sábado, 29 de junho de 2013

Tite defende Pato de críticas: 'Deixem o menino trabalhar'


Alexandre Pato está há dez partidas oficiais sem fazer gol pelo Corinthians. No treino da última sexta-feira, ele balançou a rede na goleada do Timão por 4 a 1 sobre o Audax, em jogo-treino realizado no CT Joaquim Grava. Sob pressão, especialmente de parte da torcida, que vinha cobrando maior eficiência antes da pausa para a Copa das Confederações, o jogador ganhou o voto de confiança do técnico Tite: para o comandante, as críticas são injustas.

- As pessoas veem muito a individualidade, eu vejo a equipe. Respeito todas as manifestações, mas o Pato teve uma fase muito boa aqui no Corinthians. Deixem o menino na trabalhar. Uma hora a bola vai começar a entrar.

Pato e Tite, treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Contratado por R$ 40 milhões, do Milan, da Itália, Alexandre Pato chegou ao Corinthians em janeiro. Estreou marcando gol na vitória por 5 a 0 sobre o Oeste, de Itápolis, no Campeonato Paulista, e ganhou vaga entre os titulares na primeira fase da Taça Libertadores da América. Atrapalhado por incômodos musculares, abriu caminho para que Emerson Sheik voltasse à equipe.

Atualmente, Pato é reserva do Timão. Autor de sete gols nesta temporada (é vice-artilheiro alvinegro, atrás apenas de Paolo Guerrero, que marcou 12 vezes), o jogador começará o segundo semestre no banco: Tite vem treinando a formação principal sob o esquema 4-2-3-1, já utilizado na primeira metade da temporada, com Danilo centralizado, Romarinho e Emerson abertos pelas pontas e Guerrero como referência na área.

Deixem o menino na trabalhar. Uma hora a bola vai começar a entrar"
Tite, técnco do Timão

Em todas as vezes que foi questionado sobre o assunto, Pato adotou a mesma postura: disse que, obviamente, gostaria de ser titular, mas que continuaria trabalhando e respeitaria as decisões de Tite. Na opinião do treinador, o atacante rende melhor no esquema 4-4-2, como foi nas vitórias sobre Millonarios e Tijuana, pela Taça Libertadores da América. Uma questão de opção tática.

- Ele teve uma sequência, seguida de um problema. Depois o Renato (Augusto) saiu, a equipe se reestruturou e voltou a crescer. O Emerson, quando voltou, voltou bem. Guerrero, Emerson e Pato são jogadores muito agudos, com os três é difícil, sobrecarrega muito a equipe. Há uma busca pelo melhor momento do Pato – argumentou.

Na primeira fase da Libertadores, a parceria entre Renato Augusto e Alexandre Pato agradou à torcida corintiana. Porém, a grave lesão muscular sofrida pelo meio-campista interrompeu a sequência da dupla, e Tite passou a adotar o 4-2-3-1, dando mais chances a Romarinho. O técnico chegou a testar o Timão com três atacantes, mas, por deixar a defesa mais vulnerável, optou por não repetir o esquema.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Renovação do elenco não assusta jogadores do Timão


Cassio treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A diretoria do Corinthians já deixou claro que o atual elenco está passando por um processo de renovação. O volante Paulinho já foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra. Três outros jogadores – Alessandro, Chicão e Emerson Sheik – ainda negociam a renovação dos respectivos compromissos, que terminam em dezembro. A saída e chegada de atletas ao Parque São Jorge não assusta o plantel, convicto da gratidão dos dirigentes.

Somente neste ano, sete jogadores assinaram contrato com o Timão: o goleiro Walter, o zagueiro Gil, os volantes Maldonado e Jocinei, os meias Renato Augusto e Ibson e o atacante Alexandre Pato. A reforma do elenco, que conquistou quatro títulos nos últimos dois anos e meio (Brasileirão de 2011, Libertadores e Mundial de 2012 e Paulistão de 2013) é vista como algo natural e inevitável.

– Isso acontece, alguns jogadores são vendidos, outros de certa idade acabam deixando o clube para renovar o elenco. Quem está aqui é comprometido com o trabalho. Todo time é assim, e não vejo nada de anormal – opinou o goleiro Cássio.

O fato de ter mantido a base da equipe vitoriosa nos últimos anos é considerado uma conquista pela diretoria do Timão. O próprio Paulinho, antes de acertar transferência para o futebol inglês, recusou duas propostas do Internazionale de Milão. Atletas como o volante Ralf e o atacante Paolo Guerrero, mesmo sondados constantemente por times europeus, preferiram continuar no Corinthians.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Cartões de Memórias e Tablets.

Alheio às negociações em que o Timão está envolvido no mercado de transferências, Cássio assegurou que o assunto não é pauta das conversas entre os jogadores. Atualmente, por exemplo, o clube está pela assinatura de contrato para anunciar o zagueiro Cleber, da Ponte Preta, como oitavo reforço de 2013. No elenco, o foco é o segundo semestre abarrotado de partidas, com Recopa, Brasileirão e Copa do Brasil a serem disputados.

– Não ficamos preocupados. Isso é problema da direção. É difícil se envolver nessas situações, opinar, se meter com a diretoria. Sempre estamos perto de jogadores de qualidade, comprometidos com a causa, que querem vencer e ajudar o Corinthians a ganhar títulos – completou.

Promessa rejeita proposta do Santos e acerta contrato com o Corinthians

O Corinthians ganhou a disputa com o Santos e fechou mais uma contratação. O atacante Vitor Hugo, de 19 anos, esperou o fim do vínculo com o Peixe para firmar contrato de três anos com o Timão. Ele tem 1,77m de altura e pesa 69kg. A ficha do atleta não está mais no site oficial do time da Baixada.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Cartões de Memórias e Tablets.

O jovem reforçará o time Sub-20 do Corinthians e, ao menos por enquanto, não receberá chances na equipe principal comandada por Tite. O primeiro desafio de Vitor Hugo será a Copa São Paulo, com início previsto para janeiro.

O atacante foi observado por muito tempo por dirigentes corintianos, que aproveitaram a falta de acordo entre os representantes do jogador e o Santos para fechar negócio. O Peixe não aceitou a oferta do empresário Wagner Ribeiro e preferiu perder o atleta para um dos maiores rivais.

vitor hugo santos infantil corinthians (Foto: Divulgação Site Oficial do Santos)

Gil ignora concorrência e faz elogios a Cleber


gil corinthians coletiva (Foto: Diego Ribeiro)

O zagueiro Cleber ainda não fez exames médicos ou assinou contrato com o Corinthians, mas já é assunto no clube. A poucos detalhes de ser anunciado como reforço do Timão, o jogador – que disputou o Campeonato Paulista pela Ponte Preta – ganhou elogios de Gil, destaque da defesa alvinegra no primeiro semestre. Mesmo alheio à negociação, ele disse que Cleber será bem-vindo ao Parque São Jorge.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Cartões de Memórias e Tablets.

A cúpula do Corinthians ainda não oficializou a contratação, mas o atleta é aguardado no CT Joaquim Grava partir da próxima semana. Clube e jogador já acertaram bases salariais e tempo de contrato. O Timão terá a ajuda de investidores para realizar a compra. Cleber enfrentou seu futuro clube nas quartas de final do Campeonato Paulista deste ano e levou a pior: goleada corintiana por 4 a 0 sobre a Ponte.

– Eu estou meio por fora das negociações, porque o time está focado, fazendo o trabalho do dia a dia. Mas sempre que alguém chega nesse grupo é bem-vindo. Ele (Cleber) será bem recebido. E que venha para nos ajudar. Pelo que jogamos contra, nas quartas de final do Campeonato Paulista, é um excelente zagueiro. Se vier, vai nos ajudar e somar no grupo – disse o camisa 3.

Atualmente, o Corinthians conta com quatro zagueiros em seu elenco: Gil, Paulo André, Chicão e Felipe. Desde o início do ano, a dupla de zaga titular é formada pelos dois primeiros. Com contrato até o fim de dezembro, Chicão já deixou claro que pode assinar pré-contrato com outro clube. Assim, a preocupação para se reforçar no setor se fez necessária.

Os dois jovens zagueiros que disputaram o Paulistão pelo Corinthians, André Vinícius e Yago, ambos revelados pelas categorias de base do clube, foram emprestados ao Bragantino até o fim do estadual de 2014. Além de Cleber, o Timão também deverá fechar com Wanderson, que estava no Sertãozinho, mas se machucou antes de assinar contrato e passará três meses se recuperando no CT Joaquim Grava.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tite alterna peças, mas mantém Pato sempre na reserva


Tite fez, na tarde desta quarta-feira, o primeiro treino técnico do Corinthians com formação de equipes titulares e reservas aberto para a imprensa desde a volta às atividades. Antes, em períodos sem a cobertura dos jornalistas, já havia realizado a atividade duas vezes. Dessa vez, o que se viu foi a intenção do treinador de manter o esquema 4-4-2, com Alexandre Pato na reserva.

