sexta-feira, 31 de maio de 2013

FICHA TÉCNICA: CORINTHIANS X PONTE PRETA


FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS X PONTE PRETA

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/hora: 1/6/2013, às 21h
Árbitro: Rodrigo Guarizo do Amaral (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

CORINTHIANS: Cássio; Edenilson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Romarinho e Danilo; Pato e Guerrero. Técnico: Tite

PONTE PRETA: Edson Bastos, Cicinho, Cleber, Ferron e Rodrigo Biro; Baraka, Magal, Fernando e Chiquinho; William e Rildo. Técnico: Guto Ferreira.

Timão busca primeira vitória no Brasileiro contra a Ponte


Com Emerson Sheik sacado e Alexandre Pato no time titular, o Corinthians - com dois pontos somados - vai em busca de sua primeira vitória neste Brasileirão no duelo contra a Ponte Preta, neste sábado, às 21h, no Pacaembu. Do lado da Macaca, que tem três pontos na tabela, o clima é de motivação após a vitória sobre o Flamengo, fora de casa, na última quarta-feira.

Após dois empates em duas rodadas - contra Botafogo e Goiás, ambos por 1 a 1 -, o técnico Tite mudou a equipe na véspera do duelo. Apesar de não ter treinado os 11 titulares, confirmou a troca de Sheik por Pato em entrevista coletiva.

O comandante alvinegro ainda contará com o retorno de Danilo, preservado no empate do Serra Dourada. Alessandro e Paulo André, lesionados, seguem fora. Nas suas vagas jogam Edenilson e Chicão respectivamente.

Como estipulou uma meta de 11 pontos nestas primeiras cinco rodadas da competição nacional, antes da parada para a Copa das Confederações, Tite precisa vencer os três próximos compromissos contra Ponte Preta, Cruzeiro e Portuguesa. Apenas o duelo com os mineiros será fora de casa.

Do lado da Macaca o clima é de esperança. A vitória sobre o Flamengo, por 2 a 0, na última quarta-feira, em Juiz de Fora, motiva os jogadores para aprontarem mais uma vez longe do Moisés Lucarelli.

Para o jogo de sábado, o técnico Guto Ferreira terá dois desfalques certos: O lateral-esquerdo Uendel não poderá jogar pois seu contrato de empréstimo pelo Grêmio encerra-se no dia 31 de maio. O atleta já tem pré-contrato e assinará com a Ponte por três anos. No entanto, a CBF não abriu no feriado, nem na sexta-feira, impossibilitando a regularização do jogador. Já o meia Ramírez, que pertence ao Timão e não poderia jogar por força de contrato, segue servindo a Seleção Peruana e fica de fora novamente.

Quem ganhará a primeira chance como titular é Rodrigo Biro, eleito o melhor lateral-esquerdo e revelação do Paulistão. Com isso, o treinador pontepretano deve realizar apenas uma mudança em relação ao último jogo.

O atacante William negou qualquer clima de revanche por conta da derrota no Paulistão.

- O Paulista acabou e a gente botou uma pedra nisso. Agora é outro campeonato, outra situação, e vamos de igual para igual jogar lá em São Paulo. Mostramos na noite de quarta que temos condições de bater qualquer outra equipe do Brasileiro se nos empenharmos - disse o camisa 9.


Jocinei faz primeiro treino com o grupo no Corinthians


Reforço do Corinthians para o seguimento desta temporada, o volante Jocinei já treina com o grupo sob os olhares do técnico Tite. O atleta recém-chegado do Rio Claro, que disputou a Série A2 do Campeonato Paulista, apareceu pela primeira vez no campo do CT Joaquim Grava na tarde desta sexta-feira.

Com 23 anos, ele já assinou contrato com o Timão. O vínculo firmado irá até dezembro de 2014. Em São Paulo desde a semana passada, ele aguardava a resolução de detalhes burocráticos com o se ex-clube para assinar. O jovem volante já fazia trabalhos físicos na academia desde o início desta semana. Na quarta-feira, chegou a ir a campo, mas só com atletas não relacionados para pegar o Goiás.

O reforço chega ao Parque São Jorge com a ajuda do banco BMG, que adquiriu parte de seus direitos econômicos e o repassou ao clube.

Jocinei participou do tradicional rachão e depois de um treino técnico em campo reduzido. Na primeira atividade, o canhoto mostrou boa pontaria ao dar um cruzamento na cabeça de Gil, que marcou um dos tentos do recreativo alvinegro. Após a assistência, seus companheiros o parabenizaram.

Na segunda parte, já entre os jogadores reservas, Jocinei ganhou elogios dos auxiliares técnicos, por conta de boas jogadas em campo

Agente não descarta Malouda no Brasil, mas Corinthians não o procurou


Cláudio Caçapa é o homem autorizado pelo meia Florent Malouda a negociar os seus negócios no Brasil. Após a divulgação do jornal "Daily Mail" sobre o suposto interesse do Corinthians no meia de 32 anos, que deve deixar o Chelsea (ING), na próxima janela de transferência, o ex-zagueiro negou qualquer contato.

- Não houve contato do Corinthians e nem sondagem de nenhum outro clube brasileiro - garantiu ele.

Desde o ano passado, a possibilidade de o francês atuar no Brasil é aventada pela imprensa, uma vez que o próprio jogador já garantiu ter esse sonho. Nascido na Guiana Francesa e casado com uma brasileira, o negócio poderia ocorrer após junho, quando termina o contrato com o clube inglês.

- Não descarto a possibilidade de ele vir ao Brasil – finalizou o agente, ciente da vontade do jogador.

No Chelsea desde 2007, Malouda fez sucesso no Lyon entre 2003 e 2007, onde atuou com o então zagueiro Caçapa. Na seleção francesa, o armador disputou uma Copa do Mundo e duas Eurocopas. Nos últimos anos, foi sondado também em clubes como Altético-MG, Vasco, Botafogo e Santos

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tite elogia volta de Douglas ao Corinthians


Douglas treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Após um período apagado em 2013, o meia Douglas voltou a jogar bem e foi o melhor jogador do Corinthians em campo no empate por 1 a 1 com o Goiás, nesta quarta-feira, no Serra Dourada. Douglas reconheceu que teve bom rendimento em campo e ainda ganhou elogios do técnico Tite, que comemorou a retomada do meia bem no início do Campeonato Brasileiro. Como Danilo não deve jogar toda quarta e domingo, Douglas terá mais chances.

Contra a Ponte Preta, neste sábado, às 21h (horário de Brasília), no Pacaembu, Tite ainda não sabe quem será titular. Mas tem certeza de que Douglas voltou a corresponder.

- Douglas agradou, é um jogador de muita articulação. No intervalo, comentei com ele que iria mexer em sua posição e botá-lo dentro do jogo. Sei o que faço com ele – explicou Tite.

- Trabalhamos mais pelos lados, às vezes ele flutuou numa "zona morta" e foi o articulador das jogadas, deu aquelas metidas de bola para os atacantes. Ele tem treinado muito e potencializado isso – completou.

Desde que retornou ao Corinthians, no início de 2012, Douglas teve sua maior sequência no Brasileirão do ano passado, quando a equipe se preparava para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão. Perdeu posição justamente na final contra o Chelsea e acabou sem espaço no começo de 2013. Agora, com a boa atuação, virou novamente uma opção para a maratona do Campeonato Brasileiro.

Jorge Henrique escreve mensagem em tom de adeus


jorge henrique corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Afastado por indisciplina desde o início de maio, Jorge Henrique já fala em tom de despedida do Corinthians. Sem revelar seu destino, o atacante postou uma mensagem em sua conta no Twitter no início da tarde desta quinta-feira dizendo que sentirá saudade do Timão e agradecendo o apoio durante o período em que defendeu o clube.

- Boa tarde! Sentirei saudades de vocês se acontecer de sair. Abraço para todos – escreveu o jogador, para completar na sequência.

- Só tenho a agradecer a todos pelos quatro anos de apoio e conquistas.

  •  
Jorge Henrique Corinthians (Foto: Reprodução / Twitter)

Jorge Henrique foi afastado depois de ter enganado a comissão técnica na justificativa da falta a um treino. Ele alegou ter passado a noite no hospital com o filho, que estaria doente, mas dias depois o clube descobriu que essa versão não era verdadeira.

Após o episódio, o atacante ficou sem ambiente para permanecer. Desde então, a diretoria tenta encontrar um novo clube para ele. Ofertas já chegaram, mas esbarraram em valores. O Vasco, por exemplo, fez uma sondagem, mas se assustou com a pedida corintiana. O Timão espera definir a situação de Jorge Henrique nos próximos dias.

No Corinthians desde 2009, o atacante se destacou mais por ajudar o time taticamente do que pelos gols marcados. Durante sua trajetória, conquistou um Paulistão, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Foram 216 jogos e 30 gols.

Paulinho admite que é difícil lidar com assédio europeu


Depois do acerto de Neymar com o Barcelona, Paulinho tornou-se o principal alvo de especulações sobre uma possível transferência para o futebol europeu. O interesse de clubes do exterior no volante do Corinthians não é novidade. É caso antigo. Mas sem o ex-atacante do Santos para dividir essa atenção, ele virou foco.

- Sobre o meu futuro, após o Paulistão, eu coloquei que ainda não houve nenhuma proposta concreta para eu sair do Corinthians. Podem ter certeza que quando chegar algo nesse sentido, eu vou ser o primeiro a aparecer para falar sobre o assunto – declarou o volante da seleção brasileira.

Já concentrado para a Copa das Confederações, Paulinho não acredita que as especulações envolvendo seu nome possam atrapalhá-lo durante o torneio.

- É claro que é muito difícil lidar com todas essas situações, de que chegou proposta, que vai sair. Meu empresário trabalha da forma que ele tem de trabalhar e eu trabalho aqui. É mais ou menos assim. Ele fazendo a parte dele, eu a minha – comentou o jogador do Corinthians.

paulinho brasil entrevista (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)

Considerado um dos principais jogadores do futebol brasileiro na atualidade, Paulinho jamais atuou no estádio do Maracanã. Terá essa oportunidade no próximo domingo, às 16h, no amistoso contra a Inglaterra. Sem temer a pressão da torcida verde e amarela, o volante está confiante de ver o Brasil fazer a final no estádio.

