sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Torcedor solitário protesta no CT do Corinthians e depois pede desculpa


De bicicleta, homem reclamou de presidente e dos jogadores um dia após goleada Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press 

Estava surpreendentemente calmo o treinamento do Corinthians na quinta-feira, um dia após a derrota por 5 a 1 para o Santos. Aí, um torcedor chegou de bicicleta ao CT do Parque Ecológico, parou em um dos estacionamentos e começou a fazer protesto aos gritos.

O homem, que não se identificou, direcionou a maior parte das reclamações ao presidente Mário Gobbi. Ele apontou o fato de que o clube deve a alguns atletas do elenco, com gritos como "dever dinheiro para jogador é safadeza" e "aqui não pode ter molecagem".

Houve também frases direcionadas aos próprios atletas, como "vamos jogar bola". Após cerca de quatro minutos de gritos, o torcedor subiu em sua bicicleta e deixou o CT. "Desculpa. Era isso o que eu tinha para falar, estou triste. Era um desabafo", concluiu o corintiano.

Foi a única movimentação fora da normalidade no centro de treinamento alvinegro após a dura derrota da última quarta. Os titulares na goleada fizeram um trabalho de recuperação na parte interna, enquanto os reservas participaram de uma atividade técnica e tática observada por Mano Menezes.

A equipe do Parque São Jorge voltará a campo no próximo domingo, contra a Ponte Preta, em Campinas. Mano já falou sobre a urgência de reagir, pois "não dá para perder três seguidas no Corinthians". O treinador certamente fará alterações na formação que foi massacrada na Vila Belmiro.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Santos goleia Corinthians na Vila Belmiro

Santos x Corinthians - thiago ribeiro comemora (Foto: Marcos Ribolli)

Santistas, esqueçam as más atuações nas primeiras rodadas e os gestos obscenos de Oswaldo de Oliveira. Agora, há muitos motivos para comemorar. No primeiro clássico do Campeonato Paulista, o Peixe deu um show de bola nesta quarta-feira. E logo contra seu maior rival, o Corinthians. Goleada por 5 a 1 na Vila Belmiro, com direito a “olé”.

Melhor durante toda a partida, o Santos exterminou qualquer chance de reação do Timão. Com gols de Arouca, Gabriel, Thiago Ribeiro (dois) e Bruno Peres, a equipe da Vila Belmiro empolgou seu torcedor (o público foi de 8.050 pagantes) e chegou a dez pontos na liderança do Grupo C. O Corinthians é vice-líder no B.

Nesse processo de reconstrução das duas equipes, com novos treinadores, o Santos usou o clássico para dar um passo à frente. E o Timão deu um passo atrás. Principalmente pelos erros cometidos pelo setor que parecia mais seguro: a zaga. Para piorar, o Corinthians voltou a perder um clássico depois de mais de um ano.

Antes desta quarta-feira, a última vez que o Corinthians havia sido superado num jogo desses foi na última rodada do Brasileirão de 2012, contra o São Paulo. No ano passado, ainda sob o comando de Tite, foram 12 clássicos. Nenhuma derrota. Por 5 a 1? Não acontecia desde 2005, para o Tricolor do Morumbi.

Na próxima rodada, o Santos joga mais uma vez na Vila Belmiro. Dessa vez contra o Botafogo-SP, sábado, às 19h30. E o Corinthians, por sua vez, atua novamente fora. O desafio de domingo, às 17h, será contra a Ponte Preta, em Campinas.

Clássico de verdade

Três gols, boas defesas, finalizações perigosas, bronca de treinador... Se fosse levada em consideração apenas a etapa inicial, o primeiro clássico do Campeonato Paulista já poderia receber o rótulo de “bom jogo”. Santos e Corinthians não deixaram a monotonia tomar conta do torcedor. Pelo contrário.

Santos x Corinthians - danilo (Foto: Marcos Ribolli)

Melhor nos primeiros minutos de partida, o Peixe sufocou o Timão. Só precisou de 22 minutos para abrir 2 a 0. Aos 12, mesmo depois de linda defesa de Walter em cabeçada de Alan Santos, a bola sobrou para Arouca bater de fora da área e marcar – havia três jogadores em impedimento, mas só Alan Santos atrapalhava o goleiro.

Dez minutos depois, Arouca deu belo cruzamento para Gabriel ampliar de cabeça. Na comemoração, dancinha. Antes disso, o técnico Mano Menezes, insatisfeito com a atuação do Corinthians, ameaçou tirar Romarinho de campo por falha na cobertura do chileno Mena. Mas antes mesmo de nova reclamação, o Timão reagiu.

Com chute de fora da área de Guilherme, aos 24 minutos, o Corinthians diminuiu a desvantagem. E a partir daí igualou a posse de bola. As melhores chances para o empate foram de Guerrero. O peruano, aliás, ficou inconformado com a não marcação de pênalti em cima dele no final da etapa. Cicinho, pelo Santos, também.

Santos x Corinthians - Oswaldo de Oliveira comemora (Foto: Marcos Ribolli)

E o clássico continuou clássico...

A volta para o segundo tempo foi tensa para o Corinthians. Dentro e fora de campo. Da arquibancada, xingamentos da Fiel contra Pato e Sheik. E no gramado, mais um gol do Santos, o terceiro. Logo aos dois minutos, Gabriel recebeu na esquerda e cruzou. A bola passou por Bruno Peres e sobrou para Thiago Ribeiro marcar.

Da mesma maneira que no primeiro tempo, o peruano Paolo Guerrero era o homem mais perigoso do Timão. Olhando para o céu, como se conversasse com alguém, ele lamentou brilhante defesa de Aranha após sua cabeçada aos dez minutos. Mais avançado, o Corinthians não reagiu. E deu espaço para o Peixe ampliar.

Geuvânio fez bela jogada pela direita e deixou Bruno Peres na cara do gol para marcar o quarto gol do Santos. Virou goleada. Fato que deixou os jogadores do Corinthians irritados. Sheik e Guerrero perderam a cabeça em lances de falta e foram advertidos com cartão amarelo, um seguido do outro.

Da torcida santista, os gritos de “olé” davam o tom de como o clássico foi dominado pelo time da Vila Belmiro. E Thiago Ribeiro, pela segunda vez no jogo, aumentou essa comprovação. Aos 32 minutos, o atacante passou por Guilherme e tocou na saída do goleiro Walter, para dar números finais ao clássico paulista.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Fagner deve ser regularizado nesta terça e estrear em clássico na Vila

fagner corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians)

O lateral-direito Fagner depende de uma pequena burocracia para ser inscrito na CBF e poder estrear com a camisa do Corinthians. Contratado por empréstimo do Wolfsburg, da Alemanha, até o fim do ano, o lateral depende de dados a serem enviados pelo seu clube de origem à Confederação Brasileira de Futebol. Isso ocorre por meio de um sistema online disponibilizado pela Fifa para transferências internacionais.

De acordo com o Corinthians, esses dados devem chegar até a manhã de terça-feira. Automaticamente, o jogador já seria regularizado na CBF e estaria pronto para jogar. O técnico Mano Menezes quer colocá-lo em campo no clássico desta quarta-feira contra o Santos, às 22h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

Fagner está em boas condições físicas e treina com o elenco há uma semana. Por isso, será titular se sua situação for regularizada a tempo. Se isso ocorrer, Diego Macedo volta para o banco de reservas.

Paulo André dá dica a Pato: 'Tem de entender o estilo do Corinthians'

paulo andre alexandre pato corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians)

Capitão do Corinthians em 2014, o zagueiro Paulo André é um dos jogadores do Corinthians mais próximos a Alexandre Pato. Por isso, tem propriedade ao falar sobre o estado do atacante, vaiado na derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, sábado passado, e insatisfeito com sua condição no clube. Paulo André entendeu as reclamações de Pato, que disse não jogar sozinho e estar fora de posição. Por outro lado, avisou que o atacante ainda precisa se adaptar melhor ao clube. O zagueiro disse ainda que o companheiro poderia ter deixado para fazer críticas internamente e não em entrevista.