Ainda sem poder contar com Alessandro, fora da primeira partida da Recopa contra o São Paulo por uma lesão na coxa direita, e também com Paulo André, que se recupera de lesão na coxa esquerda, o técnico optou pelas entradas de Edenilson e Chicão.

Sem Paulinho, com a Seleção Brasileira e que já está negociado com o Tottenham (ING), Guilherme herdou a vaga de segundo volante. Assim, o Corinthians foi inicialmente escalado com Cássio, Edenilson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo e Romarinho; Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Na etapa final da atividade técnica, Felipe entrou na defesa no lugar de Chicão, Ibson ganhou a chance de mostrar o seu futebol ao lado de Ralf e Renato Augusto, já recuperado de lesão muscular, entrou na vaga de Romarinho. O time ficou com Cássio, Edenilson, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Ibson, Danilo e Renato Augusto; Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Desta forma, Alexandre Pato e Douglas, que foram titulares no empate sem gols contra a Portuguesa, o último jogo antes da parada da Copa das Confederações, largam atrás na disputa pela titularidade. A dupla ficou o tempo todo no segundo time. Vale lembrar que, contra a Lusa, o meia chegou a dizer "me tira" a Tite após ouvir uma reclamação do treinador à beira de campo

Ibson leva entrada forte e 'toma bronca' de Tite


Na parte final do treino desta tarde, Tite trocou Guilherme por Ibson na função de segundo volante, já que procura um substituto para Paulinho, que defende a Seleção Brasileira e que está negociado com o Tottenham (ING).

Em uma jogada disputada, o ex-flamenguista levou forte entrada de Maldonado e ficou um longo tempo caído, recebendo até atendimento médico pelas dores no tornozelo esquerdo.

Tite, com pressa, cobrou: "Vamos, garoto! Para ganhar, custa caro!"


Sócios do Timão esgotam ingressos populares para a volta da Recopa



A torcida do Timão esgotou os ingressos chamados "populares" para o jogo de volta da Recopa Sul-Americana, contra o São Paulo, dia 17, no Pacaembu. Arquibancadas Verde e Amarela, Tobogã e Portão 21 já estão esgotadas. Ainda restam bilhetes para cadeira Laranja e Setor VIP.

Por conta de uma medida da Conmebol, aliás, a Fiel também estará presente no jogo de ida, dia 3, no Pacaembu. Apesar da suspensão em jogos como visitante por conta da morte do jovem Kevin Espada, durante a Copa Libertadores, a entidade suspendeu a medida exclusivamente na disputa desse torneio, já que o julgamento do recurso ainda não tem data marcada.

E MAIS:
Cássio vê Corinthians à frente do rival São Paulo no 'maior clássico da cidade'
Gaviões, que terá reunião com astro de Hollywood, 'está de olho' em protestos
Ponte acerta a venda de Cleber; Timão fará anúncio entre quinta e sexta-feira

- É sempre bom contar com a torcida do Corinthians, que grita, apoia e ajuda. É bom que eles fiquem próximos dos nosso time. Mesmo que os torcedores do São Paulo estejam em peso, a nossa parte estará lotada também - disse o goleiro Cássio


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Socios-Timao-ingressos-populares-Recopa_0_944905628.html#ixzz2XN9qMTlg
© 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Corinthians não renova contrato com Anderson Silva


O UFC 162 é só no sábado do dia 6 de julho, em Las Vegas. Enquanto o mundo vive a expectativa para assistir a mais uma defesa de cinturão de Anderson Silva - desta vez contra Chris Weidman -, uma das certezas que se tem é a de que Spider não estampará mais a marca do Corinthians dentro do octógono mais famoso do mundo. Pelo menos por enquanto. No último dia 12 de junho, o LANCE!Net mostrou a uniforme oficial do lutador para o evento e confirmou que o campeão não havia acordado o apoio do clube para sua nova apresentação no UFC.  Na tarde desta quinta, o clube confirmou que a relação não teve um acerto após o término do contrato.

Nossa reportagem também noticiou no último dia 14 que o clube paulista espera por uma negociação para uma possível renovação após o combate do UFC 162. Na ocasião, Roberto Toledo, gerente de esportes terrestres alvinegro, explicou que a decisão de interromper o acordo entre as partes foi iniciativa da equipe de Anderson Silva. A carreira do atleta é gerenciada pela 9ine, agência liderada por Ronaldo.

Na tarde desta quinta-feira, o Corinthians divulgou uma nota oficial na qual reiterou que, após o fim do vínculo, no último dia 31 de maio, o contrato não foi renovado, e também agradeceu ao tempo em que o maior campeão do UFC representou o clube.

Confira a nota na íntegra:
" No último dia 31 de maio, foi encerrado o contrato do atleta Anderson Silva com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde então, o clube procurou o lutador para a renovação do vínculo, mas os seus representantes legais informaram que, por hora, não há interesse na continuidade do trabalho em conjunto.

O Sport Club Corinthians Paulista agradece Anderson Silva pelo tempo que defendeu a camisa alvinegra com dedicação e talento nos octógonos do UFC, a principal competição de MMA do planeta, e deixa as portas abertas para o seu retorno.

Mesmo sem estar estampado em seu uniforme na próxima luta, o escudo do Sport Club Corinthians Paulista ficará cravado para sempre no coração do multicampeão e eterno corinthiano Anderson Silva."

Anderson Silva representou o Corinthians em quatro lutas dentro da maior organização de MMA do mundo. O UFC 162 acontece no dia 6 de julho e terá transmissão do evento completo pelo canal Combate


Tite mantém dúvida entre Renato Augusto e Ibson para a decisão


Desde o empate por 1 a 1 com a Portuguesa, no dia 8 de junho, última vez em que o Corinthians entrou em campo antes da pausa para a Copa das Confederações, a principal dúvida do torcedor gira em torno da escalação titular para o segundo semestre. Afinal, quem serão os onze que começarão o jogo contra o São Paulo, no dia 3 de julho, pela ida da Recopa Sul-Americana? Ainda sem dar indícios nos treinos abertos à imprensa, Tite tem no meio-campo seu principal ponto de interrogação.

Ibson, Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians)

A filosofia de trabalho do treinador no Timão sempre foi clara: joga quem treinar melhor. Contratado do Flamengo, Ibson deverá brigar por uma vaga no setor com Renato Augusto, recuperado de grave lesão muscular na coxa direita. Ambos terão como principal empecilho a falta de ritmo de jogo, mas despontam como concorrentes diretos pelo posto de armador do time. Douglas seria outra opção, mas, irregular, deverá ficar no banco por enquanto.

- Ele (Tite) tem testado vários jogadores. Acho que o Tite vê o treino de cada um todos os dias, onde os jogadores rendem melhor, e vai de acordo com isso. Com certeza a equipe que vinha jogando não vai mudar muito - apostou o volante Maldonado.

O lateral-direito Alessandro já está descartado devido a um problema muscular; Edenílson ocupará a vaga. O zagueiro Paulo André ainda é dúvida: caso não se recupere a tempo de enfrentar o São Paulo, abrirá novamente brecha para Chicão. Embora não esteja com 100% das condições físicas, Paolo Guerrero dificilmente sairá do time - ele é o artilheiro do Timão na temporada, com 12 gols.

A última incógnita fica por conta de Emerson Sheik. Ele ainda negocia para renovar seu contrato com o clube – que termina em dezembro. Mesmo assim, já deixou claro que planeja disputar a Recopa Sul-Americana e, portanto, se for o caso de sair, fazer sua despedida levantando uma última taça. A má fase de Pato – antes à frente na disputa pela vaga - deverá pesar a favor do camisa 11 na equipe.

O jogo-treino contra o Audax, agendado para o próximo sábado, deverá dar maiores pistas, mas o provável time do Corinthians diante do São Paulo no dia 3 será o seguinte: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo e Renato Augusto (Ibson); Emerson Sheik (Alexandre Pato) e Paolo Guerrero.

Renato Augusto treino Corinthians (Foto: Mauro Horita )

Gramado da Arena Corinthians começa a ser plantado por Andrés


andres sanches arena corinthians (Foto: Marcos Favari/Odebrecht)

Um marco das obras da futura Arena Corinthians foi estabelecido nesta terça-feira. Pilotando a máquina semeadora, o ex-presidente do Timão Andrés Sanches iniciou o plantio do gramado. O equipamento operou leste/oeste do terreno. Nesta quarta, a máquina de semear vai percorrer o sentido norte/sul (de um gol a outro) e também será realizada a primeira adubagem. De acordo com o cronograma, o gramado da Arena Corinthians deve ficar pronto em setembro.

Até lá haverá um período de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, em que serão feitos poda, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros trabalhos. Todo automatizado, o sistema de irrigação contará com 48 aspersores, com acionamento individual, permitindo irrigar partes diferentes do gramado, de acordo com as necessidades.

Antes do início da semeadura do gramado, foi realizada uma escavação de 6 mil metros cúbicos de terra, material que foi utilizado para aterrar outras áreas e trabalho dentro do canteiro, e o piso foi rebaixado em cerca de 70 centímetros.