- Há uma ansiedade muito grande de estrear no Maracanã. Espero que seja com um grande resultado. Tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho e chegar à final (da Copa das Confederações) – finalizou o corintiano.

Corinthians dificulta saída de Jorge Henrique


O Corinthians não quer a permanência de Jorge Henrique, mas não vai liberá-lo tão fácil. Na conversa da última terça entre a diretoria e Roberto Gomes, empresário do atacante, várias propostas por ele foram apresentadas, mas não houve consenso.

Do lado do Timão, o desejo é vê-lo em uma equipe com menor expressão, que não seja concorrente pelo título brasileiro. Náutico e Bahia entraram em contato diretamente com o clube. Para estes, os corintianos facilitariam uma ida por empréstimo e até bancariam parte dos salários. No entanto, Jorge tem outro plano para a carreira.

Gomes chegou com propostas de Internacional, Grêmio e Atlético-MG. Também disse que Santos e São Paulo haviam sondado, mas que só pensaria nestes clubes caso os três primeiros fossem recusados. Vale lembrar que, na última sexta-feira, o técnico são-paulino Ney Franco elogiou o jogador e disse que gostaria de contar com ele.

Entre os concorrentes, o Inter é o favorito. O clube gaúcho já discutiu valores com o Corinthians e com Jorge, e espera uma definição até o início da próxima semana. O diretor executivo, Newton Drummond, despistou.

– Vemos o Jorge como uma contratação difícil. É um jogador que tem salário elevado, está com 31 anos, não adianta querer acertar contrato longo. Jorge tem qualidade, caberia em qualquer equipe, mas neste momento é muito difícil essa negociação. A gente não descarta, mas não avançamos nas conversas – afirmou o dirigente.

O atacante está afastado da equipe desde o dia 9 de maio. A decisão de Tite e da diretoria alvinegra foi em razão de um episódio de noitada e mentira dele às vésperas da semifinal do Paulistão contra o São Paulo. Neste meio tempo, aconteceu um diálogo com Jorge e sua reintegração chegou a ser cogitada. No entanto, o movimento contra se sobressaiu e a saída foi a alternativa escolhida. Jorge tem contrato até o fim do próximo ano.

'Rivais' interessados

Internacional
Clube gaúcho já havia procurado o atacante no passando, quando o mesmo era visto como moeda de troca no clube. Na época, o Timão teve interesse no meia Andrezinho.

Grêmio
Tricolor de Luxa tem interesse em jogador de velocidade. O clube teme perder o chileno Vargas, que pode retornar ao Napoli (ITA). Uma oferta já foi feita.

Atlético-MG
Técnico Cuca gosta de Jorge e indicou-o para a diretoria. Galo tem mostrado bom poder econômico e atrai o jogador porque deve disputar vários títulos nesta temporada

São Paulo
Técnico Ney Franco gosta do jogador e afirmou que gostaria de contar com ele. Diretoria não foi atrás e Timão vê o rival como última opção para o atacante.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tite defende Pato de pressão: 'Dinheiro não ganha jogos'


O gol incrível perdido por Alexandre Pato acabou sendo o destaque negativo do Corinthians no empate em 1 a 1 contra o Goiás, na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. Após a partida, o técnico Tite fez questão de defender o atacante. Falou da diferença na bola, de aumentar os treinos de finalizações e, principalmente, do valor que o clube investiu no astro.

Para o comandante alvinegro, parte da pressão que cai sobre o camisa 7 trata-se de ele ter custado R$ 40 milhões, quando chegou do Milan, da Itália. No tento perdido, após receber lançamento na medida de Douglas, tirou o goleiro e bateu para fora.

- Acho que sim. Essa pressão vem do valor. Mas futebol não é só dinheiro. Se fosse, não tínhamos ganhado a Libertadores ano passado. Esse ano investiu mais e não deu. O Rafa Benítez (técnico do Chelsea no Mundial) ganha mais que o Tite e ganhamos o Mundial. Ainda bem que dinheiro não ganha jogo no futebol - afirmou.

Questionado se as perguntas sobre Pato lhe incomodam, principalmente as que dão o tom de obrigatoriedade para ele ser titular, Tite explicou que prefere falar mais do trabalho coletivo e não individualmente.

- Não me incomoda. Mas só faço o registro. Essa equipe é campeã mundial, da Libertadores. Só vejo que está demais. Se as pessoas querem continuar a perguntar, sem problema. Ele teve uma sequência boa e agora está retomando. Temos de esperar. O Chicão entrou, foi bem, está aí. Todo mundo tem de ter tempo, vamos esperar - disse o técnico.

Por fim, o treinador do Timão explicou o lance perdido pelo atacante. Até a diferença na bola usada no Brasileirão serviu como argumento.

- Eu vou falar para ti uma coisa. Estão trazendo muito o Pato. É Pato, Pato... É Corinthians. É uma equipe toda. Calma, ele tem também a situação normal de jogar. Não é desculpa, vamos intensificar o trabalho de finalização. Mas a bola é mais leve, viaja com velocidade maior - finalizou.


Timão arranca empate com o Goiás


O Corinthians arrancou um empate por 1 a 1 com o Goiás, na noite desta quarta-feira, no Estádio Serra Dourada. Os gols da partida foram marcados por Ernando e Guilherme, que substituiu Paulinho e fez o que o volante está acostumado a fazer: decidir nos minutos finais. Antes, Alexandre Pato e Guerrero já haviam perdido chances incríveis.

O time esmeraldino somou seu primeiro ponto no Campeonato Brasileiro, enquanto o Timão empatou pela segunda vez. Na próxima rodada, a equipe alvinegra recebe a Ponte Preta, neste sábado, às 21h, no Pacaembu. Já o Goiás entra em campo no mesmo dia, às 18h30, para enfrentar o Coritiba, no Serra Dourada.

O JOGO

Por conta de uma gripe, o atacante Paolo Guerrero ficou como opção no banco de reservas, e Tite escalou o ataque formado por Romarinho, Emerson Sheik e Alexandre Pato, com Douglas armando a equipe.

No entanto, a formação corintiana não funcionou no primeiro tempo, e o Goiás controlava as ações. Nos minutos iniciais, apesar da grande movimentação de ambos os times, poucas chances foram criadas. As equipes marcavam bem e, consequentemente, os jogadores erravam muitos passes.

Aos 15, o Goiás até abriu o placar, mas o jogo já havia sido paralisado por conta do impedimento duvidoso de Araújo. Depois, aos 21, foi a vez de os corintianos reclamarem do árbitro, que, corretamente, não marcou pênalti após a bola bater na mão de Rodrigo. Os lances deixaram o jogo quente e, aos 34 minutos, os jogadores trocaram empurrões no meio do campo.

Aos 37, a equipe esmeraldina abriu o placar. Após cobrança de escanteio de Araújo, Ernando cabeceou e depois aproveitou o rebote de Cássio para afundar a rede.

Depois do gol, o jogo continuou quente e, aos 44 minutos, o técnico Enderson Moreira foi expulso por reclamação, e o Goiás passou a ser comandado pelo preparador físico Robson Gomes.

Na etapa final, o Corinthians voltou muito mais ligado. O time pressionava o Goiás, mas não conseguia encontrar o caminho das redes. Aos 11, parecia que o Timão empataria a partida, mas Alexandre Pato perdeu uma chance incrível. O camisa 7 recebeu lindo passe de Douglas, driblou o goleiro e, com o gol vazio, chutou por cima. No minuto seguinte, Tite colocou Paolo Guerrero no lugar de Emerson Sheik.

Com muito mais posse de bola, o Timão continuava pressionando o Goiás, que se fechava atrás e não conseguia sair em velocidade nos contra-ataques. E a pressão quase surtiu resultado aos 17, quando Guerrero cabeceou firme e viu Renan fazer grande defesa.

Aos 21, novamente Alexandre Pato reclamou do árbitro, que marcou falta inexistente do atacante em Willian Matheus. O jogador esmeraldino, aliás, tocou a mão na bola quando estava caindo no chão.

Mas as reclamações quase viraram grito de gol aos 26, mas Guerrero desperdiçou chance que não costuma perder. Douglas, que foi muito bem no jogo, enfiou outra linda bola para o peruano, que, livre na cara do goleiro, mandou para fora.

Com a desvantagem no placar, o Corinthians continuava pressionando o Goiás, mas sem sucesso. Romarinho tentava pelos lados, e Guerrero e Pato não se encontravam pelo meio. O time esmeraldino ficou postado no campo de defesa em busca de um contra-ataque.

Quando a situação está difícil para o Timão, sempre aparece o Paulinho para alegar a Fiel. Mas o volante está com a Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Seu substituto, Guilherme, fez o que o titular está acostumado a fazer. Aos 41, após cobrança de falta e toque de calcanhar de Ralf, o camisa 19 aproveitou e chutou rasteiro. A bola ainda tocou em Thiago Mendes antes de entrar.

Nos minutos finais, o Corinthians pressionou em busca da virada, mas o Goiás conseguiu controlar as ações e até puxou um contra-ataque já nos acréscimos, mas a bola saiu para a linha de fundo.

Pato ganha chance de titular contra o Goiás


– Eu quero jogar. Vim para o Corinthians para jogar.

A frase dita por Pato depois da eliminação na Libertadores para o Boca Juniors (ARG), há duas semanas, vai começar a fazer mais sentido nesta quarta-feira, quando o Timão enfrenta o Goiás, às 22h, no Serra Dourada, pelo Brasileirão.

Com Guerrero gripado e em má fase (está há seis jogos sem fazer gol), o camisa 7 tenta se firmar de vez entre os preferidos do técnico Tite. Fora da Copa das Confederações e com o "rival" na seleção do Peru, mais brechas vão surgir no Brasileiro.

No treino desta última terça-feira, escalado como homem de referência, fez gols e mostrou precisão nos pênaltis.