– O Corinthians não tem de se adaptar a ninguém, pois estamos aqui de passagem. Temos de fazer o máximo para mostrar trabalho e ficar o maior tempo possível. O treinador instiga e ajuda a desenvolver, e acho que o Mano tem esse lado professor. O Pato tem de entender o estilo do clube em que ele joga – afirmou Paulo André, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

– Acho que o Pato tem o direito de falar o que quiser, assim como qualquer outro. Tentamos ajudá-lo de todas as formas. É preciso ter uma chama aqui dentro, nos caracterizamos por isso nos últimos anos, mas isso parte da vontade dos jogadores – completou.

Mano Menezes deu uma resposta sutil a Alexandre Pato após a partida, dizendo que algumas bolas chegaram até o atacante, mas não houve sequência nos lances. Paulo André não se mostrou confortável com a situação.

 – Não era costume alguém reclamar publicamente na imprensa, seja do grupo, seja do técnico... Tudo se resolvia ali dentro do vestiário. Cada um tem seu direito, mas todo mundo tem de assumir responsabilidades – destacou o defensor.

Amigo de Pato e companheiro de quarto nas concentrações, Paulo André espera uma reação do atacante. Em pouco mais de um ano no Corinthians, o astro não justificou os R$ 40 milhões investidos em sua contratação e vem sofrendo com as constantes críticas da torcida.

– Ouvimos muito que o torcedor não vive de vitórias, vive de Corinthians. Se ele conseguir representar um pouco isso, o corintiano vai respeitar, empurrar e torcer até o fim. Mas é característica de cada pessoa. O Pato é novo, vai amadurecer e entender que é fundamental saber o estilo do clube em que ele joga – discursou o capitão corintiano.

Sem convencer, Pato deve voltar ao banco de reservas no clássico desta quarta-feira contra o Santos, na Vila Belmiro. Mano deve utilizar Guerrero no comando do ataque.

Timão cria 'desconforto' e espera reação de Pato

Alexandre Pato Mano Menezes (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Em 2013, Alexandre Pato tinha a fase de adaptação, a torcida (por algum tempo) e a diretoria a seu favor na tentativa de render bem e recuperar o futebol que o levou ao Milan e à seleção brasileira. A abordagem paternal, por vezes até carinhosa, não funcionou. Em 2014, o atacante se vê mais pressionado com as mudanças de comando – tanto dentro de campo, quanto na cúpula que decide os rumos do futebol. O Timão espera que Pato responda a esse desconforto com gols e boas atuações.

Durante a era Tite, Pato era tratado com maiores cuidados. O técnico raramente mostrava impaciência com a falta de sequência do atacante, e só deu uma bronca mais forte quando viu o camisa 7 errar um pênalti decisivo nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, por dar uma cavadinha facilmente defendida pelo goleiro Dida.

Agora, a situação mudou. Em seu primeiro jogo como titular na temporada, mal pegou na bola, acertou um chute na trave, mas saiu vaiado pela torcida na derrota para o São Bernardo, sábado, no Pacaembu. Seu primeiro sopro de insatisfação foi respondido prontamente por Mano, em entrevista coletiva, de forma sutil. 

Ouvimos muito que o torcedor não vive de vitórias, vive de Corinthians. Se ele (Pato) conseguir representar um pouco isso, o corintiano vai respeitar, empurrar e torcer até o fim. Mas é característica de cada pessoa.
Paulo André

Um dos grandes desafios recebidos por Mano foi o de resgatar a credibilidade de Pato, mas com uma abordagem diferente. A tolerância diminuiu, até pelo fato de o período de readaptação ao Brasil ter passado. Um dirigente chegou a dizer que o técnico precisava fazer o atacante “pegar no tranco”, com broncas e cobranças maiores do que as normais.

No elenco, o comportamento também mudou. Ano passado, o discurso repetido em entrevistas era de que Pato estava se adaptando, precisava de tempo e cairia logo nas graças da torcida. Agora, ninguém esconde que o atacante anda fora de sintonia e precisa entender melhor o clube. O zagueiro Paulo André, amigo e companheiro de concentração do atacante, defendeu a tese publicamente.

– Ouvimos muito que o torcedor não vive de vitórias, vive de Corinthians. Se ele conseguir representar um pouco isso, o corintiano vai respeitar, empurrar e torcer até o fim. Mas é característica de cada pessoa. O Pato é novo, vai amadurecer e entender que é fundamental saber o estilo do clube em que ele joga – disse Paulo André.

A ideia de negociar o jogador na janela de transferências do início do ano não foi à frente. Por isso, o Corinthians espera ver de Pato uma resposta técnica dentro de campo. Pressionado, ele terá como principal problema a sequência de jogos. Contra o Santos, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, o homem de R$ 40 milhões deve assistir ao confronto do banco de reservas.

Timão promove quatro jogadores vice-campeões da Copinha

Zé Paulo Corinthians (Foto: Rodrigo Coca /Ag. Corinthians)

O Corinthians promoveu quatro jogadores vice-campeões da Copa São Paulo à equipe profissional. Nesta segunda-feira, o grupo começou a treinar sob o comando do técnico Mano Menezes e pode ser aproveitado no Campeonato Paulista. Os novos integrantes do elenco são o zagueiro Pedro, de 18 anos, o volante Fabiano e o meia Zé Paulo, ambos de 19, e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, que, com 16 anos, passa a ser o caçula do Timão no time de cima.

Destaque do Corinthians até na derrota por 2 a 1 para o Santos, na decisão da Copinha, Zé Paulo era o jogador considerado mais pronto para treinar entre os profissionais. Pedro e Arana também agradaram, e Fabiano subiu para suprir uma carência do elenco alvinegro – ele faz função semelhante à de Ralf, que não tem um reserva de sua posição.

Outros nomes que agradaram à comissão técnica são o lateral-direito Lucão, capitão da equipe na Copa São Paulo, e o atacante Malcom, artilheiro corintiano na competição. Mano Menezes deixou aberta a possibilidade de levar mais garotos para o elenco profissional.

Uendel volta a treinar e deve reforçar Corinthians contra o Santos

Uendel Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

O lateral-esquerdo Uendel deve reforçar o Corinthians no clássico desta quarta-feira contra o Santos, às 22h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, quarta rodada do Campeonato Paulista. Recuperado de dores na coxa direita, Uendel participou de um treino com bola na tarde desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, e não será problema para o confronto contra a equipe santista. O jogador não participou da derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, sábado passado, no Pacaembu.

O treino desta segunda teve foco nas finalizações, mas não contou com os titulares da última partida. Entre as caras mais conhecidas, estavam Danilo, Guerrero e Romarinho, que entraram no segundo tempo do confronto com o São Bernardo. 

Os quatro garotos promovidos das categorias de base não participaram e fizeram apenas trabalhos físicos na academia, já que jogaram a final da Copa São Paulo no sábado. Subiram para os profissionais o zagueiro Pedro, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Fabiano e o meia Zé Paulo.

Mano Menezes vai montar a equipe do clássico em treino coletivo na tarde desta terça-feira. A tendência é que o time seja mais parecido com o das duas primeiras rodadas, com Alexandre Pato, Emerson e Ibson de volta ao banco de reservas. Além disso, o técnico aguarda a regularização do lateral-direito Fagner, que deve ser confirmado nesta terça na equipe.

O Corinthians deve enfrentar o Santos com a seguinte formação: Walter, Diego Macedo (Fagner), Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Guilherme, Danilo e Rodriguinho; Romarinho e Guerrero.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Corinthians assina e Fagner está contratado

Fagner em ação pelo Vasco; depois de duas semanas, jogador assinou contrato com o Corinthians

O Corinthians anunciou, como era esperado, que Fagner está contratado. Depois de receber o último documento sobre o jogador, o clube firmou compromisso com o lateral direito, que já está treinando com os novos companheiros no CT Joaquim Grava.

Fagner chega por empréstimo por um ano, liberado de graça pelo Wolfsburg, da Alemanha. A tendência é que ele chegue como titular para a posição, já que Edenílson foi liberado e deve acertar com a Udinese, da Itália.