Após a retirada desse material, foram instalados os sistemas de drenagem a vácuo e de resfriamento da grama. Como o gramado será de inverno, o resfriamento é necessário para garantir que no verão o piso sobreviva e esteja perfeitamente firme na época do inverno, quando se jogará a Copa. Em seguida, foram colocadas camadas de britas e areia.


terça-feira, 25 de junho de 2013

Com Flamengo de olho, Emerson Sheik e Corinthians têm problemas com a renovação

Emerson Sheik, do Corinthians

Herói da conquista da primeira Copa Libertadores do Corinthians, Emerson usa a sua história para pedir dois anos de contrato. A diretoria alvinegra reitera sua política de compromissos curtos com atletas mais velhos e aponta que o atacante completará 35 anos em setembro. E os dois lados procuram jogar duro na negociação.

"Foi feita uma proposta para a permanência. Ele está analisando", disse o diretor adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, sempre sereno em suas respostas. É um ano ou nada? "Está em negociação ainda. Não dá para falar que nunca vai acontecer isso ou aquilo."

Mas a verdade é que a direção vem tentando mostrar alguma rigidez em sua posição. Até porque o outro lado da conversa, conduzido pelo empresário Reinaldo Pitta, não pega leve nem hesita em usar o interesse de outros clubes, como o Flamengo, para mostrar que há quem ofereça um contrato mais longo ao Sheik.

O acordo atual de Emerson com o Corinthians termina em dezembro. Isso significa que ele já pode assinar um pré-acordo com qualquer outro clube, com validade a partir de janeiro. E Pitta fala até em pagar a multa para antecipar o divórcio, algo visto como blefe pelos dirigentes alvinegros.

Houve uma negociação semelhante, mas com outro tom, há menos de um ano. Então com 33 anos, Danilo queria duas temporadas de contrato; o clube oferecia uma. Chegou-se sem grande dificuldade de um ano e meio, com término previsto para junho de 2014 -- quando o meia terá 35 anos.

O Timão confia em um fim semelhante para as conversas com Pitta por Sheik, mas elas não são simples. "Sinto que ele está satisfeito aqui, isso é muito claro. E também estamos satisfeitos com ele", comentou Duílio, antes de repetir que está "no aguardo" da resposta da proposta feita.

Os dirigentes também esperam a resposta de Chicão, de 32 anos, outro jogador que se enquadra no perfil do experiente em fim de contrato. Alessandro, de 34, completa a lista, mas o lateral direito ainda não sabe se será um jogador de futebol profissional em 2014.

Jogo-treino do Corinthians será contra a ex-equipe de Paulinho


O Corinthians enfrentará o Audax-SP, clube que formou Paulinho, em jogo-treino no CT, na tarde de sexta-feira. O clube do grupo Pão de Açúcar foi o escolhido pela comissão técnica para medir o desempenho da equipe antes da primeira decisão da Recopa Sul-Americana contra o São Paulo, no dia 3 de julho.

O convite, aliás, mostra uma boa relação entre as partes que realizaram a transação de Paulinho para o Tottenham (ING). O Audax-SP, que disputará a Série A1 do Paulistão em 2014, tem 50% dos direitos econômicos, e receberá os mesmos dez milhões de euros (ou R$ 29,6 milhões). Na segunda-feira, o diretor-adjunto Duílio Monteiro Alves chegou a se confundir com a legislação e disse que o Timão teria de pagar 17% desse valor em impostos. A taxa, porém, só vale para a compra de jogadores do mercado externo.

De qualquer forma, o objetivo de Tite e de sua comissão técnica é deixar o Timão pronto para a decisão contra o Sampa.

- Estamos trabalhando aos pouquinhos para ficar nas melhores condições. A última semana foi muito pesada pelos treinos físicos. Agora, aos pouquinhos, iniciamos os trabalhos por setores e esperamos que a resposta desse jogo-treino seja boa. Jogaremos meio tempo com uma equipe e meio tempo com outra - explicou o auxiliar-técnico Cleber Xavier

Guerrero ganha apoio de diretor


As reclamações de Paolo Guerrero a um jornal peruano em relação ao calendário brasileiro, seguidas pela afirmação de que ele ainda tem o desejo de voltar a atuar na Europa, não preocupam a diretoria corintiana. De acordo com o diretor-adjunto Duílio Monteiro Alves, o camisa 9 seguirá no Timão durante todo o segundo semestre. Em julho de 2012, o Timão gastou 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 7,5 milhões) para tirá-lo do Hamburgo (ALE). O contrato vai até julho de 2015.

– Não teve procura (de outros clubes). Entendemos o que ele falou porque é uma coisa que nós todos, diretores e presidentes, reclamamos. É um problema do futebol brasileiro. Temos de nos mobilizar para mudar. Foi um desabafo, é realmente muito puxado e desgastante para todos – disse Duílio.

Na última semana, o preparador físico Fábio Mahseredjian deu razão às reclamações sobre o desgaste do atacante, que vive um jejum de oito jogos pelo Timão. O último gol foi marcado na vitória por 4 a 0 contra a Ponte Preta, nas quartas de finais do Paulistão, em 28 de abril. A seca, porém, não é apenas no clube. Ele também não marca pela seleção peruana desde 10 de junho de 2012, contra o Uruguai. Depois disso, nove jogos (sendo dois amistosos) se passaram e nada de bola na rede.

 DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

Timão admite consulta por Cleber


Após o presidente Márcio Della Volpe revelar que o Corinthians voltou a consultar a Ponte Preta sobre Cleber, o diretor-adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, deu entrevista coletiva no CT e confirmou o interesse no zagueiro.

- Existe uma consulta nossa com o presidente da Ponte, estamos analisando agora para ver se existe ou não a possibilidade em relação a valores. Estamos estudando e vendo se e viável ou não pensar na contratação - disse o dirigente.

O Timão ainda não fez uma proposta oficial, mas já ouviu os valores. Na semana passada, a Macaca mostrou-se publicamente disposta a aceitar uma investida entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões. Nessa semana, porém, o presidente já dá entrevistas dizendo que não abre mão de receber a multa rescisória para clubes brasileiros: R$ 8 milhões.

Desde a semana passada, o jogador de 22 anos já não treina com o elenco campineiro. O meia Giovanni, de 19 anos, foi emprestado para a Ponte, mas não tem nenhuma relação com o negócio. O Internacional, com o apoio da Traffic, é outro candidato a levar o defensor. É possível que as definições aconteçam nessa semana


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Com possível perda de Chicão, Timão observa nomes para a zaga


Chicão treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Corinthians pode perder o zagueiro Chicão em breve. O defensor de 32 anos tem compromisso com o Timão apenas até dezembro, e já deixou claro – inclusive, através das redes sociais – que pode assinar um pré-contrato com outro clube. Embora tenha feito uma proposta de renovação para o jogador, a diretoria admite observar outros nomes para o setor, como Cleber, da Ponte Preta, e Sidnei, do Benfica.

O zagueiro da Macaca é um caso mais avançado. Valendo-se da boa relação com a diretoria do time de Campinas, o Corinthians fez uma consulta por Cleber na última semana. O presidente da Ponte Preta, Márcio Della Volpe, fixou o preço do zagueiro em R$ 5 milhões. O Internacional também havia entrado na negociação, mas se assustou com o preço, esfriando os rumores. O Timão deve fazer uma proposta formal pelo jogador em breve.

– Fizemos uma consulta em relação aos valores sobre o jogador, e estamos estudando para ver se é viável ou não essa contratação. É uma análise de possibilidades – resumiu o diretor-adjunto do Corinthians, Duílio Monteiro Alves.

Atualmente, a Ponte Preta conta com dois jogadores do Corinthians, cedidos por empréstimo: os meio-campistas Luís Ramírez e Giovanni deverão ficar até o fim deste ano na equipe. Em contrapartida, o volante Guilherme Andrade integra o elenco do Timão (para ter Ramírez com os salários pagos e prioridade de compra até dezembro, a Macaca cedeu 50% dos direitos econômicos do seu atleta – porcentagem estimada em R$ 1 milhão).

Já o caso de Sidnei está em estágio menos avançado. Revelado pelo Internacional, o zagueiro foi comprado pelo Benfica em 2008. Três anos depois, acabou emprestado ao Besiktas, da Turquia, e voltou na temporada seguinte para integrar a equipe B do clube português. O defensor chamou a atenção dos olheiros corintianos, que vasculharam o futebol europeu e todas as divisões do Paulistão em busca de possíveis reforços.

O zagueiro Gil, um dos destaques do Corinthians no primeiro semestre desse ano, foi contratado desta maneira. No pouco expressivo Valenciennes, da França, o jogador despertou interesse após longa análise. Duílio negou que o Timão tenha feito qualquer sondagem, mas admitiu que Sidnei está na "rede de observação" alvinegra.

– O Corinthians analisa e estuda muitas opções. Tanto em campeonatos regionais como fora do país. O Gil, por exemplo, estávamos tentando trazer havia dois anos. O Sidnei vem sendo observado, mas nada além disso – esclareceu o dirigente.