Diferentemente do que aconteceu na maior parte deste ano, na qual ficou na reserva em 15 dos 23 jogos para os quais foi relacionado – embora tenha entrado em todas essas partidas no segundo tempo -, o centroavante começará jogando em Goiânia.

Nos últimos três anos de Milan (ITA), Pato foi mais titular do que reserva. A exceção foi o segundo semestre de 2012, seu pior período na Itália, quando foi titular 13 vezes e ficou 14 no banco, tendo entrado na segunda etapa em 12 desses jogos.

E engana-se também quem acha que a frase citada no início do texto caiu mal entre o staff alvinegro. Ao contrário. Foi vista como um posicionamento seguro de um astro que custou R$ 40 milhões ao clube e que, até então, dava declarações mais conformadas sobre o assunto. Internamente, ninguém se queixa de algo sobre Pato. Afirmam que nunca precisaram "explicar" a reserva para ele e que sempre se dedica para ganhar espaço.

Um exemplo (contrário) usado é a situação que envolveu o atacante argentino Martínez, hoje no Boca. O jogador disse publicamente que precisava jogar para ser convocado para a seleção argentina. E acabou fora do clube.

 

Números de Pato nos últimos quatro anos:

No Corinthians - 2013

23 vezes relacionado
0 vezes no banco sem entrar
8 vezes titular (4 gols)
15 saiu do banco de reservas (3 gols)

No Milan - 2012

27 vezes relacionado
2 vezes no banco sem entrar
13 vezes titular (1 gol)
12 vezes saiu do banco de reservas (2 gols)

2011

34 vezes relacionado
1 vez no banco sem entrar
21 vezes titular (10 gols)
12 vezes saiu do banco de reservas (1 gol)

2010

19 vezes relacionado
0 vezes no banco sem entrar
16 vezes titular (9 gols)
3 vezes saiu do banco de reservas (2 gols)


Jocinei fechará com o Timão até 2014 com investimento de banco


Jocinei será reforço do Corinthians até dezembro de 2014. Na tarde de terça-feira, Anderson Suave, representante da Suave Sports, se reuniu com o clube e praticamente selou a contratação do volante de 23 anos, que chega ao clube como aposta do banco BMG, que fica com parte dos direitos econômicos. Falta a assinatura do contrato.

Segundo o empresário, o jogador ex-Rio Claro será anunciado entre quinta e sexta-feira, dias depois do jogo do Timão com o Goiás, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Brasileirão.

Destaque do clube do interior no vice-campeonato da Série A2 do Paulistão, Jocinei chega como planejamento para o meio de campo, já que Paulinho deve ser negociado após a Copa das Confederações. Diante do Esmeraldino, nesta quarta, Guilherme é quem assume a função, ao lado de Ralf.

A negociação por Ibson também avança bem. O jogador ainda não assinou contrato com o novo clube porque espera as documentações de sua rescisão – que já está acertada – com o Rubro-Negro. Desde o fim da última semana, o dois já treinam no CT. Como ainda não fazem parte do elenco oficialmente, eles têm usado a parte interna, que tem a academia, enquanto o grupo treina no campo, com presença da imprensa.

Chicão e Douglas ganham nova chance no Timão


12 de dezembro de 2012. O Corinthians enfrentou o Al Ahly pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa com o que tinha de melhor. Chicão e Douglas, atletas mais experientes do clube, faziam parte equipe titular. Até aquele momento, era impensável vê-los fora do Timão. Um cenário bem diferente do que ocorre na temporada 2013...

Coadjuvantes neste ano, os dois terão a chance de começar o duelo contra o Goiás, às 22h desta quarta-feira, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro aproveita que Paulo André tem incômodo muscular e vai formar a dupla defensiva ao lado de Gil. Já o camisa 10 viu uma brecha com a saída de Danilo, que também passa por problemas musculares.

A situação de Douglas é mais questionada no clube porque ele perdeu a posição por uma questão técnica. Já na final do Mundial diante do Chelsea (ING), desta vez por questão tática, ele deixou a equipe para a entrada de Jorge Henrique. Em 2013, começou na reserva e perdeu ainda mais espaço com as boas atuações de Renato Augusto, contratado do Bayer Leverkusen em janeiro. No duelo contra o União Barbarense, pelo Paulistão, ele chegou a reclamar de falta de sequência, algo que o havia incomodado durante o primeiro semestre de 2012, quando amargou a reserva de Alex no Paulistão e na Libertadores.

No começo deste ano, além de ser preterido por Tite, o Maestro chegou a ficar mais de um mês afastado por conta de uma lesão na coxa esquerda. Em nenhum momento recuperou a condição de titular. Agora, com a chegada de Ibson, que acertou a saída do Flamengo, o camisa 10 alvinegro fica ainda mais pressionado por boas atuações. 

O caso de Chicão, por sua vez, foi culpa de uma artroscopia realizada no joelho esquerdo no fim de janeiro. O camisa 3 vinha de excelentes atuações no Mundial ao lado de Paulo André e se manteria na equipe. Com sua saída, Gil, contratado do Valenciennes, assumiu a vaga e não saiu mais. O novo defensor vive grande fase e é um dos melhores da equipe desde o início da temporada. Quando Chicão voltou, já era reserva e não teve mais oportunidades. Agora, veio a chance porque Paulo André ficará fora nesta quarta e também no domingo, contra a Ponte Preta.

Neste meio tempo, o zagueiro chegou a receber propostas para sair, mas deixou claro que gostaria de permanecer no Timão para recuperar seu espaço. Ele tem contrato apenas até o fim deste ano e a diretoria ainda não se manifestou em relação ao desejo de renová-lo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Guerrero perde dois jogos do Timão por causa da seleção


Guerrero treino piscina Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O atacante Paolo Guerrero, do Corinthianas, foi novamente convocado para a seleção peruana. Chamado para participar das duas próximas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, contra Equador e Colômbia, ele desfalcará o Timão em duas rodadas do Brasileirão.

Como defenderá o Peru no dias 7 e 11 de junho, em Lima, contra o Equador, e em Barranquila, contra a Colômbia, respectivamente, Guerrero perderá os confrontos contra Cruzeiro (5 de junho) e Portuguesa (8 de junho).

Para o duelo diante da Ponte Preta, neste sábado, Guerrero ainda terá condições de atuar, já que viaja para o Peru no domingo.

Antes de sábado, o Corinthians ainda tem pela frente o Goiás, quarta-feira. Gripado, Guerrero não será titular e será reavaliado para ver se tem condições de pelo menos ficar no banco de reservas. Alexandre Pato ganhou a vaga.

Como haverá a pausa na tabela para a Copa das Confederações após a quinta rodada, Guerrero só voltará a ficar à disposição de Tite em 7 de julho, quando o Timão enfrentará o Bahia, fora de casa.

Maldonado relacionado para o duelo contra o Goiás; veja a lista


Maldonado treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Corinthians divulgou a lista de relacionados para o confronto contra o Goiás nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Serra Dourada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A principal novidade é o recém-contratado Maldonado. O chileno poderá fazer sua estreia pelo Timão.

A lista ainda conta com o atacante Paolo Guerrero. Gripado, ele será reavaliado antes da partida para ver se reúne condições de, pelo menos, ficar no banco de reservas. Tite já garantiu Alexandre Pato na equipe titular.

Tite confirmou a equipe no treinamento da manhã desta terça-feira com Cássio, Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme e Douglas; Romarinho, Alexandre Pato e Emerson.

Veja a lista dos relacionados:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar
Laterais: Edenílson, Fábio Santos e Igor
Zagueiros: Chicão, Gil e Felipe
Volantes: Ralf, Guilherme, Maldonado e Williian Arão
Meias: Douglas
Atacantes: Léo, Paulo Victor, Emerson, Romarinho, Alexandre Pato e Paolo Guerrero

Nova dupla de zaga não preocupa Gil no Timão


Gil coletiva corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini)

Para o duelo contra o Goiás, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Serra Dourada, o técnico Tite teve de promover cinco mudanças no time titular. Uma delas é na defesa. Sem Paulo André, vetado pelo departamento médico devido a dores na coxa esquerda, Chicão fica com a vaga. A troca de companheiro não preocupa Gil, o outro titular do setor.

Os dois já atuaram juntos algumas vezes nesta temporada. Durante a primeira fase do Campeonato Paulista, com a ausência de Paulo André por conta de um problema no punho, Gil e Chicão formaram a dupla de zaga. A principal diferença é que, com Chicão em campo, Gil precisa atuar pela esquerda, mas ele aposta no entrosamento para superar a troca.

– Só muda o lado que eu vou jogar, mas sempre treinamos nos dois flancos. Fizemos um trabalho nesta terça e o entrosamento ainda está em dia. Os zagueiros sempre trabalham juntos. Está todo mundo entrosado por ali – disse Gil.

O zagueiro também lembra que já atuou pela esquerda quando estava na França, onde atuou com a camisa do Valenciennes, entre 2011 e 2012.

– O posicionamento com o restante do grupo é o mesmo. Na França eu jogava na esquerda, então já estou acostumado.

Além de Paulo André, Alessandro (coxa direita), Paulinho (seleção brasileira), Danilo (dores musculares) e Paulo Guerrero (resfriado) desfalcam o Corinthians. Sem eles, o time titular terá Cássio, Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme e Douglas; Romarinho, Alexandre Pato e Emerson Sheik.

– As alterações não preocupam. São cinco meses treinando juntos. Estamos nos entrosando sempre. Pode sentir um pouco, mas a força do grupo vai passar por cima disso – completou.

Timão celebra missa no CT para agradecer título do Paulistão


Na manhã desta terça-feira, na capela ecumênica do CT Dr. Joaquim Grava, o Corinthians promoveu uma missa para agradecer a conquista do 27º título do Campeonato Paulista, confirmada contra o Santos, na Vila Belmiro, no dia 19.

A celebração foi feita pelo Padre Jeferson Mengali, que costuma rezar missas na capela do Parque São Jorge. Jogadores e comissão técnica assistiram a cerimônia, segundo nota oficial no site do clube.