A negociação com o lateral já está fechada desde a semana passada, mas o contrato não havia sido assinado por conta de problemas burocráticos. O Corinthians esperava um documento liberatório do Wolfsburg, que só chegou na última segunda.

Aos 24 anos, Fagner é um velho conhecido da torcida do Corinthians, já que foi revelado no clube e chegou a atuar no profissional em 2007. Sua saída na época, porém, foi conturbada, com direito a disputa judicial. 

Fábio Santos passa por nova cirurgia e fica fora mais um mês



Fábio Santos segue fora do time do Corinthians Foto: Bruno Santos / Terra 

O técnico Mano Menezes disse no domingo que contava com o retorno de Fábio Santos entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Nesta segunda-feira, todavia, recebeu a notícia de que terá de esperar mais tempo para utilizar o lateral esquerdo por causa da necessidade de uma cirurgia no abdômen.

De acordo com o Corinthians, a operação se tornou necessária por causa de um incômodo na região inguinal direita sentida durante a pré-temporada. Ele ficará de três a quatro semanas em recuperação e atrasará a volta aos gramados após uma temporada repleta de problemas físicos.

Fábio Santos não atua desde 23 de outubro, quando entrou no sacrifício para enfrentar o Grêmio pela Copa do Brasil. Ele vinha de uma cirurgia no púbis e suportou pouco mais de 45 minutos antes de deixar a partida em Porto Alegre agravando o problema anterior.

Por isso, o lateral vinha fazendo uma preparação diferente para 2014, separadamente dos atletas que já começaram a jogar no Campeonato Paulista. Na companhia de Renato Augusto e Guilherme Andrade, outros que sofreram lesões graves em 2013, trabalhava com os fisioterapeutas para um ano mais estável.

Segundo o Corinthians, a nova lesão de Fábio Santos não é exatamente a mesma que tornou necessária a cirurgia do ano passado, no lado esquerdo do púbis. Desta vez, ao menos, há outro jogador da posição em quem confia a comissão técnica: Uendel, que fez boa estreia na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa.


Com “sorriso diferente”, Romarinho se diverte sozinho após jornada feliz


Após meses de críticas da torcida do Corinthians, Romarinho teve um ótimo início de temporada, quebrando um jejum de quase cinco meses e sendo decisivo na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa. No dia seguinte, seguiu fiel ao seu estilo, mantendo-se longe de entrevistas e dentro de seu próprio mundo.

Como os demais titulares no triunfo de domingo, o atacante fez apenas um trabalho de recuperação e ficou sentado à beira do gramado enquanto os reservas treinavam. Sorridente e alheio à atividade no campo, entreteve-se por muito tempo com uma bola, que entre outras funções, serviu como instrumento de percussão.

Coube a Guilherme, outro que teve ótima atuação no Canindé, falar pelo camisa 31. O volante também tem dificuldade para imaginar o que passa na cabeça do companheiro, mas fez um esforço para descrever a disposição do companheiro após a jornada feliz do final de semana."Eu tentei trazê-lo, mas é difícil ele vir aqui, hein? Ele não foi parceiro, não veio me ajudar na entrevista", brincou o meio-campista. "Ele ficou feliz com o gol. Dá um alívio, tira um peso das costas. Tenho certeza de que virão muitos. É um grande craque, que Deus o abençoe."

De acordo com Guilherme, Romarinho pouco conversou sobre a primeira bola que colocou na rede desde 1º de setembro. "Mas dá para ver o sorriso diferente. O grupo também ficou muito feliz por ele ter feito esse gol e ajudado a gente a sair com os três pontos do Canindé", comentou.

Mano Menezes também ficou muito satisfeito com o desempenho do atacante. O treinador ficou com uma ótima impressão do jogador na pré-temporada, motivo pelo qual resolveu mantê-lo como titular apesar da perseguição de parte da torcida no semestre passado.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Proposta de Udinese chega e Edenílson viajará para a Itália

Proposta de Udinese chega e Edenílson viajará para a Itália; Corinthians receberá R$ 4,5 milhões

Edenílson está muito próximo de deixar o Corinthians. Nesta segunda-feira, a diretoria do clube confirmou o recebimento de uma proposta da Udinese, da Itália, e liberou o atleta para negociar.

O volante deve viajar para a Europa nesta quarta-feira para realizar exames. Caso não ocorra nenhum imprevisto, assinará contrato com o clube de Udine no final da semana.

A proposta dos italianos foi de 3,5 milhões de euros (R$ 11.086.338,00). O clube do Parque São Jorge terá direito a 40% do montante, ou seja, R$ 4.434.535,20. O dinheiro deve ser depositado já nesta semana na conta da equipe brasileira.

Segundo a diretoria corintiana, porém, o reforço no caixa não será utilizado para novas contratações. Os cartolas estão satisfeitos com as contratações fechadas (ou próximas) até o momento, como o lateral esquerdo Uendel (ex-Ponte Preta), o volante Bruno Henrique (ex-Portuguesa) e o ala direito Fágner (ex-Vasco).

Edenílson, de 24 anos, chegou ao Corinthians em 2011, vindo do Caxias. Alternando boas e más atuações, tanto no meio-campo quanto na lateral direita, ele conquistou cinco títulos pelo time alvinegro: Paulista, Brasileiro, Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa.

A Udinese é a atual 15ª colocada do Campeonato Italiano. No último final de semana, o ex-time de Zico perdeu por 3 a 2, de virada, para a Lazio.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Corinthians diz esperar proposta por Edenílson e ignora interesse por Ralf


O Corinthians espera receber, ainda nesta semana, uma proposta formal pelo volante/lateral Edenílson, que interessa à Udinese, da Itália. Em seus últimos minutos como diretor de futebol do clube, Roberto de Andrade disse que a cúpula alvinegra foi consultada, mas espera a formalização da oferta para negociar o jogador.

"Ele só sai quando o cheque estiver assinado. A proposta só chegou verbalmente pelo procurador. Estamos aguardando a proposta oficial da Itália, que até agora não chegou", disse o cartola, que deixou o cargo e será substituído por Ronaldo Ximenes, até então secretário-geral do clube.

Edenílson é, hoje, uma das poucas opções de Mano para as duas funções que exerce. Na lateral, onde foi mais utilizado desde que chegou ao Corinthians, ele concorre com Diego Macedo e ganhará, em breve, a companhia do recém-contratado Fagner.

Mesmo assim, a diretoria não deve fazer muito esforço para segurá-lo. A má situação financeira do clube, aliada ao desempenho abaixo do esperado do jogador em 2013, pesam para a decisão dos dirigentes.

Além de Edenílson, Ralf também pode deixar o Corinthians. Ídolo da torcida, o volante e seu estafe entendem que já está na hora de uma mudança para a Europa. Nesta quinta, o jornal português A Bola noticiou que o Benfica teria interesse na contratação. Roberto de Andrade negou.

"Fiquei sabendo disso por vocês", resumiu o dirigente.

Na outra ponta da janela, Fagner e Bruno Henrique estão próximos de um acerto. O lateral já fez exames médicos e está prestes a assinar o contrato. Já o volante, ex-Portuguesa, ainda aguarda a definição da negociação entre o Corinthians e o Londrina, que detém seus direitos econômicos.

Walter fala em aproveitar chance, mas lamenta nova lesão de Cássio

Walter em ação pelo Corinthians; com a lesão de Cássio, ele terá mais chances em 2014

Com a nova lesão de Cássio, que nesta quarta passou por uma cirurgia no dedinho da mão esquerda, Walter começará 2014 como terminou a temporada passada: no time titular do Corinthians. Escolhido por Mano Menezes, o goleiro falou em aproveitar a chance recebida, mas lamentou o novo problema do companheiro de posição.

"Eu sabia que ele estava batalhando pra ficar bem rápido. Caiu no meu colo para eu iniciar o Paulista. Vou tentar fazer o que estava fazendo em 2013. Agora tem um técnico novo, e agora é passar tranquilidade para ele, para que, se precisar, mais para frente eu possa ajudar", disse Walter.