Como Chicão iniciou o ano recuperando-se de artroscopia no joelho, Gil ganhou vaga entre os titulares e não deixou mais a formação principal do técnico Tite. No primeiro semestre, ele formou a dupla de zaga ao lado de Paulo André. Além dos nomes citados, o Corinthians ainda conta com Felipe e com o jovem André Vinícius para o setor defensivo.

O Timão esteve próximo de fechar contrato com Wanderson, do Sertãozinho, mas ele foi reprovado nos exames médicos. O zagueiro teve constatado um problema na cartilagem do joelho direito, e foi operado por Joaquim Grava, consultor médico do clube. Ele irá se recuperar durante três meses no CT do Timão e, se estiver pronto ao final do período, poderá fechar o negócio.


Elenco corintiano encara frio no CT e faz atividades físicas nesta segunda


Em um clima frio, o elenco corintiano voltou aos treinamentos, na manhã desta segunda-feira, no CT Dr. Joaquim Grava, em preparação para o segundo semestre. Enquanto os goleiros fizeram um trabalho específico no campo, os demais jogadores, após a academia, realizaram atividades físicas no gramado.

Com o preparador de goleiros Mauri Lima, Cássio, Danilo Fernandes, Julio Cesar e Wálter fizeram trabalhos físico-técnicos. Os jogadores tiveram o reflexo e a saída de gol testados.

Já o restante dos atletas iniciou com uma atividade na academia. Em seguida, o elenco foi separado em dois grupos. Sob coordenação do preparador físico Fábio Mahseredjian, os corintianos fizeram uma corrida com obstáculos. O clima foi de bastante tranquilidade, com brincadeiras entre os jogadores. Em alguns momentos, o massagista Ceará até começou a empinar pipa no CT.

O elenco do Alvinegro de Parque São Jorge faz outro treinamento, no período da tarde. Em seguida, os jogadores, que estão concentrados desde a última quarta-feira, estão liberados pela comissão técnica da equipe



Diretor do Corinthians nega propostas por Sheik


O atacante Emerson Sheik tem contrato com o Corinthians até o final da temporada. No começo de julho, o herói da Libertadores pode assinar um pré-contrato com outra equipe. Um dos times interessados, o Flamengo acompanha o imbróglio do jogador. Contudo, o diretor-adjunto do clube, Duílio Monteiro Alves, rechaça que o Alvinegro de Parque São Jorge tenha recebido proposta de outros clubes.

- O Corinthians não recebeu nenhuma proposta do Flamengo ou de qualquer outro clube – declarou o dirigente corintiano, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no CT Dr. Joaquim Grava, que completou.

- Não tenho nenhuma informação sobre o Flamengo, o Corinthians não foi procurado. O contrato acaba no fim do ano e o clube aguarda um retorno do Reinaldo (Pitta, empresário).


Emerson Sheik só tem uma certeza: vai jogar a Recopa

Emerson pode aceitar a proposta de um ano de renovação do Corinthians, pode convencer a diretoria a lhe dar os dois anos desejados, pode negar e firmar um pré-contrato com outro clube a partir de 1º de julho ou até, de uma forma mais radical, solicitar uma rescisão amigável para sair antes de dezembro.

Uma única coisa, porém, já é certa: se reunir condições clínicas e não receber suspensão na primeira, o atacante jogará as duas decisões da Recopa Sul-Americana, nos dias 3 e 17 de julho, contra o São Paulo.

Ao mesmo tempo em que o empresário Reinaldo Pitta negocia a sua renovação contratual com o Timão, vários clubes já procuraram o agente para tentar contratá-lo. Segundo uma fonte do LANCE!Net, são sete clubes do futebol brasileiro. No Brasileirão, já fez cinco jogos - o regulamento permite no máximo seis para que possa trocar de clube na competição.

Aos 34 anos, o camisa 11 já declarou inúmeras vezes o desejo de se aposentar onde está. Por isso, gostaria que esse novo contrato tivesse a duração de duas temporadas. A diretoria, porém, tem receio de dar a ele um longo vínculo diante da queda de produtividade de 2012 para 2013. Neste ano, marcou só quatro gols.

Apesar da falta na semana passada para cuidar da macaca de estimação, tem se dedicado aos treinos e mostrado vontade de ser valorizado. No Instagram, publicou texto que pode ser interpretada como cobrança por reconhecimento, embora não seja claro.

"Amizade, Foco, comprometimento, lealdade, responsabilidade, Títulos, muitos títulos , respeito, muito respeito, amor, afinidade, muita afinidade, disputa, dificuldades, superação, dor, alegria, família, e por fim : Reconhecimento e Gratidão !!! #foco#recopa# P.S: 34? Parece 20 !!!rsrs," escreveu, junto de uma foto dele fazendo exames.

Em contato com a reportagem na última semana, Reinaldo Pitta afirmou que as definições poderiam ser conhecidas amanhã, em reunião com a direção alvinegra.  No domingo, o gerente Edu Gaspar atendeu a ligação da reportagem e, ocupado, pediu que ela fosse feita em alguns minutos. Depois, não atendeu.

As incertezas quanto ao futuro dele, portanto, seguem vivas. Bem condicionado e com vontade de mostrar sua importância, Sheik pode convencer o Timão a se render ao pedido com boas atuações na Recopa.

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.


Comissão técnica antecipa o fim da concentração do elenco corintiano

O elenco corintiano recebeu um "prêmio" da comissão técnica. O regime de concentração, iniciado na última quarta-feira e que tinha previsão para terminar nesta quarta-feira, teve o término antecipado.

Nesta segunda-feira, os jogadores ainda treinam em dois períodos, como fizeram ao longo de todos esses dias. No fim da tarde, porém, já estarão liberados para voltarem às suas casas. Isso porque, na avaliação dos preparadores físicos, os trabalhos já renderam o resultado esperado.

Desde que se reapresentaram no dia 17, os atletas passaram por baterias de exames e avaliações nos dois primeiros dias e, depois, intercalaram treinos físicos, físico-técnicos e técnicos. A partir de agora, a ideia é abaixar o volume de atividades, mas aumentar a intensidade durante as horas de trabalho. Com treinos com bola, o técnico Tite inicia a formação do time.

Edenilson, que tem um filho de cerca de um mês e meio (Murilo), foi um dos que mais sofreu no CT.

– A gente usa o Skype e celular para matar a saudade – declarou o lateral-direito, que deve ser titular no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, diante do São Paulo, no estádio do Morumbi, pois o titular da posição Alessandro está machucado e foi descartado do confronto.


Timão se prepara para maratona maior no segundo semestre

Assim que subir as escadarias do estádio do Morumbi em direção ao gramado, no dia 3 de julho, pelo jogo de ida da Recopa diante do São Paulo, o Timão dará o pontapé inicial visando aos duelos no segundo semestre. E se a maratona nos primeiros seis meses da temporada foi desgastante, os jogadores alvinegros terão de se superar ainda mais no restante do ano.

Em 2013, os atletas participaram de 36 partidas. Após o jogo contra a Portuguesa, o último antes da pausa para a Copa das Confederações, o elenco alvinegro justificou o cansaço físico como um dos fatores para indicar a queda de rendimento.

A partir de agora até dezembro, o Corinthians já tem garantido, no mínimo, 37 jogos. Caso chegue à final da Copa do Brasil, o número pode subir a 43 partidas. Para suportar a exigência física e obter bons resultados, a comissão técnica e o departamento médico destacam a "verdadeira" pré-temporada no meio do ano.

– Eu vejo de uma forma melhor termos uma mini pré-temporada. As equipes conseguem se preparar melhor, principalmente no meio do ano, com mais tempo – disse o preparador físico do clube, Fábio Mahseredjian.

Um dos que mais sofreram com a maratona inicial, Guerrero está há oito jogos sem balançar as redes pela equipe e alia a queda de rendimento com o excesso de partidas. Na temporada, o peruano jogou 27 dos 36 confrontos do clube. Por isso, até revelou desejo de voltar à Europa.

De olho no alto rendimento, os preparadores físicos buscam alternativas. Por conta da idade, Danilo e Alessandro devem ser poupados de alguns jogos. Já Paulo André e Renato Augusto recebem atenção maior pelo histórico de lesões.

– É extremamente fatigante jogar de quarta e domingo. É o que vai acontecer com o clube no segundo semestre – concluiu Fábio.

Por isso, o elenco aproveita as duas semanas de treinos para ir em busca de mais taças em 2013.

Sem vantagem diante do rival

O Corinthians voltou aos treinamentos uma semana antes do São Paulo, visando ao confronto de ida da Recopa. Mas o elenco rechaça que haja vantagem física.

– O nosso último jogo foi no sábado, e o do São Paulo na outra quarta-feira. Nós demos uma semana de férias, da mesma forma que eles deram uma semana. Pela Lei, os times têm de ter 30 dias de férias. Tivemos pouco mais de 20 dias no começo do ano e completamos os 30 agora. Não é o tempo de treinamento que vai dar vantagem. São dois jogos pontuais. Quem tiver melhor no dia, não só preparado físicamente, técnicamente e taticamente, mas sim emocionalmente - declarou Fábio Mahseredjian.