Renato Augusto pode voltar contra a Lusa


Renato Augusto treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Um dos reforços de 2013, o meia Renato Augusto está afastado do Corinthians desde o dia 24 de março, quando sofreu uma lesão muscular na coxa direita na partida contra o Guarani, ainda pela fase de classificação do Campeonato Paulista. Dois meses se passaram e o jogador ainda luta para ter condições de jogo.

Questionado sobre o assunto, o preparador Fábio Mahseredjan disse que o clube trabalha para colocar o meia em condições de atuar contra a Portuguesa, dia 8 de junho, o último jogo antes da parada do Campeonato Brasileiro por causa da Copa das Confederações.

– Desde a semana passada, o Renato faz trabalho de fisioterapia durante meio período e corre no outro. Ainda não fez nenhum trabalho com bola. Ele teria uma pequena chance de jogar na outra quarta, contra o Cruzeiro, mas a chance maior é na partida contra a Portuguesa. Mas não vamos forçar nada. Se não der tempo, paciência, ele volta na sequência do campeonato – afirmou.

Mahseredjan classificou como normal o tempo de afastamento do atleta.

– O Renato teve duas lesões no mesmo músculo. Isso é complicado. Além do mais, tem um histórico de lesões que precisa ser respeitado. Não adianta querer apressar as coisas. Se o jogador retorna sem condições, sofre uma nova lesão e aí tudo piora. O atleta só voltará totalmente recuperado – ressaltou.

Até agora, o atleta disputou 14 partidas, sendo sete como titular.


Edenílson pede para ser utilizado como lateral


Edenilson Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Quando foi contratado em março de 2011, Edenílson chegou ao Corinthians para ser opção no meio-campo. Volante de origem, o atleta logo começou a ganhar espaço com o técnico Tite por sua polivalência. Virou lateral-direito e acabou titular na Taça Libertadores do ano passado. Machucado, viu Alessandro retomar a posição. Agora, ocorreu o inverso. Com o capitão machucado, Edenílson retomou a vaga. E, após uma reunião com a comissão técnica, avisou que brigará apenas pela posição na lateral.

A pergunta de Tite foi feita exatamente porque a comissão técnica quer se preparar para a possível saída de Paulinho, que está na mira de várias equipes do futebol europeu e não tem volta assegurada após a Copa das Confederações.

– Tive uma conversa com o Edu (gerente de futebol) e com o Tite, entramos nessa questão. Falei que tive uma sequência na Libertadores do ano passado e queria uma sequência na lateral de novo. A chance foi dada e quero aproveitar. Espero agarrar e continuar ali na lateral – afirmou o jogador.

A chance foi dada e quero aproveitar. Espero continuar na laeral"
Edenílson

Com a opção de Edenilson pela lateral direita, Guilherme, reforço contratado da Lusa no ano passado, deve ganhar uma sequência para mostrar serviço. A diretoria também já analisa o mercado e está perto de anunciar a contratação do volante Jocinei, do Rio Claro. Ele chegaria por empréstimo até o final de 2014.

Edenílson já está de olho na partida desta quarta-feira, contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O defensor pede atenção com o time esmeraldino, que estreou perdendo por 5 a 0 para o Cruzeiro.

– Será um jogo ainda mais complicado. Isso porque eles vão jogar diante do seu torcedor e precisam da reabilitação – ressaltou.

O defensor classificou como normal o empate por 1 a 1 com o Botafogo, no último sábado, no estádio do Pacaembu.

– Nesse Brasileiro, não tem jogo fácil.  É um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Nossa primeira meta é conquistar o maior número de pontos até a parada do campeonato – disse o atleta.

O torneio nacional terá cinco rodadas e depois será paralisado para a realização da Copa das Confederações.

Veja os desfalques e possiveis desfalques para jogo contra o Goias


Guerrero treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Em busca da sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Corinthians terá desfalques na partida desta quarta-feira, contra o Goiás, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Paulo André foram vetados pelo departamento médico. O meia Danilo e o atacante Paolo Guerrero ainda serão reavaliados.

Alessandro já não enfrentou o Botafogo por sentir dores na coxa direita. Paulo André teve um problema na coxa esquerda no segundo tempo do duelo realizado no último sábado, no Pacaembu. Ainda não se sabe por quanto tempo os defensores ficarão afastados. Edenílson está confirmado na lateral-direita. Na zaga, Chicão deve ganhar nova chance.

Danilo pediu para ser substituído no intervalo por sentir dores na coxa direita. Ele ficou fazendo tratamento nesta segunda-feira e, nesta terça, será examinado pelos médicos. Mesmo que nenhuma lesão seja diagnosticada, a tendência é que o meio-campista ganhe um descanso neste meio de semana. Guerrero, com gripe, correu pelo gramado com os outros titulares nesta segunda e tem boas chances de atuar.

Além dos problemas médicos, Tite tem mais um desfalque assegurado: Paulinho, convocado para a seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações. Com isso, Guilherme, contratado no ano passado, ganhará uma oportunidade ao lado de Ralf no meio campo.

A definição da equipe ocorrerá na manhã desta terça-feira, com um novo treino no CT do Parque Ecológico. À tarde, a delegação seguirá para Goiânia. A provável escalação é: Cássio; Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Romarinho e Douglas; Emerson e Guerrero (Alexandre Pato).


Futsal: Corinthians vence São Paulo e dispara na ponta


O silêncio, no início, dominava. Se Corinthians e São Paulo/Suzano faziam um jogo quente no primeiro tempo, a falta de público nas arquibancadas tornava o ginásio Adib Moyses Dib ainda mais gelado na noite desta segunda-feira. Com mando de quadra e direito a torcida única, o Tricolor sentiu falta de seus torcedores. No segundo tempo, a organização permitiu a entrada da Fiel, que esquentou o clássico e deu mais fôlego ao seu time. Melhor na etapa final, o Timão venceu os rivais por 4 a 3 e disparou na liderança da Liga Futsal.

Agora, o invicto Corinthians soma 33 pontos no topo da tabela. O São Paulo/Suzano, por sua vez, tem 10 pontos, ocupando a 16ª colocação, última posição na zona de classificação à segunda fase. O Timão volta a jogar na sexta-feira, contra o Umuarama, no Parque São Jorge, enquanto o Tricolor tem pela frente o Cascavel, no sábado, em Suzano (SP).

São Paulo assusta no início

Mal na tabela, o São Paulo até que teve um bom início. Logo nos primeiro minuto, Gaúcho chutou com perigo. Ângelo, de longe, também mandou para fora. Aos poucos, porém, o Corinthians assumiu o controle do jogo. Arthur saiu em disparada e sofreu falta perto do gol. A cobrança, no entanto, foi em cima da barreira. Pouco depois, Paulinho Japonês recebeu em profundidade, mas chutou em cima de Pezão.

O gol, porém, não demorou a sair. Índio recebeu livre e fuzilou Pezão, abrindo o placar aos seis minutos. Neguinho também teve boa chance aos oito, mas mandou para fora. No minuto seguinte, Lukaian foi mais um a desperdiçar uma chance. O São Paulo voltou a ameaçar com Guerra, mas Diogo fez grande defesa.

O Corinthians, porém, exagerava nas faltas. E, ao estourar o limite, permitiu que o São Paulo chegasse ao empate. Depois de Guerra sair em disparada e ser parado pela defesa rival, Johnny marcou em tiro livre, aos 12 minutos. Douglas, aos 15, perdeu a chance de recolocar o Timão em vantagem ao chutar em cima de Pezão.

Simi fez grande jogada pela esquerda e chutou. Pezão conseguiu desviar a bola, que explodiu no travessão. O São Paulo respondeu na sequência à mesma maneira. Pelo meio, Mello mandou a bomba, direto no travessão de Diogo. O Corinthians voltou a ficar à frente com Jackson, em tiro livre, aos 19 minutos. O Tricolor teve a chance de um novo empate no lance seguinte, mas Johnny mandou sua cobrança de tiro ao livre no travessão.

Fiel chega fazendo barulho

Quando o segundo tempo começou, a torcida do Corinthians já fazia barulho nas arquibancadas. Ainda assim, o São Paulo voltou melhor para a quadra e partiu em busca do empate, que não demorou a chegar. Aos cinco minutos, Gaúcho empatou em jogada pela esquerda. Aos sete, o Timão ficou perto do gol, mas Arthur parou em Pezão.

Futsal Corinthians x São Paulo (Foto: João Gabriel)

Pezão voltou a trabalhar bem em chute de longe de Paulinho. O Corinthians voltou a ter o controle do jogo e marcou o terceiro com Simi, de pênalti, aos nove minutos. No lance seguinte, Arthur ampliou, em jogada pela esquerda. A torcida parecia dar mais fôlego ao Timão, que sequer permitia os rivais chegarem ao ataque. Mas, em um vacilo na marcação, o São Paulo diminuiu com Felipinho, aos 16 minutos.

O Tricolor, então, partiu em busca do empate. A um minuto do fim, Andy quase marcou ao receber livre na direita e chutar por cima do gol de Diogo. Felipinho fez o mesmo na sequência. Apesar da pressão, o Corinthians conseguiu se manter à frente no placar até o zerar do cronômetro.

Escalações:
São Paulo/Suzano:
Pezão, Ferrugem, Gaúcho, Guerra e Ângelo. Entraram: Felipinho, Bissoni, Mello, Johnny, Waguininho, Piffer, Wagnão e Andy. Técnico: José Fernando Cabral Azevedo.

Corinthians: Diogo, Leandro, Arthur, Paulinho Japonês e Simi. Entraram: Jackson, Lukaian, Índio, Neguinho, Schumacher, Douglas, Alex e Rafinha. Técnico: Miltinho.

Outros jogos desta segunda-feira:

Cascavel 5 x 5 Orlândia
Umuarama 2 x 1 São Bernardo
Jaraguá 2 x 1 Atlântico Erechim
Joinville 5 x 2 Concórdia
São José 5 x 2 São Caetano
Guarapuava 2 x 4 Assoeva

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Corinthians descarta emprestar Pato para o Milan por seis meses


A diretoria corintiana nem levou a sério a possibilidade levantada pela imprensa italiana do empréstimo do atacante Alexandre Pato para o Milan pelo período de seis meses. O ex-time do jogador gostaria de ter o jogador no segundo semestre deste ano por conta da lesão de Pazzini.