A lesão de Cássio deve tirá-lo dos gramados por cerca de um mês. A lesão traumática no dedinho aconteceu durante o treino da última terça, quando o herói do Mundial de Clubes tentou encaixar uma bola.

Desde 2012, quando se consagrou no Japão, Cássio já teve seis lesões. No período, ele perdeu jogos por uma bursite no ombro esquerdo, um desconforto muscular na coxa esquerda, dores no quadril, uma lesão no punho esquerdo, uma lesão muscular na coxa direita e agora o problema no dedinho.

"Eu também tive lesões quando comecei. Lesão de coluna, coxa, várias coisas. Infelizmente ele pegou essa época. Essas coisas de azar não existem não", disse Walter. 

Rodriguinho fala em convencer Mano enquanto R. Augusto está fora

Rodriguinho, meia do Corinthians, em ação no CT Joaquim Grava; jogador começará 2014 como titular

Principal surpresa do time montado por Mano Menezes para a estreia no Campeonato Paulista, Rodriguinho terá alguns jogos para convencer o treinador antes do retorno de Renato Augusto, favorito para a vaga no meio-campo. Animado com a oportunidade, ele promete serviço dobrado enquanto estiver em campo.

"Tenho algumas partidas para colocar uma dúvida na cabeça do treinador. A gente sabe da qualidade do Renato, que está fazendo uma preparação fora e quando voltar vai vir forte. Tenho esses jogos pra mostrar que tenho meu valor e também posso ser titular", disse Rodriguinho, que dá até a receita para conquistar a torcida.

"Primeiro é fazer gols, que todo mundo gosta. Tem de jogar bem. O que eu escuto muito é sobre aquela raça que a torcida gosta. Não é uma característica muito forte minha, mas a gente tenta sempre melhorar para agradar", confessou Rodriguinho.

No primeiro treino tático e no jogo-treino contra o Red Bull Brasil, ele ocupou a faixa central do meio-campo, com Romarinho à direita e Danilo à esquerda. Renato Augusto, grande aposta do Corinthians para o setor, ainda não voltou aos treinos normalmente.

Em 2013, o meia teve três lesões ao longo da temporada e perdeu muitos jogos por conta dos problemas médicos. Para não repetir a rotina neste ano, ele faz uma pré-temporada estendida sob os cuidados do fisioterapeuta Bruno Mazziotti, e ainda não tem previsão de estreia. 

Garantia financeira separa Corinthians de fechar com Bruno Henrique

Bruno Henrique, volante que defendeu a Portuguesa em 2013, deve chegar ao Corinthians neste ano

O Corinthians está perto de resolver a última pendência para contratar o volante Bruno Henrique, que estava na Portuguesa, mas pertence ao Londrina. Nos últimos dias, o clube paranaense aceitou a proposta dos cartolas alvinegros de um pagamento parcelado, e aguarda apenas uma garantia bancária para fechar o negócio.

"Nós estamos estudando a melhor maneira de fazer isso com nossos departamentos jurídicos. Estamos trocando minutas de contrato e esperamos acertar nesta quinta", disse João Severo, supervisor do Londrina, ao UOL Esporte.

O negócio entre os dois clubes chegou a ser acertado na semana passada. Para ter o volante por quatro anos, o Corinthians pagaria R$ 1,5 milhão por 50% dos direitos econômicos de Bruno Henrique -40% ficaria com o Londrina e 10% com o próprio atleta.

O problema é que, em cima da hora, o Corinthians decidiu fazer o pagamento de forma parcelada. O Londrina relutou, mas decidiu aceitar a proposta. Agora, quer um aval bancário ou um compromisso formal do presidente Mário Gobbi para não sofrer prejuízos, segundo Severo.

Bruno Henrique chega para ser uma opção em um dos setores mais carentes do elenco de Mano Menezes. Hoje, o treinador tem em Ralf e Guilherme seus titulares. Os reservas, porém, são Jocinei, Guilherme Andrade e Edenílson, todos testados mais nas laterais que no meio, e Ibson, execrado pela torcida na má campanha de 2013.

Além de Bruno Henrique, Fagner também está próximo de um acerto. Na última quarta, o Corinthians adiantou a parte burocrática do contrato do jogador, que já fez exames médicos e pode fechar nesta quinta.

Por outro lado, o clube aguarda, de acordo com Mário Gobbi, uma proposta da Udinese por Edenílson. A expectativa é que o procurador do jogador apresente uma oferta dos italianos pelo volante. Caso isso ocorra, o Corinthians não deve se esforçar para segurar o jogador.

Alessandro vira coordenador-técnico do Corinthians

Lateral e capitão do Corinthians até o ano passado, Alessandro virou cartola do clube. Nesta quinta, o ex-jogador foi anunciado como novo coordenador-técnico de futebol alvinegro, e terá como principal meta fazer a ligação entre o futebol profissional e as categorias de base.

"Eu já vinha conversando com a diretoria muito antes do término do Brasileiro. Teve algumas conversas, reuniões para decidir em qual setor eu poderia seguir. Estou chegando agora pra ajudar a auxiliar e aprender em prol do clube. Por mais que tenha seis anos de Corinthians, são seis como atleta, e agora a função é completamente diferente", disse Alessandro.

"A gente tem uma dificuldade muito grande de fazer uma ligação direta entre o futebol profissional e o amador. Nossa ideia é ter alguém específico que vai ficar sediado no profissional, mas com olhares para o amador, trazendo para o profissional jogadores que se destaquem", explicou Roberto de Andrade, que fez do anúncio a sua última medida como diretor de futebol, já que ele deixou o cargo nesta quinta.

Alessandro chegou ao clube em 2008, no início da reformulação imposta pela diretoria corintiana após a queda para a Série B. Desde que se aposentou, no fim do ano passado, ele já falava em seguir no clube em um cargo diretivo, mas a função em si era um mistério.

Hoje, a base é um dos setores mais criticados das gestões Andrés Sanchez/Mário Gobbi por conquistar títulos e revelar poucos talentos. Novo responsável pela missão, Alessandro evita fazer grandes projeções.

"As duas coisas têm de caminhar juntas [ganhar títulos e revelar], para que esses atletas possam servir o profissional com qualidade. Só que tudo que você venha a dizer nesse momento é muito vago para ficar direcionando. Continuo dizendo o quanto estou feliz. O que eu posso passar é o quanto eu gostaria de fazer coisas em prol do clube", disse Alessandro.

Corinthians goleia o Juventude e está nas oitavas de final da Copinha


O Corinthians goleou o Juventude por 7 a 1, nesta quarta-feira (15), no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, em jogo válido pela segunda fase da Copinha. O resultado classificou a equipe, que enfrentará o Flamengo (RJ) nas oitavas de final da competição.

Os gols do massacre corintiano foram marcados por José Paulo (duas vezes), Guilherme (duas vezes), Malcon (duas vezes) e Leandro. Bruno, de pênalti, descontou para o time gaúcho.

Datas e horários de jogos das oitavas de final

Com a classificação do Timão, restam três grandes paulistas no torneio. Dois deles entram em campo nesta quinta-feira (16). O Santos enfrenta o Grêmio Osasco na Vila Belmiro, em Santos, às 18h30. Mais tarde, às 21h, o São Paulo encara o Brasília (DF), na Arena Barueri, em Barueri.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Alessandro inicia ‘estágio’ na diretoria do Timão a partir da próxima semana


Alessandro Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)

Aposentado no fim da temporada passada, o lateral-direito Alessandro está próximo de ter uma nova função no Corinthians. Em cargo ainda a ser definido pela diretoria na próxima semana, o capitão da Libertadores e do Mundial de Clubes será uma espécie de elo entre diretores e elenco. O ex-lateral esteve no CT Joaquim Grava durante esta semana para as primeiras conversas. O novo contrato será definido na semana que vem.

A ideia é deixar Alessandro ao lado do diretor de futebol, Roberto de Andrade, e do diretor adjunto, Duílio Monteiro Alves, para aprender o que consideram "o outro lado" do clube.