De olho no jogo decisivo, o elenco tricolor volta aos trabalhos nesta segunda-feira e, no próximo sábado, encara o Flamengo, em jogo amistoso, em Uberlândia. Já o Corinthians, que começou a preparação uma semana antes, fará apenas um jogo-treino, no próprio CT Dr. Joaquim Grava.

Exigências físicas

Retorno mais tardioPor conta do Mundial, os atletas que atuaram no torneio voltaram e só estrearam na quarta rodada do Paulista e buscaram a classificação.

Viagens longasNa Libertadores, o Timão teve viagens cansativas. Atuou nas altitudes de Oruro (BOL) e Bogotá (COL), além das 17 horas até Tijuana (MEX).

Sequência decisivaNos mata-matas do Paulista e da Libertadores, titulares jogaram nos meios e finais de semana pelo time.

Jogos nesta temporada43 é o máximo de jogos que o Timão pode fazer nesse ano. São 33 partidas pelo Campeonato Brasileiro, duas pela Recopa e até oito duelos na Copa do Brasil. O Corinthians entra nas oitavas de final deste torneio.


DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

domingo, 23 de junho de 2013

Flamengo faz contato por retorno de Sheik


Emerson treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Flamengo trabalha para ter Emerson Sheik de volta. Com a negociação travada para renovação de contrato com o Corinthians, o atacante já foi procurado pelo Rubro-Negro, e o contato inicial agradou a ambas as partes. O jogador, porém, aguarda a decisão da Recopa Sul-Americana, contra o São Paulo, nos dias 3 e 17 de julho, para decidir sobre seu futuro. O vínculo com o Timão se encerra no fim do ano, e uma mudança imediata não está fora de cogitação, apesar de a prioridade ser a permanência no Parque São Jorge.

Além do Flamengo, outros seis clubes - quatro do Brasil e dois dos Emirados Árabes - procuraram Emerson, que está livre para assinar um pré-contrato. O fato de voltar a morar perto dos filhos pesa a favor dos cariocas nesta disputa.

Sheik chegou dos Emirados Árabes para o Fla em 2009 e foi campeão carioca e brasileiro

Aos 34 anos, Sheik pensa em encerrar a carreira no fim de 2015 e sugeriu um novo contrato de dois anos ao Corinthians. O clube, porém, sinaliza com um acordo por uma temporada, o que não foi aceito. Já o Flamengo, assim como outros clubes, concorda com o desejo do atacante. Pessoas próximas a Emerson tratam o Rubro-Negro como uma "opção muito forte" caso o imbróglio com os corintianos não seja resolvido.

O Flamengo foi o primeiro clube em que Emerson teve destaque no Brasil, após longa passagem por Japão, Qatar e Emirados Árabes. Contratado como praticamente um desconhecido por Kleber Leite, em 2009, ele foi campeão carioca e participou de metade da campanha do título brasileiro, até sair para o Al-Ain dos Emirados Árabes. Na Gávea, ele participou de 26 jogos, 23 como titular, marcando 11 gols.


Chicão vai resolver sozinho o seu futuro no Timão


Assim como Emerson Sheik, Chicão tem contrato até 31 de dezembro e vive a expectativa de ter o seu vínculo contratual renovado, mas as negociações ainda não avançaram.

O camisa 3 não é mais agenciado pela Think Ball, dos empresários Marcelo Goldfarb, Marcelo Robalinho e Bruno Paiva. No último mês, o zagueiro de 32 anos optou por não renovar o seu contrato com os agentes e negociar por conta própria os interesses profissionais.

No início da semana, o diretor-adjunto Duílio Monteiro Alves deu entrevista coletiva no CT e explicou que ainda não há acerto:

– Nas primeiras conversas não foi nada definido. Em relação ao que ele postou no Twitter, que está faltando seis meses para o final do contrato, isso é legislação, ele pode conversar com outro clube, fazer um pré-contrato, mas não chegou nada para a gente – garantiu ele.

Na semana passada, o zagueiro causou alvoroço entre os corintianos na internet ao comentar notícia sobre a proximidade do fim de seu contrato. Esclareceu que, pela lei, já poderia assinar um pré-contrato com outro clube. Fato que, na verdade, só pode acontecer a partir do dia 30 desse mês, quando faltarão exatos seis meses para o fim do vínculo. A renovação é incerta

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

Paulo André diz: 'A Copa não fez bem para o Brasil'

Uma imagem que não existiu e que provavelmente não existirá não sai da cabeça de Paulo André nos últimos dias:

– Estaremos concentrados até quarta-feira e brinquei com o Alessandro, que está vibrando com a movimentação popular: "Imagine se a gente pega uma van e para no meio do protesto com metade do time, que legal seria" – disse ele.

– É óbvio que o Tite não vai deixar, há os outros interesses, mas seria um sonho. Seria coçar o pé do Sócrates ver o Corinthians à frente de outra manifestação – afirmou.

Jogador brasileiro mais engajado em questões sociais e políticas de sua geração, o corintiano falou ao L! e, dentre outras coisas, revelou que o Paulistão quase sofreu uma greve entre os jogadores e que mudou sua ideia sobre a Copa.

– Acho que ela não fez bem ao Brasil. Não estávamos preparados – disse ele, que adotou como causa a protestar a votação da PEC 37 (veja a foto), que acabou sendo adiada para julho.


LANCE!Net: Você se manifestou a favor das manifestações. É hora de os atletas se unirem pela causa?
Acho fundamental, pois a sociedade se espelha na gente para chegar em algum lugar, como ídolo, herói ou prova de superação. Tenho certeza de que quando disse que apoio o movimento pacífico, que sou contra a violência mas que estou junto deles nas reclamações, muitas pessoas que gostam de mim começaram a tentar entender melhor o movimento. A força dos atletas é grande, mas mal explorada.

L!Net: Nas Diretas Já, Sócrates, Casagrande & Cia. subiram em palanques. O que dá para fazer?
Uma vez que você tem consciência política e posicionamento, pode se expor e colocar o seu na reta. Mas não dá para sair do zero ao cem de uma hora para outra. Se o atleta não tem coragem de falar que o trabalho de alguém é bom ou ruim, não é agora que vai sair falando. O momento é interessante para que se conscientizem do seu poder, que é preciso entender mais de política e gestão para se posicionar. Vale só apoiar? Vale muito. Os jogadores hoje são capazes de fazer só isso.

L!Net: Alguns opinaram na Seleção Brasileira. O que achou?
Quem apareceu foi pressionado e exposto. Você está na Seleção, no olho do furacão e te perguntam, você é obrigado a responder. Deviam fazer mais vezes, em mais causas, alertar o povo de que há a necessidade de melhoria. Não preciso defender tudo, mas no que concordo, por que não me expor? Você não vai agradar a todos. Foi o maior aprendizado que tive com Sócrates.

L!Net: O que ele te falou sobre isso?
Quando perdemos para o Tolima (na Libertadores de 2011), saímos do CT apedrejados. Pensei: "Não sou bandido". No ônibus  já fui pensando no texto, foi um dos primeiros que escrevi, mas estava inseguro. Primeiro porque jogador escrever  já é esquisito (risos). Segundo que, no pior momento da história do clube, vou ser contra a torcida? Liguei para o Doutor e mandei o texto por e-mail. Ele leu,  me convidou  para ir à casa dele, e me disse: "Essa é uma decisão tua, mas   só quero que entenda que tua causa não pode ser maior do que a paixão do corintiano. O resto você está coberto de razão". Voltei para casa, fiz mudanças e soltei o texto. "Apanhei" de muita gente, mas  comecei a chamar a atenção para um lado que ninguém conhecia. Se expor é um risco.  Mas bem embasado, às vezes vale a pena.

L!Net: Seu discurso pode influenciar mais jogadores a darem opiniões?
Já fui mais sonhador,  que poderia influenciar os próximos a mim, mas acho que talvez influencie a próxima geração. Ela vai ver que é possível ser jogador e pensar fora da caixinha. Vejo muito medo de diretoria, dos clubes, da torcida. Vou jogar mal e falhar, então meu telhado é  de vidro. Aguento brincadeira: "Vai pintar! Ganha bem e fica aí reclamando". É uma consequência...

L!Net: Você compartilhou na internet o editorial do L! que pede mudanças na estrutura do futebol. Por quê?
Concordo com praticamente tudo. É uma das minhas ideias mudar o futebol. Primeiro mudar o país, que é o que se fala hoje, mas há três anos faço críticas para mostrar que o calendário é ruim, que a CBF não executa seu trabalho de forma adequada, que as federações não se preocupam com clubes do interior. Quando li, me senti representado. Vejo que o movimento ganha força. O modelo de formação de atletas do futebol brasileiro é ultrapassado, então é um grande momento para irmos nesse caminho e tentar mudanças pontuais para se desenvolver e voltar a crescer como o país do futebol.