O Corinthians não recebeu nenhum contato do Milan sobre o assunto e, caso seja, receberá um sonoro "não", pois o atacante tem status de jogador inegociável.

Pato chegou no começo do ano ao clube, mas ainda não se firmou no ataque do time do técnico Tite. Ainda assim, a ideia da comissão técnica e da diretoria é aguardar um melhor entrosamento do atacante com o restante do elenco para deslanchar. O atacante custou cerca de R$ 40 milhões e já marcou sete gols na temporada. 

Segundo o jornal Corrieri dello Sport, Pato poderia até se encontrar com Adriano Gallini, vice-presidente do Milan, para negociar um retorno, algo negado pelo Corinthians.

Cansaço de Guerrero abre espaço para Pato como centroavante no Corinthians


Alexandre Pato teve a oportunidade de jogar como centroavante durante todo o segundo tempo do empate por 1 a 1 contra o Botafogo no Pacaembu no último sábado. E a tendência é de que a situação seja cada vez mais frequente. O camisa 9 Paolo Guerrero reclama de cansaço e deve ser poupado por Tite em alguns jogos do Brasileiro.

O estado físico de Guerrero é a brecha que Pato precisava na tentativa de ganhar prestigio com o técnico e virar titular. Na concorrência com Emerson e Romarinho, o camisa 7 corintiano está atrás.

"O Pato tem todas as condições de um grande atacante. Às vezes ficamos pensando um pouquinho excessivamente em relação a ele. Não é preciso apressar o processo, até porque ele já jogou mais aqui no Corinthians do que havia jogado na Itália. É nosso segundo artilheiro e está sempre criando oportunidades. Com jogos às quartas e domingos, vai ser inevitável que entre mais na equipe – avisou o técnico.

Contra o Botafogo, Pato arriscou apenas uma finalização. Só que o número foi o mesmo de Guerrero nos 45 minutos que esteve em campo. Em quantidade de bolas recebidas, o brasileiro foi 14 vezes acionado, contra 13 do peruano.

A constante presença de Pato no banco de reservas do Corinthians o impediu de brigar por uma vaga na seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Apesar disso, o camisa 7 jamais criou pressão nos bastidores para fazer parte do time titular.

As atuações vindo como reservas são pouco consideradas por Tite. A avaliação do técnico terá mais valor assim que Pato voltar a ser titular: "Entrar no jogo, no setor deles (atacantes), é difícil. Lá atrás é mais fácil, você fica mais solto. No caso deles, é preciso criar e ainda finalizar, é complicado", disse Tite.

Timão perde mando de campo no Paulistão


A comemoração da torcida do Corinthians na Vila Belmiro rendeu uma punição ao clube. Os torcedores, localizados no setor de visitante do estádio, acenderam sinalizadores nos últimos minutos da final do Paulistão contra o Santos, há duas semanas, obrigando o árbitro a parar o jogo. O ato custará a perda de mando de campo em uma partida da competição.

A punição será cumprida apenas na edição do ano que vem e o Timão ainda terá de pagar uma multa de R$ 30 mil. O julgamento aconteceu na tarde desta segunda-feira, na Federeção Paulista de Futebol.

O Corinthians foi citado na pauta do Tribunal de Justiça Desportiva por descumprir uma dos artigos da competição estadual.

Em março deste ano, após o incidente com sinalizadores que culminou com a morte de um torcedor boliviano, em Oruro (BOL) o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da FPF, Dr. Mauro Marcelo de Lima e Silva, determinou, por meio da Resolução 001/2013, a proibição de fo


Semana de definilção no Timão: quem chega e quem sai


 

Entre segunda e terça-feira, o Corinthians, enfim, deve anunciar as contratações de Ibson e de Jocinei.

O meia, que realizou os exames médicos na sexta-feira, passou o fim de semana no Rio de Janeiro, onde resolveu situações pessoais e acertou os últimos detalhes de sua saída do Flamengo. A assinatura do contrato, porém, deve ser apenas amanhã. Ainda restam pendências entre ele e o clube carioca.

Já a situação do volante é mais tranquila e deve ser resolvida ainda na segunda-feira. O atleta de 23 anos deve assinar um contrato com vínculo até dezembro de 2014. Durante o fim de semana, a negociação ficou parada, mas o acerto já é dado como certo. Também na sexta-feira, ele finalizou todos os exames médicos e recebeu o aval do departamento médico.


Por outro lado, a diretoria ainda trata como "observação" o interesse no zagueiro Wanderson, que defendeu o Sertãozinho na Série A3 do Paulistão deste ano. Aos 22 anos, o atleta curte as férias na Bahia e aguarda um aval do Timão para vir a São Paulo realizar alguns exames.

– O Corinthians tem de estar sempre aberto a se qualificar. Esse tem sido o grande trunfo para mim, a grande marca que o Corinthians tem. Abriu possibilidade de qualificação? Faz! A equipe vence, mas sempre busca se qualificar – analisou o técnico Tite, sobre os reforços.

JORGE HENRIQUE DEVE ACERTAR A SAÍDA
O ciclo de Jorge Henrique no Corinthians deve terminar nessa semana. A partir desta segunda-feira o empresário Roberto Gomes é esperado no CT para apresentar as propostas que recebeu pelo atacante. No último sábado, o diretor de futebol Roberto de Andrade admitiu que não há outra possibilidade trabalhada por eles senão a saída do camisa 23, hoje afastado.

Danilo deverá ser preservado no Timão contra o Goiás


O Corinthians deverá mesmo entrar em campo contra o Goiás sem Danilo. O meia, que deixou a partida contra o Botafogo no intervalo, no duelo do último sábado, tem tudo para ser preservado nesta quarta-feira, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Brasileirão, por conta de dores na coxa direita.

Segundo o departamento médico do Timão, ele segue com algumas dores musculares e, apesar de o problema não parecer tão grave, a tendência é que ele não viaje para Goiânia.

- Ele ainda sente dores. Vamos avaliar a possibilidade de ele jogar, mas tudo leva a crer que vamos segurá-lo. Vamos aguardar um pouco mais - disse Júlio Stancati, médico do clube

Caso não tenha condições de jogo, Danilo deverá ceder sua vaga a Douglas, que o substituiu no empate de sábado. O reserva tem entrado bem nas últimas partidas e poderá ter uma sequência maior de jogos com o técnico Tite.


domingo, 26 de maio de 2013

Milan pode tentar retorno de Pato


Alexandre Pato, atacante do Corinthians (Foto: Agência Corinthians)

A passagem de Alexandre Pato pelo Corinthians pode ser interrompida por algum tempo. Segundo o jornal "Corriere dello Sport", o Milan vai tentar o retorno do atacante para suprir a ausência de Giampaolo Pazzini, que sofreu uma lesão no joelho e ficará afastado dos gramados por seis meses. Assim, o atacante brasileiro defenderia os rossoneri por este período.

De acordo com a publicação, Pato deve se encontrar com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan. O jogador foi contratado pelo Corinthians no início do ano, por R$ 40 milhões, mas continuou nos planos dos rossoneri. Mandatário do clube italiano, Silvio Berlusconi chegou a afirmar que o atacante havia prometido retornar após um ano e meio, totalmente recuperado dos problemas físicos.

A volta, porém, pode ser antecipada por conta da falta de opções do Milan no ataque. Além de Pazzini, o time deve perder Bojan (retorna ao Barcelona), Boateng (na mira de clubes ingleses) e Robinho (que "espera o Santos", segundo a publicação).

Caso não consiga o retorno de Pato, o Milan tem outras duas opções para reforçar o ataque: Matri, do Juventus, e Borriello, do Genoa.

Galo, Timão e Flu despontam como favoritos ao título do Brasileirão 2013



Fluminense foi campeão brasileiro em 2012 três rodadas antes do término da competiçãoNo próximo sábado, 25 de maio, o Fluminense começará a defender o título de campeão brasileiro. No entanto, outras 19 equipes desejam derrubar o reinado do Tricolor carioca e conquistar o melhor campeonato nacional da América do Sul. No entanto, o torneio deste ano sofrerá uma paralisação de um mês por causa da disputa da Copa das Confederações. Os times jogarão até a quinta rodada (9 de junho) e voltarão somente em julho (dia 7).


Apesar de dividir a atenção com a Libertadores, Fluminense e Atlético-MG estão entre os favoritos na disputa pelo título, juntamente com o atual campeão mundial, o Corinthians. Por sem um campeonato muito longo, o discurso clichê de que os times precisam ter 'elenco' e não apenas 'onze bons jogadores'.

No pelotão seguinte, algumas equipes que podem surpreender durante a disputa do campeonato, mas terão como prioridade conquistar uma vaga na Libertadores da América: Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e São Paulo. O Alvinegro carioca e o Colorado são campeões estaduais, já os outros três não conquistaram os títulos em seus estados e no caso dos tricolores, acabaram eliminados da Libertadores logo nas oitavas de final.

O terceiro grupo de equipes do Brasileirão tem: Atlético-PR, Coritiba, Flamengo, Ponte Preta, Santos, Vasco e Vitória. Estas equipes não devem conquistar nada que agradem suas torcidas até o final do ano, e podem acabar lutando por suas permanências na Série A caso tenham algum descuido. Para finalizar, Bahia, Criciúma, Goiás, Náutico e Portuguesa disputarão ao longo das 38 rodadas a permanência na divisão principal e no fim, quatro equipes terão o amargo gosto de disputar a Série B em 2014.

Leia o guia do Brasileirão 2013 e deixe sua opinião sobre os favoritos ao título, quem disputa Libertadores, quem 'não chove e não molha' e aqueles que correm sérios risco de cair de divisão.