– Estamos definindo tudo, semana que vem vamos fechar e ter uma ideia mais clara do que ele vai fazer. Temos algumas boas possibilidades, ele está conosco durante essa semana para ter uma ideia – afirmou Roberto de Andrade.

A cúpula corintiana vê o capitão com um perfil mais diretivo, longe do campo, em característica semelhante à do atual gerente de futebol do clube, Edu Gaspar – também um ex-jogador do Corinthians. Roberto e Duílio querem vê-lo em funções mais internas e, eventualmente, viajando com o elenco para algumas partidas.

A função agrada a Alessandro, que pretendia fazer cursos para trabalhar nessa área. Ele aproveitou as férias longe de São Paulo e teve apenas uma conversa em dezembro de 2013 – justamente para marcar a semana de adaptação que ele teria na pré-temporada corintiana.

O ídolo alvinegro completou 35 anos nesta sexta-feira e foi homenageado pelo clube por meio dos canais oficiais de comunicação. Todos lembraram o aniversário de Alessandro e postaram fotos de grandes momentos dele em campo pelo Corinthians.

Uendel celebra sonho realizado: 'É incrível'


O lateral-esquerdo Uendel nasceu na cidade de Araranguá, no interior de Santa Catarina, mas não escolheu nenhum dos clubes do estado para torcer na infância. Nascido em 1988, o reforço do Corinthians, apresentado no CT Joaquim Grava na última sexta-feira, se identificou com o Timão desde garoto. Fã de Marcelinho Carioca, ele assegurou que vestir a camisa alvinegra como profissional representa um dos maiores sonhos de vida. 

O gol de falta marcado pelo Pé de Anjo, um dos maiores ídolos da história do clube do Parque São Jorge, na final do Campeonato Paulista de 1995 ainda está na memória de Uendel, que tinha sete anos na ocasião. Após a passagem pela Ponte Preta, onde se destacou especialmente na Copa Sul-Americana do ano passado, o lateral enfim chegou ao time de coração.

– É um sonho, já que foi meu clube de infância. Apesar de ser de Santa Catarina, eu torcia para o Corinthians. É algo incrível. Todo aquele sentimento que eu tinha antes como torcedor está se recriando, ainda mais quando eu atuar. É uma felicidade muito grande mesmo – afirmou.

Todo aquele sentimento de torcedor está se recriando"
Uendel

 As passagens por outros grandes clubes do país não foram como Uendel esperava. No Fluminense, onde jogou em 2008, ele não se adaptou. No Grêmio e no Flamengo, acabou pouco utilizado por causa de uma série de lesões. Após atravessar diversas dificuldades e se recuperar na Ponte, o jogador acredita estar pronto para assumir a lateral esquerda do Corinthians e corresponder às expectativas da torcida. 

– Hoje sou maduro como pessoa e como jogador. Tive muito tempo para crescer e aprendi bastante. Eu me sinto muito mais preparado – explicou. 

Uendel deverá começar a temporada como titular do Timão, já que Fábio Santos ainda trata um problema no púbis e ficará até o meio de fevereiro sem jogar. Pronto para vestir a camisa e integrar a escalação contra a Portuguesa, no dia 19, na primeira rodada do Campeonato Paulista, o jogador espera ficar na memória dos corintianos.

– Vou tentar corresponder da melhor maneira possível e dar um cartão de visitas – resumiu.

Paulinho volta ao Timão e fica duas semanas em tratamento

Paulinho Corinthians Tottenham (Foto: Reprodução / Instagram)

O volante Paulinho está de volta ao Corinthians, mas não para ajudar nas competições que o time treinado por Mano Menezes terá em 2014. Neste domingo, o jogador do Tottenham foi ao CT Joaquim Grava e iniciou período de tratamento de uma lesão no tornozelo. Ele deve ficar no Brasil por duas semanas antes de retornar ao clube inglês.

Paulinho participou de um trabalho na caixa de areia comandado pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Ao lado dele, outros dois lesionados da atual equipe: Renato Augusto, em fase final de preparação física, e Fábio Santos, recuperando-se de um problema no púbis. A tendência é que o volante continue trabalhando com a dupla nos próximos dias.


Mano faz novo treino com bola e deve definir time no começo da semana


Mano Menezes treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O técnico Mano Menezes comandou mais um treino com o elenco do Corinthians no CT Joaquim Grava. Na manhã deste domingo, ele promoveu um trabalho técnico com bola em campo reduzido e misturou seus jogadores em duas equipes. A tendência é que no início da semana o técnico faça testes com a equipe que quer ter em campo no dia 19 de janeiro, contra a Portuguesa, na abertura do Campeonato Paulista.

O treino matinal durou pouco mais de uma hora e teve a participação de quase todo o elenco, exceções feitas a Renato Augusto, Fábio Santos e Guilherme Andrade, que fizeram trabalhos físicos na caixa de areia. Além deles, o volante Paulinho, do Tottenham, foi ao centro de treinamento para iniciar tratamento de uma lesão no tornozelo.

O elenco corintiano ganhou folga após a atividade e retoma o trabalho na manhã de segunda-feira, quando volta a se concentrar no CT Joaquim Grava.

Timão abre escritório em Portugal e busca evolução de atletas da base


Corinthians treino Copa São Paulo (Foto: Rodrigo Faber)

O Corinthians abriu um escritório em Portugal para facilitar o desenvolvimento de jovens atletas das categorias de base no exterior. A iniciativa foi tomada para dar oportunidade a uma série de jogadores que estouraram a idade nas equipes menores e não têm espaço entre os profissionais. Como possuem contrato com o Timão, serão emprestados a equipes europeias para um período de experiência.

O clube enviou um integrante do departamento de formação de atletas para comandar esse escritório. Afonso Armonia está no país europeu para facilitar o contato. O diretor da base do Corinthians, Fernando Alba, aprovou a iniciativa.

– Temos o Afonso que está trabalhando em Portugal para cuidar dessa iniciativa e visitar os clubes de lá. Trata-se de um país muito próximo ao Brasil, por toda a história, cultura, por falarmos a mesma língua. Isso ajuda muito na adaptação do jogador – destacou Alba.

Alguns jogadores que pertencem ao Timão já atuam no futebol português, e a tendência é que esse intercâmbio aumente. A presença de Afonso Armonia em solo europeu também vai ajudar no gerenciamento da carreira desses jovens atletas.

– Nosso funcionário vai acompanhar e ajudar no gerenciamento da carreira, como forma de análise para um aproveitamento futuro – disse Fernando Alba.

O foco é nos jogadores da base do Corinthians, mas o clube não descarta a observação de valores do futebol local com possível potencial para atuar no Brasil. O escritório era um objetivo antigo da diretoria, concretizado no fim do ano passado.

Alvo de clubes brasileiros, Jucilei assina contrato com o Al Jazira

jucilei Al Jazira (Foto: Reprodução )

Alvo de São Paulo e Corinthians, Jucilei não retornará ao futebol brasileiro nesta temporada. O jogador acertou com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, e assinou contrato com o clube árabe nesta segunda-feira. Os valores da negociação ainda não foram divulgados.

Jucilei estava no Anzhi e tinha contrato com o clube russo até dezembro deste ano. A partir de junho, o volante poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube, o que facilitou a liberação do Anzhi. 

De férias no Brasil, Jucilei planejava retornar à Europa até a próxima semana, mas os bons valores apresentados pelo Al Jazira agradaram, e o jogador optou por defender o Al Jazira.

Diversos outros clubes pelo mundo mostraram interesse em Jucilei: além de Corinthians e São Paulo, que fizeram consultas sobre valores da negociação, o Napoli, da Itália, o Schalke 04, da Alemanha, e o Fulham, da Inglaterra, formalizaram propostas pelo jogador. 

Além de Jucilei, o Al Jazira pode concluir a contratação do atacante Hernane, do Flamengo, nesta segunda-feira.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Corinthians aguarda Fagner para fechar elenco do início do Paulistão


Fagner viagem Vasco jogo Goiás (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

A provável chegada do lateral-direito Fagner deve ser a última contratação planejada pelo Corinthians para o primeiro semestre de 2014. Sem a disputa da Taça Libertadores e um aperto maior no caixa, o clube se guarda para tentar uma movimentação maior na janela de transferências do meio do ano, após a Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. Reforços seriam contratados em janeiro só em caso de "grandes oportunidades".