L!Net: Você é a favor da realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil no ano que vem?
Quando ela chegou, fiquei feliz, era um sonho. Todo mundo gostaria de ver a Copa aqui e ganhá-la, mas o projeto inicial do governo era que a iniciativa privada tocasse a maior parte das obras, que todo o desenvolvimento de infraestrutura e mobilidade urbana fosse feito assim. Depois de algum tempo você percebe que não aconteceu isso. Nada mais justo do que mudar de opinião. Hoje, foram gastos mais de R$ 28 bilhões e não há legado estrutural. Ficam os estádios, todos lindos e bem feitos, mas onde foram gastos mais do que se devia. E você vê a dificuldade nos aeroportos, com quase nenhuma obra concluída. Quando tiro um pouco a cabeça do futebol e olho por cima, acho que não fez bem para o país. Não estávamos preparados para isso. Tinham coisas mais importantes do que a Copa e a Olimpíada para que melhorássemos antes.

L!Net: O Corinthians está envolvido na Copa. Nunca te silenciaram?
Não. Uma vez o Andrés (Sanchez, ex-presidente) falou que primeiro eu tinha de jogar para depois falar, porque eu estava machucado. Ele estava na CBF e eu era contrário às decisões. Faltavam projetos a longo prazo. Foi a única invertida que tomei. Tenho um grande apreço por ele, mas continuarei falando porque são minhas opiniões, é ideológico.

L!Net: O que projeta para o futuro?
Brinco que um dia vou ser presidente da CBF. Ou melhor, da Liga.

L!Net: Prefere o modelo de ligas?
Seria mais interessante e rentável, mais produtivo para o futebol. Porque teriam menos cargos políticos e mais cargos técnicos na direção.

L!Net: Qual seria sua primeira medida?
São tantas (risos). É necessário planejamento. Onde queremos estar em 20 anos? Que futebol queremos jogar? Um bonito como o da Espanha? Como o de 1970 ou de 1982? Vamos capacitar pessoas para que, dentro de clubes e federações, capacitemos esse tipo de atleta. O resultado virá em alguns anos. É função da CBF investir para atingirmos o tipo de futebol que se quer. Hoje ela cuida do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Seleção, mas vejo um vácuo grande de vontade de querer melhorar o produto que eles têm na mão. Na Seleção há pressão, mas nos torneios não se pensa em melhorar o nível.

L!Net: Faltam bons técnicos de base?
Já é necessário, mas em algum momento vão perceber que a capacitação dos profissionais que trabalham com futebol é urgente. Além do currículo de educador físico, é necessário um curso da CBF, como é feito em toda a Europa. Que se capacite pessoas para trabalhar com crianças dos 10 aos 12, dos 12 aos 15 e dos 15 aos 17, cada nível com sua graduação e elementos básicos de aprendizado. Isso com uma linha central para desenvolver o trabalho desejado.

L!Net: Acha que os jogadores deveriam participar mais das decisões?
Sim, não só no futebol, mas em todos os esportes. Hoje, é muito engessado o modelo político de federação e confederação. O jogador não tem voz. Na última vez que teve greve na NBA (liga de basquete americana), quem representou os atletas foram Kobe Bryant, LeBron James e outros seis dos melhores. São esses que podem dar a cara a tapa. Aqui são os de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Inter... Temos de fazer em benefício de quem vem atrás. Se hoje tenho essa visão, foi porque joguei no Taboão da Serra e ganhei R$ 180 mensais por um ano. Joguei no CSA (AL) e não tinha o que comer. Me formei dentro do São Paulo, mas minha parte educacional foi ruim. Que tipo de atleta estamos formando? Quando pegam o microfone, não conseguem dar entrevista. Mas o atleta profissional hoje é reflexo da sociedade. O ensino público é ridículo.

L!Net: O sindicato te representa?
Já troquei farpas com eles. Em 2010, tentei ajudar com ideias, mas as coisas não andaram. Não nos perguntam sobre o calendário, as férias, a preparação. Em 2012, quando o Palmeiras foi agredido, fui o único jogador a dar entrevistas falando do absurdo. O sindicato me chamou de pseudo-politizado. Mas esse ano melhorou muito. Criaram um conselho para atletas de cada time irem às reuniões. Quase fizeram uma greve no Paulistão, que foi apoiada por todos, pela violência contra o Guarani e Palmeiras. Infelizmente não ocorreu, mas nós éramos a favor dela.

L!Net: Se votasse em 2015, quem apontaria como presidente da CBF?
Tem de ser alguém preparado e com visão para o longo prazo, com capacidade de gestão diferenciada. Hoje não vejo nenhum ex-atleta com competência para assumir o posto.

L!Net: Os protestos vão parar? E é melhor torcer contra o Brasil na Copa das Confederações, pelo impacto?
Não, de jeito nenhum, eles têm de aumentar. Não eram só pelos vinte centavos, né? Reduziram a tarifa, mas era o mínimo. E temos de torcer a  favor do Brasil. Aquele sentimento que a Seleção não representava o povo se inverteu. Estão dispostos a lutar e, mesmo assim, apoiar a equipe. Mesmo discordando da CBF e do gasto excessivo do dinheiro público.


Paulinho se junta a Lucas, Neymar e Barcos nas vendas do mercado paulista


Neymar/Lucas/Paulinho/Barcos (Fotos: LANCE!Press)

O mercado do futebol paulista está agitado nesta temporada. No sábado, o Corinthians negociou o volante Paulinho com o Tottenham (ING). Com isso, o volante se junta a outros grandes atletas que deixaram os principais times de São Paulo. Lucas, ex-Tricolor, foi para o Paris Saint-Germain (FRA), Barcos, ex-Palmeiras, deixou o Sudeste para acertar com o Grêmio. Por fim, Neymar, ex-Santos, vai se juntar a Messi, Xavi e Iniesta na equipe do Barcelona (ESP). Essas foram as principais negociações dos clubes do estado até aqui no ano.

Confira abaixo como foram as tratativas envolvendo cada um desses jogadores:

Paulinho, o volante-artilheiro

O Corinthians concretizou, no sábado, a venda de Paulinho para o Tottenham (ING). Assediado por clubes europeus, o volante viu o Timão aceitar a oferta do time de Londres, que desembolsará os 20 milhões de euros previstos pela multa contratual, ou seja, cerca de R$ 59 milhões. Com 50% dos direitos econômicos do camisa 8, o clube de São Paulo terá exatos 10 milhões de euros entrando no cofre. O Audax-SP receberá a outra metade do montante.

Concentrado com a Seleção Brasileira que disputa a Copa das Confederações, o volante de 24 anos ainda não assinou contrato com o time inglês, mas o fará após a participação da equipe no torneio de seleções.

O volante também estava na mira de equipes europeias, como os italianos da Inter de Milão e Roma. O Shakhtar Donetsk (UCR) e o Mônaco (FRA) também demonstraram interesse no jogador. O contrato com o Tottenham será firmado por quatro anos. Paulinho fez 167 jogos pelo Timão e balançou 32 vezes as redes adversárias.

Neymar, a Joia que o Santos lapidou

Após títulos, golaços e danças nas comemorações, o Santos negociou uma das maiores revelações da história do clube e do Brasil: Neymar, que assinou com o Barcelona (ESP). Na última reunião de Conselho, na terça-feira passada, a diretoria apresentou os valores envolvendo a venda da Joia: 17 milhões de euros, dos quais o clube tem direito a 55%, sua parte nos direitos econômicos. Ou seja, cerca de R$ 26 milhões.

No entanto, na mesma reunião, a diretoria informou que serão disputados dois amistosos com o Barcelona ainda como parte da negociação. O Santos, a princípio, ficará com a renda dos dois. O primeiro, na Espanha, foi confirmado pela imprensa espanhola para o dia 2 de agosto. O segundo, pelo combinado, será em Santos, e, se não acontecer, renderá ao clube uma indenização de 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 14,5 milhões), conta também prestada pela diretoria.

Em 228 jogos pelo Peixe, o atacante marcou 138 gols.

Lucas, o xodó são-paulino

O meia-atacante Lucas disse que gostaria de se despedir da equipe tricolor com a vaga na Copa Libertadores e um título. Além de obter êxito nos dois objetivos - São Paulo entrou no Grupo 3 do torneio continental e, em 2012, faturou a taça da Copa Sul-Americana -, o jovem de 20 anos também enriqueceu os cofres do clube do Morumbi com a saída.

Lucas acertou com o Paris Saint-Germain (FRA) em 2012, mas a transferência só foi selada no início deste ano. Com isso, o Tricolor também só recebeu o dinheiro no começo da temporada. O clube francês pagou R$ 117 milhões pelos direitos econômicos do jogador. O São Paulo ficou com R$ 87 milhões. 25% do total investido pelos parisienses foi para o meia-atacante.

Lucas fez 128 jogos pela equipe são-paulina e anotou 33 gols. Na final da Copa Sul-Americana, o meia-atacante inaugurou o placar que terminou com a vitória por 2 a 0 do clube do Morumbi diante do Tigre (ARG).

Barcos, a saída polêmica

A negociação de Hernán Barcos foi a mais polêmica da diretoria comandada pelo presidente Paulo Nobre, que assumiu neste ano. Embora dissesse que o atacante, principal nome do elenco e autor de 28 gols pelo clube em 2012, seria mantido, a cúpula decidiu vendê-lo após receber proposta do Grêmio, a fim de tentar melhorar a difícil situação financeira do clube.