Favoritos ao título
Atlético-MG | Corinthians | Fluminense

Quem disputa vaga na Libertadores
Botafogo | Cruzeiro | Grêmio | Internacional | São Paulo

Quem deve ficar no meio da tabela
Atlético-PR | Coritiba | Flamengo | Ponte Preta | Santos | Vasco | Vitória

'Disputam' vaga na Série B de 2014
Bahia | Criciúma | Goiás | Náutico | Portuguesa

Tite admite desgaste físico do Corinthians


O Corinthians ficou no empate por 1 a 1 contra o Botafogo em sua estreia pelo Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu, no último sábado. Mesmo com a semana livre e dedicada exclusivamente aos treinamentos, o Timão sentiu o cansaço ao longo da partida e caiu de rendimento no aspecto físico. O técnico Tite admitiu o desempenho abaixo do esperado, mas disse entender as dificuldades da equipe.

No intervalo do confronto, o comandante sacou Paolo Guerrero, para a entrada de Alexandre Pato, e Danilo, substituído por Douglas. As substituições não aconteceram somente porque o Corinthians perdia a partida por 1 a 0 àquela altura, mas pela necessidade dos próprios atletas. O atacante peruano, por exemplo, disse a Tite que não tinha mais condições de jogo.

– Se você não está fisicamente no seu melhor, acaba perdendo um pouco a qualidade do passe. O Guerrero no primeiro tempo já estava sentindo, e no intervalo me disse que não dava mais. A equipe teve de buscar forças nas peças de reposição. Já temos entrosamento suficiente, mas sentimos – avaliou o técnico.

Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Timão teve oportunidade de se reservar exclusivamente aos treinamentos antes do confronto com o Botafogo, mas na semana anterior viveu realidade completamente diferente. Disputou os dois jogos da final do Campeonato Paulista contra o Santos e, entre as decisões, ainda enfrentou o Boca Juniors pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. Uma sequência que, na visão de Tite, abalou o desgaste físico do time.

O lateral Alessandro, com dores musculares na coxa, ficou fora da partida contra o time carioca. O técnico corintiano admitiu o fato de que terá de saber usar conscientemente seus jogadores, para que não haja lesões e ninguém saia prejudicado. Nesse contexto, as peças de reposição e o forte banco de reservas serão essenciais para a composição da equipe.

– Na quarta-feira aconteceu a desclassificação na Libertadores, em um jogo onde o time buscou até o fim, se entregou, se doou. Depois houve a final contra o Santos, que contabilizou mais um desgaste muito grande. É complicado ter essa retomada – explicou.

– Temos de pensar na recuperação dos atletas. Eu já tinha colocado isso. Principalmente no primeiro tempo contra o Botafogo, o time mostrou que o combustível já tinha acabado. Vou sentar com o Fábio (Mahseredjian, preparador físico), com o restante da comissão técnica, e vamos ver o que podemos fazer.

Com as atenções dedicadas exclusivamente ao Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), para enfrentar o Goiás, no Serra Dourada. De folga neste domingo, a equipe viaja a Goiânia no fim da tarde de terça-feira, após treinamento no CT Joaquim Grava.

Tite põe Paulinho à frente de Neymar em 2013


O atacante Neymar confirmou neste sábado que está de saída do Santos e que seu destino é o Barcelona, da Espanha. Na mesma noite, o volante Paulinho, insistentemente sondado por clubes europeus, marcou o gol de empate do Corinthians no 1 a 1 contra o Botafogo, no estádio do Pacaembu. Em uma comparação direta entre os dois jogadores, o técnico Tite não teve dúvidas: para ele, em 2013, o corintiano está melhor que o santista.

Ao fim da partida contra o time carioca, torcedores do Corinthians gritaram "Fica, Paulinho!", pedindo que o volante não deixe o Timão, apesar do assédio de diversos clubes estrangeiros. Ele próprio assegurou que o confronto com o Botafogo não foi uma despedida, mas o tom adotado por Tite em sua entrevista coletiva deixou claro que a possibilidade de o camisa 8 estar perto de trocar de clube não é pequena.

– No momento, o Paulinho é o melhor jogador do Brasil, na frente do Neymar. Pelo desempenho dos dois este ano, se você comparar o potencial dos dois, o Paulinho está jogando mais – analisou o técnico.

As contratações de Maldonado – já apresentado pelo Timão – e de Ibson, que deve ser anunciado no início da próxima semana, aumentam os rumores de que Paulinho estaria de saída do clube do Parque São Jorge. Questionado sobre a relação entre os dois fatores, Tite disse que só lhe cabe torcer e pedir que o volante continue no Corinthians até o fim da Copa do Mundo de 2014.

– Torço para que não aconteça a saída dele, mas o assédio já vem há anos. A única coisa que eu posso fazer é torcer e pedir à direção para que ele fique e saia após a Copa do Mundo. Vamos respeitar qualquer decisão dele porque é um cara extraordinário. Se acontecer (a saída), vou ficar torcendo por ele – completou.

Tite Corinthians x Botafogo (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Após o título paulista do Corinthians, conquistado sobre o Santos, no último domingo, na Vila Belmiro, Tite e Paulinho deram um longo abraço e trocaram palavras que não foram reveladas por nenhum dos dois. O gesto de carinho gerou questionamentos em torno de uma possível despedida do camisa 8 do futebol brasileiro.

A diretoria alvinegra afirmou que não quer se desfazer de nenhum titular (admite perder apenas Paulinho, e em caso de proposta irrecusável). O volante Maldonado e o goleiro Walter foram contratados, enquanto Ibson, ex-Flamengo, está muito perto de um acerto final. O volante Jocinei, ex-Rio Claro, fez exames e deve assinar em breve.

sábado, 25 de maio de 2013

Paulinho nega despedida e lamenta resultado


Sondado por diversos clubes europeus, Paulinho voltou a ver a torcida corintiana pedir a sua permanência no clube, durante o empate em 1 a 1 com o Botafogo, neste sábado, no Pacaembu, pela primeira rodada do Brasileirão. Foi do volante, aliás, o gol do Timão.

Paulinho, mais uma vez, negou que tenha recebido alguma proposta oficial. Como ele se apresenta à seleção brasileira na terça-feira, para a disputa da Copa das Confederações, muitos supõem que o jogo deste sábado foi o último dele pelo Timão. O volante nega veementemente.

- Não (é despedida), muito pelo contrário. Importante era conseguir essa vitória. Conseguimos um ponto e tem muito mais pela frente - disse Paulinho.

- Numa bola parada conseguimos empatar. É claro que o objetivo é conquistar os três pontos, principalmente em casa, mas erramos muito, em especial na primeira etapa e depois precisamos correr atrás. Ao menos não perdemos. Não foi um tropeço, mas poderíamos ter saído com os três pontos - emendou.

Paulinho gol Corinthians x Botafogo UFC 160 (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)

Sheik fala do empate com o Botafogo

Menos pior que nao saímos com a derrota', desabafa Sheik
Emerson e colegas corintianos admitem que time deixou a desejar diante do Botafogo, no Pacaembu, na estreia do Campeonato Brasileiro

Não foi a estreia que o torcedor corintiano imaginava. Depois de um primeiro tempo ruim, o time chegou ao empate com o Botafogo, em 1 a 1, no Pacaembu, neste sábado, graças a um gol de Paulinho, em lance de bola parada.
Os jogadores do Timão admitiram a má atuação e reconheceram que é preciso evoluir para a sequência do Campeonato Brasileiro.
– Pressionamos no segundo tempo, mas é complicado sair atrás e buscar a vitória contra uma equipe competitiva. Menos pior que não saímos com a derrota - desabafou Emerson Sheik.

- – Poderíamos ter jogado melhor. Felizmente, não perdemos. O empate está de bom tamanho - analisou o volante Ralf.

O zagueiro Gil garante que não faltou empenho ao time, que conquistou o título paulista no último domingo.

- Todo mundo se entregou. Conseguimos um ponto. Campeonato Brasileiro é outra pegada. Conseguimos um ponto.

O lateral-esquerdo Fábio Santos destacou a qualidade do Botafogo:

- Achei que no primeiro tempo jogamos um pouco mais, mas depois eles marcaram muito bem; Tivemos dificuldade de ficar com a bola no campo deles. Foi um grande jogo, com equipes que têm condições de chegar bem na frente. Está todo mundo de parabéns.

Tite é homenageado pela torcida do Timão


Torcida do Corinthians dá os parabéns para Tite (Foto: Alexandre Lozetti )

O técnico Tite, que completa 52 anos neste sábado, foi homenageado pela torcida do Corinthians neste sábado, antes da partida contra o Botafogo, que marca a estreia da equipe no Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu. Os alvinegros estenderam uma faixa com os dizeres "Parabéns Tite" no setor do Tobogã, onde costumam registrar mensagens diversas.

Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, é o quarto técnico com mais jogos à frente do Corinthians em toda a história do clube. A partida contra o Botafogo é a 229ª do treinador pelo Timão. Ele está próximo de ultrapassar o terceiro colocado, Amílcar Barbuy, que acumulou 240 jogos. Depois, aparecem Rato, com 256, e Osvaldo Brandão, disparado, com 441.


Bota e Timão empatam com aula de Seedorf e cabeça de Paulinho

O que São Paulo e Rio de Janeiro têm de melhor? O charme, a economia, as praias, os shoppings, a natureza, a arquitetura, as mulheres, o carnaval, o Corinthians e o Botafogo. Sim, o Timão é o melhor paulista. O Fogão é o melhor carioca. Ambos receberam as faixas de campeões estaduais antes de estrearem no Campeonato Brasileiro. Uma comemoração em data e hora perfeitas, sábado à noite, mas vestidos para trabalharem novamente no Pacaembu. E entre a malemolência carioca com tempero holandês, e a seriedade paulista, o empate de 1 a 1 foi justíssimo.

Clarence Seedorf, nascido no Suriname, naturalizado holandês, e já no coração de parte da Cidade Maravilhosa, foi fundamental. Não só pela assistência. Ele imprimiu seu ritmo ao jogo. Inteligente no posicionamento, nos passes, sábio ao escolher a hora de driblar, fez a equipe jogar. E ainda teve o valioso auxílio do artilheiro Rafael Marques, em outra grande atuação.