O Timão chegou a um acordo com Fagner na última quarta-feira, acertando salários e um contrato de empréstimo com o Wolfsburg, da Alemanha, até o fim de 2014. O clube aguarda apenas a liberação dos alemães para o lateral-direito assinar seu vínculo com o Corinthians, de onde saiu em 2007 como jovem promessa do futebol brasileiro.

Fagner deve ser o terceiro reforço a acertar com o Timão. Ainda em 2013, o lateral-esquerdo Uendel foi contratado da Ponte Preta. Na quarta-feira, o clube se acertou com o Londrina para contratar o volante Bruno Henrique, que disputou o Campeonato Brasileiro pela Portuguesa.

De acordo com um membro da diretoria corintiana, o ciclo deve se fechar momentaneamente. O clube não acredita que chegará a um acordo com o Anzhi, da Rússia, pelo volante Jucilei - os altos valores pedidos inviabilizam a negociação. A busca por um atacante de velocidade também terá uma pausa, já que nenhum dos nomes desejados apresentou boas condições para acerto.

As oportunidades destacadas pela diretoria corintiana podem aparecer de duas maneiras: ou com a ajuda de um investidor, que seria responsável por um reforço mais caro, ou por meio de uma troca. A mais próxima de ocorrer é com o Udinese, da Itália, que está interessado no lateral-direito Edenílson. O meia Maicosuel, que atua pelo clube italiano, pode ser envolvido na negociação.

O técnico Mano Menezes quer trabalhar com cerca de 30 jogadores no primeiro semestre. Além do Paulista, o Corinthians tem as fases iniciais da Copa do Brasil e as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Com as chegadas de Bruno Henrique e Fagner, o elenco teria 32 nomes na pré-temporada. No entanto, alguns devem sair: casos dos meias Vitor Júnior e Ramírez.

Timão reduz gastos no 1º semestre e arma ‘poupança’ por reforços

Mano Menezes conversa jogadores Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O mercado parado nas transações de jogadores entre dezembro e janeiro ratificou uma ideia que a diretoria do Corinthians já tinha. Sem a disputa da Taça Libertadores e com os principais campeonatos do ano engrenando apenas no segundo semestre, o clube não vai fazer grandes contratações no início de 2014. No entanto, com receitas de cotas de televisão, sócios-torcedores e uma possível venda do lateral-direito Edenílson podem turbinar os cofres alvinegros.

Ao todo, o clube prevê cerca de R$ 102 milhões em cotas televisivas, mais cerca de R$ 10 milhões em renovações de planos do Fiel Torcedor, programa de fidelidade que tem feito sucesso no clube e garantido casa cheia no Pacaembu durante a temporada. Com os patrocínios na camisa, a previsão de arrecadação é de R$ 54,1 milhões.

A diretoria do clube e o ex-presidente Andrés Sanchez, responsável pelas obras da Arena Corinthians, asseguram que esse dinheiro não será utilizado para pagar o empréstimo do BNDES que garante a conclusão do estádio em abril. Parte da receita será usada para amortizar uma parcela da dívida do clube. Outra parte deve ser destinada para contratações de maior peso - mas só depois da Copa.

– Sabemos que a janela do segundo semestre é mais aquecida, então é bem possível que os melhores negócios ocorram em julho, agosto, após a Copa do Mundo. Agora, o mercado está muito difícil – disse o diretor de futebol Roberto de Andrade.

Na visão da diretoria, não vale a pena pagar altos salários para grandes reforços pelos próximos seis meses, quando time disputará apenas o Paulistão

O orçamento montado pelo clube destina apenas R$ 10 milhões para contratações no primeiro semestre – mostrado no item "investimento em atletas". Para o segundo semestre, a ideia é aumentar esse número. Até agora, apenas o lateral-esquerdo Uendel foi contratado, e outros nomes na mira são Fagner, do Wolfsburg, da Alemanha, e Jucilei, do Anzhi, da Rússia.

Jogadores que atuam no exterior, porém, só devem ser contratados por empréstimo. Por isso, Fagner é o mais próximo de reforçar o Timão. Ele apenas aguarda o acerto entre os clubes para assinar contrato de um ano e retornar ao Parque São Jorge, onde foi revelado.

Esses cuidados se devem às menores receitas que o Corinthians terá antes da Copa do Mundo. Sem a Taça Libertadores, o time treinado por Mano Menezes vai dedicar maior parte do tempo ao Campeonato Paulista. Além disso, Copa do Brasil e Campeonato Brasileirão estarão em suas fases iniciais. Na visão da diretoria, não vale a pena pagar altos salários para grandes reforços pelos próximos seis meses. O Timão não estará na principal vitrine no futebol sul-americano.

Ano passado, com a disputa da Libertadores, o valor destinado a contratações no primeiro semestre foi de R$ 19 milhões – gastos com o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto. O atacante Alexandre Pato, que custou R$ 40 milhões, não entrou nessa conta por ter sido considerado um "presente" para a torcida.

A dívida reconhecida pelo Corinthians em seus balancetes oficiais gira em torno dos R$ 206 milhões – número apresentado na última demonstração de dívida divulgada pelo clube, em setembro do ano passado. O clube diz que um dos objetivos para a temporada é controlar esse valor.

Fábio Santos mira volta contra o Palmeiras: 'É o objetivo'

Fabio Santos e Mano Menezes no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Sem jogar desde 23 de outubro, quando sofreu uma lesão no púbis em jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, Fábio Santos trabalha com um objetivo: estar à disposição de Mano Menezes para o clássico contra o Palmeiras, no dia 16 de fevereiro, no Pacaembu, pelo Paulistão. O tempo médio de recuperação para esse tipo de lesão é de três meses, e o lateral-esquerdo espera estar apto a jogar até lá.

– É (uma recuperação) bem desgastante. Eu falei para o Bruno Mazziotti, que é nosso fisioterapeuta: "Pô, você me enganou. Falou que era um trabalho de correção postural, de equilíbrio, e está sendo bem pegado – diz Fábio Santos.

– Mas no começo de fevereiro eu quero estar à disposição do Mano para, quem sabe, chegar ao jogo do Palmeiras bem. Esse é meu objetivo – emenda.

Fábio Santos garante que não vai se deixar abater pela chegada de um novo lateral-esquerdo - Uendel, da Ponte Preta, já treina com a equipe no CT.

– Isso não me incomoda nem um pouco, muito pelo contrário. Eleva o nível de treinamento e de concorrência na posição. Tenho certeza que isso vai nos ajudar muito nesta temporada.

Danilo dá prioridade ao Timão, mas considera chance de deixar clube

Figura fundamental nas conquistas do Corinthians entre 2011 e 2013, o meia Danilo não foi procurado pela diretoria alvinegra para discutir uma renovação de contrato que parece cada vez mais distante. Com vínculo até julho deste ano, o meia já pode assinar pré-contrato com outra equipe e se planejar para o segundo semestre. A situação indefinida no Timão o faz considerar essa hipótese.

Em sua primeira entrevista coletiva de 2014, Danilo deixou claro que a prioridade é permanecer no Corinthians, onde conquistou Taça Libertadores, Mundial de Clubes, entre outros títulos. Por outro lado, ele sabe que o silêncio da diretoria pode ser um sinal de que seu ciclo está chegando ao fim.

- Seria melhor ter renovado logo, jogador gosta de ter sua situação definida. Mas tenho de estar bem para que as coisas possam acontecer, ou a renovação, ou um pré-contrato que já posso assinar com outro clube - afirmou Danilo.

- Meu pensamento é de continuar. Fui muito feliz aqui, meu histórico conta isso. Mas temos de ver o interesse do clube - completou.

Durante as férias, Danilo recebeu sondagens de clubes brasileiros e do exterior. Nenhum, porém, chamou tanto a atenção do meia. Caso não fique no Corinthians, ele pretende cumprir seu contrato até o fim. A não ser que uma proposta extraordinária apareça.

