel Paulista, Victor Ramos (Luiz Alberto), Fabrício e Tarracha (Mansur); Michel (Renato Cajá), Cáceres e Camacho; Maxi Biancucchi, Rômulo e Vander
Técnico: Caio Júnior


sábado, 10 de agosto de 2013

Agora no Fla, Chicão evita falar de Tite: “tenho que pensar em mim”

Chicão é novo reforço do Flamengo Foto: Cleber Mendes / Agência Lance 

Com o nome marcado na história do Corinthians pelas conquistas nos últimos cinco anos, Chicão busca vida nova com a camisa do Flamengo. Já apresentado e regularizado no clube carioca, o zagueiro não teve como escapar das perguntas sobre os recentes atritos com o técnico Tite, mas evitou criticar o comandante do Timão.

Em 2011, durante a campanha do título do Campeonato Brasileiro, Tite decidiu que Chicão ficaria no banco de reservas em clássico contra o São Paulo no Morumbi. O defensor recusou a decisão e sequer acompanhou a delegação ao confronto. Mais tarde, após a conquista, boa parte do grupo tratou a decisão do treinador como essencial para a busca pelo penta.

No ano seguinte, o camisa 3 recuperou espaço e foi peça importante para o fim do tabu em relação à Copa Libertadores da América ao lado de Leandro Castán, hoje na Roma. Depois, já no Mundial, formou dupla com Paulo André. Para esta temporada, porém, Gil foi contratado junto ao futebol francês e Chicão foi novamente parar entre os reservas.

"Foram opções do técnico e só me cabe respeitá-las. Prefiro nem falar muito disso. Respeito todos os profissionais e suas escolhas, mas também tenho que pensar em mim. O Flamengo me procurou, fez uma boa proposta e aceitei. Prefiro pensar no futuro e lembrar das conquistas e coisas boas do passado. Eu estava treinando, estava à disposição e agora vou procurar meu espaço aqui", destacou o zagueiro.

Ao contrário do início da passagem pelo Parque São Jorge, quando chegou após boas atuações pelo Figueirense para atuar na Série B do Campeonato Brasileiro, Chicão sabe que chega no Flamengo com status de jogador consolidado no cenário nacional. Apesar disso, o reforço flamenguista nega que vá se incomodar com a pressão.

"Esse é mais um desafio na minha vida. Cheguei ao Corinthians desconhecido, agora chego aqui de maneira diferente, mas também quero conquistar o torcedor. Todo jogador do Flamengo tem responsabilidade, comigo não é diferente. Tem uma garotada boa que vou procurar ajudar e passar tranquilidade. O que me motiva é estar numa grande equipe", ressaltou.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Edu fica surpreso com Chicão e garante: 'Corinthians foi honesto'


Após não entrar em acordo para renovar seu contrato, Chicão preferiu deixar o Corinthians e acertou com o Flamengo na última sexta-feira. Ao jornal "Diário de S. Paulo", o ex-camisa 3 do Timão afirmou que lamentava a postura da diretoria e que só não estava no clube por culpa do presidente Mário Gobbi, dos diretores Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves, e do gerente Edu Gaspar.

Nesta quinta-feira, no CT Joaquim Grava, Edu comentou sobre o assunto e disse que o clube foi 100% honesto com o jogador.

- Quando eu li (a declaração), não vou mentir, me causou uma certa surpresa. Eu tive que passar um pouco da parte técnica, o Duílio estava presente, eu fui 100% honesto quanto às informações que tínhamos internamente. Falei: "Chicão, eu passando essa informação para você, fico confortável para você tomar uma decisão para o seu futuro". Se eu não passo esse tipo de informação, que tínhamos um objetivo a curto prazo, só que a médio e a longo não contaríamos com ele... Isso para ele foi algo muito honesto. Duro seria esconder do Chicão o que estávamos conversando e ver se ele decidiria ficar mais um ano, um ano e meio. Não teria problema nenhum. Aí ele perde espaço, depois perde mais... Isso seria uma grande injustiça. Ele agradeceu a nós no dia, inclusive. Respeito a decisão do Chicão, a opinião dele, mas me causou um pouco de surpresa - disse o gerente alvinegro.