- No segundo tempo o Corinthians foi melhor, e no primeiro tempo fomos melhores. Podíamos ter feito mais um gol, mas o resultado no final foi justo. Claro, olhando o primeiro tempo, se tivéssemos chutado melhor certas oportunidades... Mas foi uma demonstração de um grupo que quer e que pode - afirmou Seedorf.

O holandês foi um penetra indesejado na festa de aniversário dos 52 anos de Tite, gaúcho que também já conquistou a terra da garoa, e que tem sempre em Paulinho o seu convidado de honra. De poucos sorrisos, mas invejável eficiência, o volante consegue achar os atalhos para chegar ao gol. Dessa vez foi de cabeça.

- Numa bola parada conseguimos empatar. É claro que o objetivo é conquistar os três pontos, principalmente em casa, mas erramos muito, em especial na primeira etapa, e depois precisamos correr atrás - afirmou Paulinho, que negou estar de saída. - Não, muito pelo contrário.

O público foi de 29.295 pagantes e a renda, de R$ 940.359,00. As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira, com mando invertido. O Botafogo vai receber o Santos em Volta Redonda, às 19h30m. Já o Timão terá de viajar para enfrentar o Goiás, às 22h, no Serra Dourada.

Rafael Marques gol Botafogo x Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)

Seedorf: um chute bizarro, um passe magistral

O frio muito mais habitual aos paulistas gelou o início de jogo. O Botafogo parecia no ritmo de Zeca Pagodinho, cadenciado, suave, enquanto o Corinthians, aos poucos, entrou num hip hop local: intenso, acuou o visitante em seu campo de defesa e trocou passes, algo que parecia impossível ao time comandado por Seedorf, em campo, e Oswaldo de Oliveira, do banco. O holandês, aliás, deu um chute bizarro, quase no Tobogã do Pacaembu. Uma malandragem tipicamente carioca de quem fez toda torcida imaginar que ele não estava naqueles dias. Mal sabiam o que estava por vir...

Edenilson, Ralf e Romarinho arriscaram, mas Jefferson, com uma segurança de se fazer inveja às duas capitais, parecia defender chutes de crianças. Abusado, Fábio Santos tentava invadir a praia do rival, mas deixou uma Linha Amarela, ou uma Avenida Paulista, às costas. Por ali, Seedorf, aquele do chute bizarro, colocou a bola com maestria na área, e Rafael Marques teve habilidade de sobra para completar o cruzamento: 1 a 0.

O Timão parecia descompassado, como um paulistano de terno que se solta nos sambas da Lapa. Errava passes fáceis, reposições do goleiro, e até cobranças de faltas ensaiadas. A boa chance veio dos pés do uruguaio Lodeiro. O botafoguense, meio perdido entre as capitais brasileiras, deu um presente para Emerson, que arrancou e bateu bem. Jefferson foi melhor ainda. Das envolventes triangulações entre Seedorf, Rafael Marques, Lodeiro e Lucas, poderiam ter saído mais dois gols. A vitória por 1 a 0 foi de bom tamanho para os dois times.

Paulinho gol Corinthians x Botafogo UFC 160 (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Paulinho faz gol e ouve "fica" da torcida no Pacaembu (Foto: Vanessa Carvalho / Agência Estado)

Paulinho: animador e salvador

Douglas e Alexandre Pato nos lugares de Danilo e Guerrero. O campeão paulista lembra as grandes empresas da cidade: organizada, séria, cheia de bons executivos para girarem os negócios do Timão. Mas, dessa vez, não giraram. Mudaram as peças, não o ritmo do time. E por falar em ritmo... Seedorf criou o seu próprio no segundo tempo. Encostado no lado esquerdo, pertinho de Oswaldo de Oliveira. Pretendido para ser técnico do Milan, ele formou quase uma comissão técnica. Foram três passes geniais. O primeiro, após linda jogada de Rafael Marques, para Lucas. Os outros dois para o centroavante. Nenhum resultou em gol. Cássio defendeu uma, outra foi para fora, e a zaga do Timão salvou na terceira.

Mas do outro lado havia um jogador de Seleção. Um chute do capitão Paulinho, que se apresenta a Felipão na terça-feira e é alvo frequente do futebol europeu, deixou a torcida animada novamente. Mesmo desconfiadas, as arquibancadas voltaram a gritar.

Vitinho, talvez inspirado no futevôlei, foi meio de ombro na bola. Bateu em seu braço. Lance bobo, na intermediária, que resultou na cobrança de Douglas e cabeçada de Paulinho. Quantos cariocas já não sofreram com a cabeça de Paulinho... A bola desviou em Marcelo Mattos e foi no ângulo. Sem chance para Jefferson, companheiro de seleção brasileira. Negócios à parte, como bem sabem os paulistanos. Empate justo e bom para mostrar aos 29.295 pagantes dos primeiros embalos de sábado à noite deste Brasileirão que São Paulo e Rio de Janeiro têm seus encantos e estão bem representados.


Corinthians admite restrição em negociar Jorge Henrique com rivais



Apesar do técnico Ney Franco, do São Paulo, fazer lobby e o atacante Jorge Henrique ter bom relacionamento com atletas do Tricolor, o jogador dificilmente será liberado para o rival. Isso porque o Corinthians definiu que não admite negociar o atacante com os principais rivais.

"O Ney deixou a porta aberta, mas não teve nenhum contato do São Paulo. não há como negar que seria melhor que ele fosse para outro lugar. Se o São Paulo nos procurar e fizer uma grande oferta, tudo é estudado, mas não nego que seria uma negociação muito difícil de ser viabilizada", afirmou o gerente de futebol do Timão, Edu Gaspar.

Jorge Henrique tem um passado com algumas confusões, o que o São Paulo tem restrição. Ele foi afastado do Timão por indisciplina.

"Jorge Henrique é um baita jogador. Se ele tiver solto no mercado e pudesse jogar aqui seria interessante. Ele fazia uma função boa comigo no Botafogo pela esquerda", havia declaro o técnico Ney Franco.

Timão e Bota fazem ‘jogo das faixas’ na estreia do Brasileirão 2013

Um título estadual no primeiro semestre tem lá seu peso, mas
Corinthians e Botafogo sabem que podem fazer muito mais na temporada.
A tabela do Campeonato Brasileiro reserva o encontro de dois fortes
candidatos a protagonistas logo na primeira rodada, neste sábado, às
21h (horário de Brasília), no Pacaembu. De cara, pedreira para os dois
lados. Um duelo com jeito de decisão, que pode pesar no futuro.

O Timão foi eliminado precocemente da Taça Libertadores, mas ganhou o
Paulista e quer seu sexto título brasileiro para manter a sequência
positiva da era Tite e assegurar vaga na edição do ano que vem da
competição sul-americana. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira fora de
campo e Seedorf dentro dele, o Bota ganhou o estadual do Rio de
Janeiro com antecedência, não deu chances aos adversários e abocanhou
Taça Guanabara e Taça Rio.

Tinha tudo para ser um mero "jogo das faixas", com as duas equipes
comemorando seus títulos estaduais. O Brasileirão, porém, não permite
vacilos. Cada uma das 38 rodadas tem seu valor, e os dois rivais
querem acumular gordura na tabela de classificação antes da pausa para
a Copa das Confederações.

Escalações

Corinthians: não fosse a lesão muscular de Alessandro, Tite repetiria
a equipe pelo sétimo jogo seguido. O técnico quer manter o padrão de
Libertadores e Paulista para o Brasileiro. O lateral-direito será
substituído por Edenílson, na única mudança promovida para a partida.
O time: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e
Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson; Guerrero.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira terá os seus principais
jogadores à disposição. Apenas o zagueiro Dória está fora, já que foi
convocado para a seleção brasileira sub-20. O time entrará em campo
com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo
Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques.

Tite confirma Timão com uma mudança, e Edenílson vira titular

O técnico Tite confirmou que o Corinthians terá apenas uma mudança em
relação às últimas partidas de Taça Libertadores e Campeonato
Paulista. Contra o Botafogo, neste sábado, às 21h (horário de
Brasília),Edenílson vai substituir o lesionado Alessandro e ser
titular pela lateral direita – o capitão corintiano está fora da
partida por causa de dores musculares na coxa. De resto, a equipe é a
mesma dos últimos seis jogos.

Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho;
Romarinho, Danilo e Emerson Sheik; Guerrero. O corintiano se acostumou
à formação e vai vê-la praticamente intacta na estreia do Campeonato
Brasileiro.

A novidade do treino desta sexta foi o volante Ralf, que não treinou
na quinta por ter se envolvido em um leve acidente de trânsito quando
estava a caminho do CT Joaquim Grava. Sem ferimentos, ele participou
da atividade tática com os companheiros e foi confirmado para o
confronto.

O elenco alvinegro se concentra no CT na noite desta sexta-feira. Além
do treino tático, os titulares do Corinthians participaram de um
rachão, tradicional nas vésperas de jogos. Nomes como Alexandre Pato e
Douglas serão opções no banco de reservas.

Ibson é elogiado por Tite

O meio-campista Ibson fez os primeiros exames médicos nesta
sexta-feira e deve assinar contrato com o Corinthians na segunda. A
diretoria do clube ainda não divulgou qual será a duração do vínculo
do jogador de 29 anos, mas a tendência é que ele assine por um ano e
meio, até o fim de 2014. Após a rescisão com o Flamengo, Ibson ficou
livre para acertar com o Timão.

O salário será bem abaixo do padrão que ele tinha no clube carioca,
mas Ibson considera que só tem a ganhar jogando no Corinthians – o
time montado, o atual status de campeão mundial e a oportunidade de
trabalhar com Tite atraíram o jogador, que sempre priorizou o Timão.
Ele recebeu sondagens de outros dois clubes.

No Corinthians, a recepção deve ser a melhor possível. Ibson foi um
pedido de Tite, que observa o meio-campista com atenção desde o início
de sua carreira. A diretoria hesitou no início, mas resolveu atender
ao pedido do técnico por se tratar de uma oportunidade – um jogador
experiente, que chega sem custos e com salário dentro da realidade.