- Aqui no Corinthians não teve nada concreto. Acho que se fosse para definir, já teriam me procurado e renovado. Mas estou tranquilo. Pode aparecer algo melhor para mim, posso assinar um pré-contrato. Agora vou fazer minha parte dentro de campo - destacou Danilo.

O meia é um dos jogadores mais antigos do elenco corintiano. Contratado no início de 2010, Danilo tem 214 jogos e 24 gols com a camisa alvinegra. Por enquanto, ele participa da pré-temporada comandada pelo técnico Mano Menezes - o novo comandante do Corinthians, inclusive, diz contar com Danilo para a temporada.

Corinthians apresentará Uendel e Wanderson nesta sexta-feira


Desembarque Ponte Preta Uendel (Foto: Rodrigo Faber)Uendel será apresentado pelo Corinthians nesta sexta-feira (Foto: Rodrigo Faber)

O Corinthians apresentará dois reforços na tarde desta sexta-feira, após o treinamento no CT Joaquim Grava, agendado para 16h30m (horário de Brasília). O lateral Uendel, contratado da Ponte Preta, e o zagueiro Wanderson, trazido do Sertãozinho ainda no ano passado, vestirão a camisa alvinegra ao lado do diretor de futebol Roberto de Andrade.

A diretoria da Ponte havia oficializado a transferência de Uendel em anúncio publicado na última quinta. O jogador iniciou a pré-temporada sob o comando de Mano Menezes na última segunda, mesmo sem assinar contrato. Agora devidamente regularizado no clube do Parque São Jorge, ele falará à imprensa como atleta do Corinthians pela primeira vez.

A negociação estava encaminhada desde o fim do ano passado. A transferência girou em torno de R$ 5 milhões. Como tinha 50% dos direitos econômicos do atleta, a Ponte ficou com metade do valor.  A Macaca adquiriu parte do passe em junho de 2013, quando terminou o vínculo de Uendel com o Grêmio e as partes fecharam até 31 de maio de 2016. O DIS, dono da outra metade, se colocou à disposição para ajudar o Timão a bancar a contratação.

Já o zagueiro Wanderson foi levado ao CT Joaquim Grava após se destacar pelo Sertãozinho no Campeonato Paulista da Série A-3. O jogador teve um problema na cartilagem do joelho direito corrigido em cirurgia feita por Joaquim Grava, consultor médico do Corinthians. Fruto de uma observação pelo interior de São Paulo, que também trouxe ao Timão Jocinei (do Rio Claro) e Walter (do União Barbarense), o defensor passou o último semestre inteiro em recuperação, mas agora já se encontra em condições de jogo.

Enquanto Uendel chega para ser concorrente direto de Fábio Santos na lateral esquerda, Wanderson deverá ser menos utilizado por Mano Menezes. Com a zaga consolidada por Paulo André e Gil - além do reserva Cléber, que se destacou nas poucas oportunidades - a tendência é que ele fique como quinta opção na reserva, atrás também de Felipe.

Marketing do Timão lançará uniforme amarelo pensando na Copa


camisa corinthians nova (Foto: Divulgação)

O Corinthians lançará uma camisa amarela como terceiro uniforme até março deste ano. A intenção é potencializar as vendas como uma homenagem à seleção brasileira e à Copa do Mundo, que será realizada no Brasil. A Arena, em Itaquera, sediará o jogo de abertura, entre o time de Luiz Felipe Scolari e a Croácia, no dia 12 de junho.

Nesta semana, uma imagem do suposto projeto feito pelo Corinthians passou a circular na internet. O clube e a patrocinadora esportiva negaram a veracidade da imagem - que, inclusive, tem o mesmo protótipo da camisa principal utilizada pelo Timão desde 2013 (na foto ao lado), mudando apenas a cor de branco para amarelo. 

A reportagem do GloboEsporte.com procurou Izael Sinem Júnior, que assumiu o marketing do Corinthians no fim de dezembro do ano passado. Porém, o novo diretor tem evitado entrevistas. Há menos de um mês no Timão, ele prefere se ambientar melhor ao clube para comentar qualquer assunto com a imprensa. A tendência é que sejam lançados diversos projetos, por conta da inauguração da Arena e dos jogos da Copa do Mundo. 

O projeto da camisa amarela é antigo. Surgiu há aproximadamente dois anos, quando os antigos responsáveis pelo departamento de marketing – liderados por Luís Paulo Rosenberg, hoje vice-presidente licenciado do clube – tiveram a ideia. Ironicamente, quem lançou a camisa antes foi o rival Palmeiras, que já jogou de amarelo no ano passado, num uniforme em alusão ao jogo em que o clube do Palestra Itália representou a seleção brasileira em 1965.

O próximo uniforme principal do Corinthians será retrô. A pedido do presidente Mário Gobbi, o Timão terá uma camisa inspirada no modelo de 1971, época na qual o principal símbolo da equipe era o ídolo Rivellino, conforme já havia sido antecipado em abril do ano passado.

As últimas camisas do Corinthians que fugiram do tradicional preto e branco ganharam rápida rejeição de alguns torcedores. Organizadas chegaram a pedir a saída de Rosenberg do clube após a criação de uniformes com a cor roxa e, posteriormente, grená - este, uma homenagem à camisa utilizada em 1949 pelo Timão. Em 2013, o Corinthians jogou de azul em algumas partidas. O novo vice de marketing, Izael Sinem Júnior, deverá seguir linhas menos ousadas em 2014.

Corinthians apresentará Uendel e Wanderson nesta sexta-feira


Desembarque Ponte Preta Uendel (Foto: Rodrigo Faber)

O Corinthians apresentará dois reforços na tarde desta sexta-feira, após o treinamento no CT Joaquim Grava, agendado para 16h30m (horário de Brasília). O lateral Uendel, contratado da Ponte Preta, e o zagueiro Wanderson, trazido do Sertãozinho ainda no ano passado, vestirão a camisa alvinegra ao lado do diretor de futebol Roberto de Andrade.

A diretoria da Ponte havia oficializado a transferência de Uendel em anúncio publicado na última quinta. O jogador iniciou a pré-temporada sob o comando de Mano Menezes na última segunda, mesmo sem assinar contrato. Agora devidamente regularizado no clube do Parque São Jorge, ele falará à imprensa como atleta do Corinthians pela primeira vez.

A negociação estava encaminhada desde o fim do ano passado. A transferência girou em torno de R$ 5 milhões. Como tinha 50% dos direitos econômicos do atleta, a Ponte ficou com metade do valor.  A Macaca adquiriu parte do passe em junho de 2013, quando terminou o vínculo de Uendel com o Grêmio e as partes fecharam até 31 de maio de 2016. O DIS, dono da outra metade, se colocou à disposição para ajudar o Timão a bancar a contratação.

Já o zagueiro Wanderson foi levado ao CT Joaquim Grava após se destacar pelo Sertãozinho no Campeonato Paulista da Série A-3. O jogador teve um problema na cartilagem do joelho direito corrigido em cirurgia feita por Joaquim Grava, consultor médico do Corinthians. Fruto de uma observação pelo interior de São Paulo, que também trouxe ao Timão Jocinei (do Rio Claro) e Walter (do União Barbarense), o defensor passou o último semestre inteiro em recuperação, mas agora já se encontra em condições de jogo.

Enquanto Uendel chega para ser concorrente direto de Fábio Santos na lateral esquerda, Wanderson deverá ser menos utilizado por Mano Menezes. Com a zaga consolidada por Paulo André e Gil - além do reserva Cléber, que se destacou nas poucas oportunidades - a tendência é que ele fique como quinta opção na reserva, atrás também de Felipe.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mano permite primeiro bate-bola da pré-temporada do Corinthians


Jogadores do Corinthians aprimoram a forma física no CT (Daniel Augusto JR/ Agência Corinthians)

Mano Menezes se reuniu com os jogadores no gramado, conversou bastante e deu início ao treinamento da manhã de quarta-feira. Para alegria dos atletas, não era mais uma atividade puramente física, como as realizadas nos dois primeiros dias da pré-temporada do Corinthians.