No acordo, os gaúchos assumiram uma dívida de 750 mil dólares (cerca de R$ 1,5 milhões, na época) que o Palmeiras tinha com a LDU (EQU), ex-clube de Barcos. Ele também assumiram uma pendência de R$ 1,5 milhões com o próprio jogador. Além disso, o alviverde recebeu 2 milhões de euros (R$ 5,2 milhões, também na época) e mais quatro jogadores: Vilson, Léo Gago, Rondinelly e Leandro, todos por empréstimo. O primeiro, porém, tem vínculo com o Tricolor apenas até o final do ano e, por isso, poderá assinar de graça com o Verdão para 2014.

Leandro, artilheiro do Palmeiras no ano com sete gols, tem contrato com o Grêmio até o final de 2016. Se o Palmeiras quiser comprá-lo, o valor que ficou fixado entre as diretorias é alto: 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 14 milhões)

DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

Wilson Mano elogia 'ameaça' Paulinho e crê em sucesso do volante


Com 34 gols marcados com a camisa do Corinthians, Paulinho deixará o clube na posição de terceiro maior volante-artilheiro da história do clube. O camisa 8 sairá, portanto, a apenas um gol de igualar a marca de Wilson Mano, que jogou no Timão nos anos 1980 e 1990.

O ex-jogador não comemorou "o fim da ameaça." Com 405 jogos na história alvinegra, fez questão de lembrar que Paulinho conseguiu a marca com apenas 167 jogos disputados.

– Acho que esse negócio de estatística não tem nada a ver. Até porque ele jogou muito menos partidas do que eu. A média dele é bem maior do que a minha, isso não tem nada a ver, não – disse o ex-atleta.

Polivalente, Mano atuou também como lateral, zagueiro, meia e até atacante, enquando o atual camisa 8 sempre foi fiel à sua função. Campeão Paulista (1988) e Brasileiro (1990), ele crê que Paulinho também tenha entrado para a história.

– Com certeza, até pelos títulos que ele ganhou, pelo o que fez, por chegar à Seleção e estar dando retorno ao Corinthians. E ele está certo, tem de aproveitar o momento certo para sair, a carreira é curta – disse o ex-jogador, aos 49 anos.

O último gol de Paulinho foi contra o Botafogo, no Brasileirão.

Os volantes-artilheiros do Corinthians
Biro-Biro
Jogador do clube entre 1978 e 1988, o volante marcou 75 gols com a camisa do Timão. A marca é praticamente inalcançável, uma vez que os atletas que se destacam na posição logo são negociados com o futebol europeu. Foram preciso 589 partidas para que ele atingisse essa marca tão expressiva.

Wilson Mano
Vem em segundo na lista, com 35 gols.

Dino Sani
O quarto da lista, com 32 gols, foi superado recentemente por Paulinho. Jogou no clube entre 1965 e 1968, fazendo 116 jogos. Chegou ao clube já veterano, após jogar no Milan (ITA)

sábado, 22 de junho de 2013

Fábio Santos, do Timão, é absolvido após expulsão contra o Cruzeiro

O advogado João Zanforlin defendeu Fábio Santos alegando que o lance não foi violento, e pedindo a absolvição do lateral, que foi atendida por maioria de votos.

O STJD absolveu o lateral-esquerdo Fábio Santos, do Corinthians, após a expulsão contra o Cruzeiro, na quarta rodada do Brasileirão. O jogador foi julgado por "praticar ato desleal ou hostil" após empurrar Élber dentro da área e cometer o pênalti que decretou a derrota do Timão, mas não pegou punição posterior, que poderia ser de um a três jogo de gancho.

Respondendo ao artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, "praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente", o advogado João Zanforlin defendeu o jogador alegando que o lance não foi violento, e pedindo a absolvição do lateral, que foi atendida por maioria de votos.


DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

Exames mostram Alexandre Pato melhor do que no início da temporada

Segundo o Corínthians, o jogador está 100% fisicamente Foto: Fernando Borges / Terra Segundo o Corínthians, o jogador está 100% fisicamente 

Se ficou longe de corresponder às expectativas técnicas no primeiro semestre de Corinthians, Alexandre Pato pôde comemorar um período livre de contusões mais graves. Houve apenas um pequeno problema na coxa direita, e a projeção da comissão técnica para o segundo semestre é bastante positiva.

"O Pato encerrou o primeiro semestre jogando, está com 100% das condições. O que posso afirmar é que as avaliações dele foram melhores agora do que tinham sido no início do ano", afirmou o preparador físico Fábio Mahseredjian, após análise da bateria de testes feita pelos atletas na volta ao trabalho, no início da semana.

"A potência aeróbia, os índices de força e a condição anaeróbia também estão muito bons. Os índices fisiológicos dele foram melhores agora", acrescentou Mahseredjian, julgando possível superar, na segunda metade do ano, as 27 partidas feitas pelo atacante no primeiro semestre.

Já não está distante o recorde pessoal do camisa 7, que, em "cinco anos maravilhosos" no Milan, conseguiu 43 jogos como a maior marca em uma temporada. Bem fisicamente, o jogador espera encerrar o jejum de gols no Corinthians, que já dura dez partidas.

Até a aparente paz com a namorada Barbara Berlusconi - Pato aproveitou os oito dias de folga que tiveram os jogadores para visitá-la na Itália - pode ajudar. "É aquilo: 'Mens sana in corpore sano'. Quando a mente está boa, o corpo responde melhor", sorriu o preparador físico do Corinthians.


DICA DO BLOG: Melhores Artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

Corinthians acerta venda do volante Paulinho para o Tottenham


Paulinho lesão treino Seleção (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)

Depois de pouco mais de três anos no Corinthians, Paulinho jogará no Tottenham a partir da próxima temporada. O Timão aceitou a oferta feita pelo clube inglês, restando apenas o acerto de detalhes burocráticos para que o anúncio seja feito pelas partes. O jogador assinará contrato depois da Copa das Confederações.

Um membro da alta cúpula do futebol da equipe paulista confirmou o acordo. Os Spurs pagarão € 18 milhões, aproximadamente R$ 53 milhões. Os corintianos ficarão com metade (R$ 26,5 milhões) deste valor, já que possuem 50% dos direitos econômicos. O restante será do Audax-SP.

A saída de Paulinho era dada como certa pela direção desde a eliminação nas oitavas de final da Taça Libertadores para o Boca Juniors. O jogador vinha sendo bastante assediado desde o ano passado, quando o jogador brilhou na ótima temporada alvinegra.

O Inter de Milão surgia desde 2012 como um dos grandes favoritos a contratá-lo. No entanto, perdeu força depois que não se classificou para a Liga dos Campeões. O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, também manifestou o interesse, mas desistiu nos últimos dias.

Dirigido pelo técnico português André Villas-Boas, o Tottenham também está de olho no meia-atacante Bernard, do Atlético-MG. O elenco conta com outro brasileiro, o volante Sandro, revelado pelo Internacional.

Contratado do Bragantino após o Paulistão de 2010, Paulinho virou uma das estrelas do Corinthians ao fazer gols em jogos decisivos e ser fundamental no esquema do técnico Tite. Ele conquistou o Brasileirão de 2011, a Libertadores e o Mundial de 2012 e o Paulistão de 2013. Em 167 partidas pelo Timão, fez 34 gols.

Com a iminente saída, a diretoria se antecipou e contratou Ibson, do Flamengo. O elenco ainda conta com Guilherme e Edenílson para a mesma posição.

DICA DO BLOG: Melhores artigos de Futebol, Smartphones e Cameras Digitais.

Volante Cristian visita o Timão e se diverte com ex-companheiros


Cristian visita CT do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)

O volante Cristian, que jogou no Corinthians entre 2008 e 2009, visitou o CT Joaquim Grava na manhã desta sexta-feira. De férias na Europa, onde atua pelo Fenerbahçe, da Turquia, desde que deixou o Timão, o jogador encontrou ex-companheiros e se divertiu com funcionários do clube. Identificado com a torcida, Cristian mantém bom relacionamento com os corintianos até hoje, e já expressou a vontade de um dia voltar a vestir a camisa alvinegra.

Ele não foi o primeiro ex-jogador do clube a visitar o centro de treinamento no período de folga. O zagueiro Leandro Castán , além dos meias Alex, Willian e Bruno César já haviam voltado ao CT Joaquim Grava anteriormente. Revelado pelo Corinthians, o atacante Dentinho também deverá rever os ex-companheiros na próxima semana.

Do atual elenco, Cristian atuou ao lado do goleiro Júlio César, do lateral Alessandro, do zagueiro Chicão e do meia Douglas. Titular absoluto na equipe então comandada por Mano Menezes, ele conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Ficou marcado principalmente pelas constantes provocações ao rival São Paulo.

DICA DO BLOG: Melhores artigos de Futebol, Smartphones e Camêras Digitais.