Dentro de campo, Tite já planeja como pode utilizar o meio-campista:
tanto como volante, mais recuado e saindo para o jogo, exatamente como
faz Paulinho, quanto como um dos meias abertos pela linha de três
jogadores que o Corinthians costuma utilizar atrás de seu centroavante
– Paolo Guerrero ou Alexandre Pato.

– O Ibson foi bem no Santos, lembro dele jogando e fazendo gol, aberto
na linha de três pelo lado direito. Também joga numa função mais
atrasada, começou a carreira assim. Pode ser bem encaixado no nosso
desenho tático, mas ainda quero conversar com ele. Tem muitas
virtudes, tanto na qualidade, quanto no nível pessoal – destacou o
técnico.

Com Ibson, o Corinthians se diz praticamente fechado para o segundo
semestre, mas sempre aberto a novas observações e oportunidades. Além
dele, chegaram o volante Maldonado e o goleiro Walter. O volante
Jocinei, ex-Rio Claro, também deve assinar contrato em breve.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ibson faz exames mas não assina com Corinthians


O meia Ibson passou por exames médicos em clínica na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, e aguarda apenas a conclusão de sua rescisão contratual com o Flamengo para assinar com o Corinthians e ser anunciado como reforço. Nesta tarde, ele e o volante Jucinei, de 23 anos, ex-Rio Claro, trabalharam na parte interna do CT. À noite, o reforço "mais badalado" voltou para o Rio de Janeiro para resolver a pendência com o Fla.

Após o treinamento da equipe, que enfrenta o Botafogo neste sábado, às 21h, no Pacaembu, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e mostrou que Ibson já é reforço do Timão. Geralmente, o técnico não comenta a situação de jogadores em negociação, apenas após o anúncio da diretoria. 

- O Ibson jogou no Santos, lembro bem, perdemos um jogo para eles com ele na linha de três, aberto no lado direito. Ele tomou a posição do Elano, e jogou com Ganso por dentro, Neymar na esquerda, e um atacante enfiado. Mas ele joga também mais atrasado, é versátil. Pode ser na linha de três ou nas funções de volante - disse ele.

Questionado sobre o porquê de a comissão técnica apostar nele e em Maldonado, de 33 anos, que não joga desde julho de 2012, o treinador explicou que a postura dentro e fora de campo da dupla foi considerada.

- Sobre o Maldonado, toda a história dele é suficiente para falar das qualidades que tem e da personalidade e conduta que tem. Recuperou-se e, quando machucou o Guilherme Andrade ficamos sem um jogador específico para a função. Buscamos outros, mas o investimento traz um custo muito grande aos cofres. Abriu-se a possibilidade, recuperou o Maldonado e não tínhamos dinheiro para comprar um jogador. É claro que vai precisar de um melhor ritmo, mas tínhamos um que se encaixava na necessidade do plantel.

- Sobre o Ibson, discordo de quem fala que no Santos ele não teve uma grande passagem. No Flamengo sim, sem uma sequência, mas sei de suas virtudes enquanto atleta, da qualidade e do nível pessoal dos dois. Mais do que qualquer coisa, nessa formação de equipe, são dois atletas importantes - destacou o técnico.

Apesar de regularizado na CBF, Maldonado fica fora da lista de relacionados de Tite para a estreia no Brasileirão.


Timão inicia o Brasileirão com meta: 11 pontos nos cinco primeiros jogos

O segundo semestre "começa" neste sábado para o Corinthians, em sua estreia no Brasileirão, contra o Botafogo, no Pacaembu. E o objetivo do clube, de acordo com a comissão técnica, é ousado nas cinco primeiras rodadas, antes da pausa para a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho: conquistar 11 pontos.

Dos 15 pontos que estarão em jogo, nove serão disputados em casa – contra Botafogo, Ponte Preta e Portuguesa. Com três vitórias, serão precisos dois empates nos jogos fora, diante de Cruzeiro e Goiás.

– Este é o nosso objetivo. É importante começar com vitória dentro de casa, temos três jogos no Pacaembu, então é bom fazer os nove pontos e tentar os outros fora – diz o lateral-esquerdo Fábio Santos.

Fora da Libertadores, o Corinthians pretende criar gordura no início do torneio, já que Atlético-MG e Fluminense, também candidatos ao título, ainda priorizam a competição sul-americana e podem preservar seus principais jogadores.

– A ideia é tentar disparar logo no começo para tentar se distanciar de outros fortes candidatos. Em 2011, fizemos isso e deu muito certo. É um exemplo a ser seguido – afirma o zagueiro Paulo André.

Na ocasião, após a queda na primeira fase da Libertadores para o Tolima (COL) e a perda do Paulistão para o Santos, na final, foram nove vitórias seguidas e um empate.

Outro motivo para acumular uma pontuação alta nas primeiras rodadas é o fato de ter outras competições importantes no caminho. A Recopa Sul-Americana, por exemplo, que deverá ser marcada para setembro, exigirá uma atenção especial. O título será decidido em dois jogos contra o São Paulo, mas sem data definida até agora pela Conmebol.

O Corinthians também disputará, a partir de agosto, a Copa do Brasil. Entrará nas oitavas de final no torneio e precisará disputar apenas oito jogos para conquistar mais um título e voltar à Libertadores.

Os primeiros desafios:

BotafogoNeste sábado, o time de Tite encara o atual campeão carioca. Será a estreia das duas equipes no BR.

GoiásNa próxima quarta, fora de casa, segundo desafio do Timão na competição contra um campeão estadual.

Ponte PretaNo dia 1 de junho, mais uma vez num sábado às 21h, equipe recebe rival das quartas do Estadual.

CruzeiroNo dia 5 de junho, fora de casa (local ainda indefinido), o maior desafio de Tite, teoricamente.

PortuguesaEm 8 de junho, no Pacaembu, último antes da parada da Copa das Confedera-ções: três pontos!

Desempenho dos últimos anos:

2012 - 4 derrotas e 1 empate (1 ponto)

2011 - 4 vitórias e 1 empate (13 pontos)

2010 - 4 vitórias e 1 derrota (12 pontos)

2009 - 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota (8 pontos)


Sheik elogia Zizao e pede mais oportunidades para o chinês

Zizao tem na ponta da língua a resposta para quem pergunta o que falta para ele brilhar com a camisa do Corinthians:

- Faltam mais oportunidades - disse o chinês, ao programa Jogo Aberto, da Band.

- Joguei três vezes, mas já faz tempo que estou sem jogos - completou.

O meia-atacante, que está no clube desde o início de 2012, acumula apenas quatro jogos com a camisa corintiana. Neste ano, participou só dos três primeiros, quando os titulares ainda estavam de férias. Nesta semana, o diretor-adjunto Duílio Monteiro Alves admitiu que não acredita na mudança do panorama do jogador, que deve continuar sem jogar no segundo semestre.

Pelo seu objetivo, porém, o atleta ganhou um aliado: Emerson Sheik. Em contato telefônico ao vivo com o programa, o camisa 11 do Timão endossou o coro e projetou um futuro brilhante para o companheiro.

- Zizao é muito querido, especial, temos um carinho absurdo por ele, que tem qualidades. Estou de acordo, talvez ele tenha de ter mais oportunidades. Sabemos que é difícil pela qualificação do grupo, que tem até jogador de Seleção no banco, mas se não for pelo Corinthians, ele pode pegar experiência por outra equipe do Brasil. Ele evoluiu absrudamente. Certamente ainda trará alegrias para o torcedor do Corinthians - elogiou.


Timão tem desvantagem contra o Botafogo


O zagueiro Antônio Carlos provocou ao dizer que o Botafogo está acostumado a vencer o Corinthians, citando os últimos três jogos, com duas vitórias e um empate. O restrospecto geral, porém, é ainda mais favorável ao time carioca.

Ao todo, foram cem partidas disputadas, com 35 vitórias vitórias do Timão, 23 empates e 42 derrotas. O primeiro jogo realizado pelas equipes aconteceu no dia 14 de abril de 1929, na Fazendinha, quando o Timão venceu por 4 a 3.

Na última temporada, o Timão perdeu por 3 a 1 no Pacaembu, logo após a conquista da Copa Libertadores, e empatou no Rio de Janeiro por 2 a 2.

- Nos últimos anos, o Botafogo vem fazendo grandes campanhas, mas na reta final não tem conseguido cravar de vez a vaga na Libertadores. Ganhou o Carioca, tem um belíssimo treinador, o Oswaldo de Oliveira, que me subiu no profissional (no São Paulo). Acredito que tem tudo para fazer uma grande campanha também esse ano - disse o lateral-esquerdo Fábio Santos.


Fábio Santos diz não ter 'como defender' Jorge Henrique


Jorge Henrique não ficará no Corinthians após o episódio de indisciplina antes da semifinal do Paulistão. E os companheiros de clube já o tratam como ex-companheiro. Nesta quinta-feira, o lateral-esquerdo Fábio Santos já falou em tom de despedida sobre o atacante, ao responder porque nenhum jogador havia saído em defesa dele.

- Não é sair em defesa... Todo mundo sabe que ele errou, ele sabe, mas não estamos aqui para julgar, pedir para voltar ou não. A comissão técnica foi clara há tempos sobre conduta. Todo mundo sabe o que tem de fazer, estava lá para todo mundo ver. Jorge Henrique falhou nesse quesito, não tem como defender. Ele acabou errando, a gente torce para que volte a jogar em alto nível. Mas não tem muito o que defender, a gente torce para que tenha sucesso em outro clube - disse o lateral do Timão, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Jorge mentiu para a comissão técnica e ainda fez o técnico Tite passar por um constrangimento com todos os seus atletas. Poucos dias após o episódio, a diretoria o afastou do elenco. O camisa 23 ainda aparece para treinar, mas na maioria das vezes em período diferente dos outros jogadores ou até em locais diferentes. Nesta quinta, ele treinou em um campo afastado, sozinho, enquanto os demais realizavam um treino técnico comandado por Tite e seus auxiliares.


O empresário do atacante, Roberto Gomes, afirmou  que o caso só deve ter um desfecho no início da próxima semana. Ele havia marcado uma reunião para terça-feira, mas, por problemas pessoais, adiou a conversa com a diretoria alvinegra


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...