Apesar das declarações do jogador, colocando a saída "na conta" da diretoria, o gerente garantiu que o relacionamento era bom. Ele havia chegado ao Parque São Jorge em 2008 e conquistou oito títulos, a maioria como titular.

- O tratamento que tivemos com ele em todas as situações foi a mais clara possível, com os problemas que tivemos, aquele jogo contra o São Paulo, que tentamos tratar da melhor maneira possível, explicando o que estava certo e o que estava errado... Ele também nos deu uma resposta extremamente positiva. Treinou para caramba, quis ajudar a equipe até o último dia. Foi uma convivência muito legal de ambas as partes. Fomos muito honestos com ele, e ele foi honesto com a gente. Ele deu as respostas que a gente precisava. Ele não estava como titular nos últimos tempos, mas precisávamos dele com a gente, ele vinha treinando bem, dando resposta. Estávamos ambos contentes, Corinthians e Chicão. Mas não sei, são coisas que acontecem, pegaram ele no momento chateado, mas continuamos bem - analisa Gaspar.

Chicão deve ser apresentado pelo Flamengo nesta sexta-feira. O zagueiro assinará contrato até o fim de 2014. O tempo de duração causa contradição. Desde o início das negociações, o Corinthians afirmou que havia oferecido um ano a mais de contrato (do fim de 2013 até o fim de 2014) - o que seria o mesmo período do Fla. Por que, então, Chicão optou pela saída?

- Na verdade, foi o tipo de informação que passamos claramente a ele. "Chicão, a curtíssimo prazo, a curto prazo, nós podemos precisar de você, e contamos com você. Só que a médio e a longo prazo, não sei". Com o Felipe vindo muito bem, Cleber vindo muito bem, média de idade lá embaixo, que é o que queremos... Chicão estaria daqui a pouco com 33 anos, não sei se a médio e a longo prazo contaríamos com ele. Acho que essa honestidade ajudou ele a tomar essa decisão - ressaltou.

Futuro de Zizao segue aberto: 'Ainda avaliamos se vale a pena', diz gerente


Faltam pouco mais de quatro meses para o contrato de empréstimo de Zizao com o Corinthians se encerrar e o futuro do chinês segue uma incógnita. Nesta quinta-feira, o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, admitiu que o clube analisa com o departamento de marketing se o jogador dá retorno suficiente para mantê-lo.

- Zizao é um caso à parte. O Duílio (Monteiro Alves, diretor de futebol) está sempre conversando com o pessoal do marketing, para saber quais foram as respostas, se seria importante ou não a permanência. A gente vai, ao longo dos próximos meses, avaliar se vale a pena continuar com o Zizao - afirmou Gaspar.

O Timão reuniu-se com o Shanghai Shenxin, clube detentor dos direitos econômicos do jogador, e manifestou o desejo de ficar com Zizao. O problema é que os chineses não abrem mão de receber uma quantia. Para o Corinthians exercer o direito de compra dos 50% dos direitos, terá de desembolsar US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,2 milhões).

No dia seguinte à publicação, Duílio afirmou que o Corinthians não tinha o interesse em investir nele.

- Não é a nossa intenção comprar o atleta. Fomos procurados por um grupo que tem interesse em investir no atleta, mas as coisas não caminharam. Ele tem contrato até o final do ano e fica até ter contrato, pelo menos - disse o dirigente, na ocasião, em entrevista coletiva no CT.

Desde fevereiro do ano passado no Timão, o jogador atuou em apenas quatro jogos – sendo três deles no Paulistão de 2013, quando os titulares ainda estavam de férias por conta do Mundial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...