Ponte pede R$ 5 mi por Cleber


Zagueiro Tiago é oficialmente apresentado pelo Guarani (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)

A novela envolvendo o destino de Cleber ganhou mais um capítulo. Se dias atrás o Internacional era o favorito para ficar com o zagueiro da Ponte Preta, o cenário mudou com a saída do Colorado da disputa e a primeira consulta do Corinthians. O presidente da Macaca, Márcio Della Volpe, está disposto a vender o jogador, mas mandou um recado para os interessados: quem quiser comprá-lo, terá de depositar R$ 5 milhões nos cofres da Ponte. Os últimos dias foram marcados por reuniões entre diretoria alvinegra e representantes dos jogadores, mas a definição ficou para a próxima semana.

O preço fixado pela diretoria campineira afastou o Internacional. O diretor executivo Newton Drummond confirmou que 'houve uma conversa, mas acabou não avançando'. O mesmo valor foi passado para o Timão, que ainda não deu uma resposta sobre a proposta. Até então, o Corinthians observava a situação do atleta de longe e só abriu diálogo quando percebeu que a Ponte estava aberta a negociá-lo. Outro ponto que pesou foi a lesão de Wanderson, também zagueiro, que operou o joelho direito e ficará três meses afastado.

- A negociação com o Inter parou. Passamos o valor, e eles recuaram. Nesta semana, o Corinthians fez uma consulta. Nós, assim como fizemos com o Inter, fizemos nossa proposta e agora estamos esperando uma posição. Ninguém voltou a entrar em contato até agora – afirmou Márcio Della Volpe, por telefone, na noite desta sexta-feira.

Cleber tem contrato com a Macaca até 2015. A multa rescisória para o mercado interno é de R$ 8 milhões. Para fora, chega a R$ 16 milhões. Pelos valores, a prioridade da Ponte ainda era vender o atleta para fora do país, mas o defensor já deixou claro que não vai para o exterior agora. Diante da postura do atleta, a cúpula alvinegra resolveu, também, não abrir mão de receber R$ 5 milhões, independentemente da composição do pagamento. A divisão do passe do atleta seria 30% da Ponte, 30% de Sérgio Carnielli (afastado da presidência do clube), 30% de empresários e 10% do próprio jogador.

Relembre o imbróglio entre Cleber e Ponte

Os lados entraram em rota de colisão depois que o clube aceitou uma oferta de R$ 9,73 milhões do Basel, na última semana, mas o zagueiro recusou sair do Brasil, sob a justificativa de que esperaria uma proposta do mercado nacional. Como cedeu nesse sentido, a diretoria espera que o zagueiro também abra mão de sua porcentagem – ou parte dela – para que o clube fique com os R$ 5 milhões desejados.

A polêmica aumentou quando jogador e diretoria trocaram acusações sobre a revisão de contrato. Cleber acusou o clube de esconder o aumento da multa rescisória. Por outro lado, o clube garante que não houve nenhuma irregularidade no processo.  O impasse deixou o clima pesado entre as partes, e a permanência do jogador no Majestoso ficou praticamente insustentável. Parte da cúpula não quer que o defensor vista novamente a camisa do clube.

Vale lembrar que Ponte e Corinthians têm boa relação.  No início do ano, o Timão emprestou o meia Ramírez, principal nome do elenco da Macaca, com os salários pagos até dezembro e prioridade de compra. Em compensação, a Ponte cedeu 50% dos direitos do lateral-direito Guilherme Andrade. A porcentagem valeria, em dinheiro, R$ 1 milhão.

Mesmo com a saída iminente, Della Volpe avisou que, caso não apareça nenhuma oferta que chegue ao valor desejado pela Macaca, o zagueiro vai se reapresentar na próxima semana. Sob a justificativa de resolver problemas particulares, ele foi liberado de voltar aos trabalhos na última quinta, quando a delegação viajou para a intertemporada em Águas de Lindóia.


Guerrero busca recuperar forma para quebrar jejum


Guerrero corinthians (Foto: Rodrigo Faber)

O atacante Paolo Guerrero vive uma de suas piores fases no Corinthians. Sem marcar há oito jogos, o jogador voltou às atividades no clube com três dias de "atraso": enquanto os companheiros se reapresentaram na segunda-feira, ele chegou ao CT Joaquim Grava na quarta-feira – a folga maior foi concedida devido à sua passagem pela seleção peruana. Agora, o foco do atleta é recuperar a forma física ideal.

O elenco corintiano utilizou os dois primeiros dias desta semana para serem submetidos a exames de rotina e testes físicos. Guerrero passou pelo mesmo, mas somente na quinta. Nesta sexta-feira, ele trabalhou separadamente: permaneceu durante toda a atividade da manhã correndo em volta dos campos do centro de treinamento. A forma física ainda não é a desejada pela comissão técnica e por ele mesmo.

Recentemente, o peruano deu entrevista a um jornal de seu país criticando o calendário do futebol nacional e dizendo que ainda pensa em voltar ao futebol europeu. Porém, ressaltou que sonha conquistar o Campeonato Brasileiro antes de tudo. O preparador físico do Corinthians, Fábio Mahseredjian, monitora de perto a situação do atacante. E dá razão a ele por não se contentar com o acúmulo excessivo de jogos.

Na Alemanha, o Paolo jogava até 50 partidas por ano. Aqui pode chagar a 80"
Fábio Mahseredjian, preparador físico

– Ele (Guerrero) sente mesmo. Todos que jogam na Europa sentem, e muito. Alguns vêm para cá e acabam voltando para lá porque a quantidade de jogos no Brasil é muito grande. Não estou reclamando, porque não sou eu que comando isso. Na Alemanha, o Paolo jogava até 50 partidas por ano. Aqui ele pode disputar quase 80 – explicou o preparador.

Após a conquista do Paulistão – cuja taça foi levantada após 23 jogos disputados – e a eliminação na Taça Libertadores da América, o Corinthians terá dois jogos da Recopa Sul-Americana, 35 rodadas do Brasileirão, além da participação na Copa do Brasil, que pode chegar a oito jogos se o Timão foi à final. Um segundo semestre ainda mais cheio que o habitual, motivo principal da preocupação da comissão técnica com o pleno preparo de todo o elenco.

Heroi da conquista do Mundial de Clubes do Corinthians no fim do ano passado, Paolo Guerrero já disse que, para ele, o limite máximo aceitável de jogos sem marcar gols é de três partidas. No momento, são dez – oito pelo clube e duas pela seleção peruana. A última vez que ele balançou as redes foi na goleada do Timão por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Paulistão, no dia 28 de abril.


Empresário adia decisão sobre o futuro de Emerson Sheik no Timão


Não foi na sexta-feira que o torcedor do Corinthians conheceu o futuro de Emerson Sheik. O empresário Reinaldo Pitta disse que a situação segue indefinida e que a decisão que seria tomada nessa sexta-feira foi adiada para a próxima semana.

- Terça-feira! As coisas estão andando, temos de respeitar o Corinthians, ver o lado do jogador e o lado do Corinthians. Se for acontecer alguma coisa, é só terça-feira. Hoje ele é jogador do Corinthians - afirmou.

Sheik tem contrato com o Timão até dezembro e já disse em diversas entrevistas que quer se aposentar no clube. Aos 34 anos, quer um vínculo de mais dois anos, ponto que tem travado a negociação. Isso porque o clube deseja lhe dar apenas mais um ano de extensão.

O Vasco, clube que o atacante torcia na infância, segue de olho no negócio, pois deseja contar com o camisa 11 alvinegro para o segundo semestre. Isso porque uma rescisão amigável não é descartada em 100%. Procurada desde o início da semana, a diretoria do Corinthians não atendeu aos telefonemas da reportagem



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Paulo André combate o ócio com o Twitter


Ao lado de Guilherme Andrade e Alessandro - esse já vetado para os próximos jogos -, Paulo André vem usando as dependências do departamento médico do Corinthians para se recuperar de uma lesão na coxa esquerda. O camisa 13 corre contra o tempo para estar apto a jogar no dia 3 de julho, contra o São Paulo, pela Recopa Sul-Americana. Hoje, o ócio é o pior inimigo:

– Como os outros jogadores estão fazendo treino em dois períodos, eles dormem bastante nos intervalos. Já eu não fico tão cansado como eles e o tempo não passa. Mas acho que semana que vem já estarei treinando no campo – disse Paulo, sobre a concentração, iniciada na segunda-feira e que vai até o dia 26.

Para se distrair, o defensor tem usado o Twitter (@PauloAndre_13) para interagir com os seus mais de 246 mil seguidores. Além de perguntas sobre futebol, comenta as manifestações pelo Brasil e fala dos seus passatempos.

A previsão de retorno aos treinos com bola e o otimismo batem com as informações dadas pelo preparador físico Fábio Mahseredjian em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira.

– O Paulo André já está treinando na sala de musculação e pode até jogar esse primeiro jogo da Recopa – projetou ele.

Por enquanto, o técnico Tite não usou os treinos para esboçar a equipe titular dos próximos jogos. Na programação da comissão técnica, as atividades com bola começarão apenas na próxima semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...