Com os tradicionais gritos do auxiliar técnico Sylvinho, o grupo fez uma atividade técnica de dois toques, cujo objetivo era manter a posse da bola. Depois, cones funcionaram como espécies de portais pelos quais os passes deveriam passar no caminho para um companheiro.

Não chega a ser um exercício empolgante, mas os jogadores gostaram muito mais disso do que de correr na caixa de areia, como haviam feito na terça. "É sempre bom trabalhar com bola", afirmou Gil, que notou um esforço maior de todos para impressionar o novo chefe. "Vira uma guerra. Está todo o mundo querendo mostrar que tem condições."

Os goleiros não participaram da atividade, permanecendo na parte interna do CT. Também ficaram por lá Renato Augusto, Fábio Santos e Guilherme Andrade, que fazem uma pré-temporada mais cautelosa por causa dos problemas físicos enfrentados ao longo do último ano.

Teve sequência ainda o rodízio de jogadores no hospital Santana Cór. Foi a vez de Cleber, Felipe, Ralf e Vitor Júnior passarem pelos exames cardiológicos que serão realizados até o final da semana, praxe da preparação alvinegra no início de cada temporada.

Gil tenta esquecer grande ano da carreira por um 2014 ainda melhor


De acordo com o beque, seu início no clube foi facilitado porque ele foi muito bem recebido (Agência Corinthians)

Menos badalado e mais eficiente dos três reforços contratados pelo Corinthians no início do ano passado – Renato Augusto teve muitos problemas físicos, e Alexandre Pato não conseguiu cavar seu lugar no coração da Fiel –, Gil não quer se apoiar no sucesso recente. O zagueiro diz esperar mais em 2014.

"Sem sombra de dúvida, 2013 foi um excelente ano para mim, o melhor da minha carreira. Mas procuro estar sempre evoluindo. É esquecer um pouco o que aconteceu e começar 2014 com o pé direito. Procuro esquecer para fazer um ano bem melhor, você precisa provar a cada dia", afirmou.

De acordo com o beque, seu início no clube foi facilitado porque ele foi muito bem recebido. Esse foi um dos motivos pelos quais ele não demorou a achar seu espaço em uma equipe que havia acabado de conquistar o título mundial – Chicão, o antigo titular, começou a temporada machucado, perdeu a posição e foi para o Flamengo.

Agora, Gil não tem nem a necessidade de se ajustar a um novo time e a novos companheiros. A única adaptação necessária é o conhecimento ao novo chefe, Mano Menezes, motivo pelo qual ele demonstra otimismo por um ano ainda mais positivo do que o anterior.

Depois de ganhar a confiança da torcida atuando em impressionantes 70 jogos – mais do que qualquer outro corintiano em 2013 –, o camisa 4 mira novos títulos e, enfim, um golzinho. "Nem nas peladas de fim de ano eu fiz. Estou guardando para 2014, acho que vai sair, sim".

Renato Augusto deve ficar fora da estreia no Paulista


Renato Augusto não apareceu em campo no treino da manhã de hoje, no CT do Parque Ecológico. Deve ser a regra na pré-temporada do Corinthians. O meio-campista faz trabalho especial para evitar lesões e, de acordo com a comissão técnica, deve fica fora até da estreia da equipe no Campeonato Paulista, dia 19, contra a Portuguesa.

O período exclusivo de treinamentos havia sido programado já no ano passado pelo departamento de fisioterapia do clube.

Com longo histórico de lesões, Renato Augusto teve fratura no rosto, estiramento na coxa e passou por artroscopia no joelho direito em 2013.

"Confiamos que ele não vai ter nenhum problema em 2014, embora contusões sejam coisas imprevisíveis", afirma o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.

O Corinthians faz trabalho para corrigir problemas biomecânicos do jogador. Entre eles, o fato de que ser mais forte da cintura para cima do que na cintura para baixo.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Paulo André volta a apoiar greve e diz que Bom Senso foi "enrolado"

Paulo André reclamou de desprezo da CBF pelas reivindicações do Bom Senso FC Foto: Terra



Líder do movimento Bom Senso FC, que nasceu em setembro de 2013 para questionar problemas do futebol nacional, o zagueiro Paulo André já abriu a temporada com discurso firme. De acordo com o jogador do Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está "enrolando" os mais de mil jogadores que fazem parte do grupo, mas novas ações serão organizadas já nas próximas semanas, pedindo mudanças para 2015. A ameaça de greve continua, e pode sair do papel durante os Estaduais.

"É mais do que possível uma greve, não tem nada descartado. Para mim, Paulo André, é a única medida viável, mas o Bom Senso, como o próprio nome diz, vai tentar o diálogo e promover outras ações para que os responsáveis pelo futebol possam tomar atitude. Lamentamos o desprezo e a falta de atenção ao futebol brasileiro, que está jogado às traças e ninguém faz nada", afirmou Paulo André logo após o segundo dia da pré-temporada do Corinthians, no CT Joaquim Grava.

O zagueiro ainda afirmou que os líderes do Bom Senso FC trabalharam intensamente durante o mês de dezembro, fazendo uma análise mais detalhada das notas divulgadas pela CBF, que assegura já ter estruturado uma série de ações ainda não divulgadas pars 2014. Dos pedidos do Bom Senso, apenas um foi atendido: a pré-temporada de 2015 foi esticada em alguns dias, mas nada significativo segundo Paulo André.

"O Bom Senso nasceu com as bandeiras do fair play financeiro e do calendário. Mas além do calendário estar ruim, porque os times pequenos jogam 15 jogos o ano todo, são 18 mil atletas que ficam desempregados a partir de abril, não existe fair play. Só alguns jogadores do Paulista de Jundiaí ganharam uma ação por salários atrasados. Esse modelo atual é feito para não funcionar, porque perde ponto, rebaixa o time e o jogador que reclamou não pode entrar na cidade de novo. O futebol brasileiro tem verdadeiros boias-frias, e estamos lutando por eles", afirmou Paulo André, antes de completar, batendo forte na CBF.

Veja melhores momentos da apresentação de Mano MenezesClique no link para iniciar o vídeo Veja melhores momentos da apresentação de Mano Menezes

"Não houve alteração, fomos enrolados, e todos eles torcendo para que esfriassem as ações e a mobilização dos atletas. Eles não têm argumentação para confrontar. É mais fácil dizer que não há comunicação conosco, que não tem um representante, do que confrontar com boas ideias, desenvolver um projeto para o futebol brasileiro. Se você for na Uefa, e eu sei que não é legal comparar Brasil com Europa, mas lá a prioridade é a capacitação de treinadores, porque são eles que desenvolvem os jogadores. Aqui a prioridade da CBF é vender patrocínio da Seleção", disse, nervoso.

Além do calendário e do fair play financeiro, Paulo André afirma que o Bom Senso FC defenderá uma nova bandeira em 2014. E ela não tem a ver com a resolução do Campeonato Brasileiro de 2013 por decisão do STJD, mas com o torcedor brasileiro.

"Queremos levantar essa nova bandeira do torcedor, de preço de ingressos, condição dos estádios. Os torcedores precisam passar para nós o que precisam para que o espetáculo fique mais acessível. Vamos tratar sobre isso nas reuniões, responder e tentar melhorar. Não estamos aqui para salvar o mundo, mesmo sabendo que o futebol brasileiro tem dezenas de problemas. Vamos passo a passo, pelo que estudamos e conhecemos, para conquistar alguma vitória esse ano".

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Timão espera proposta oficial por Edenílson


Retornos de empréstimo à parte, o Corinthians acertou apenas a contratação do lateral esquerdo Uendel para a temporada 2014. Com o orçamento complicado, o ritmo tem tudo para se manter lento, e a probabilidade de mais alguma chegada só aumentará quando for oficializada a proposta da Udinese por Edenílson.

"Chegou o interesse por meio do empresário do atleta, mas estamos aguardando a proposta oficial, que ainda não veio. Aí, se o jogador quiser sair...", disse o diretor de futebol alvinegro, Roberto de Andrade, já ciente de que o lateral direito pretende mesmo se transferir.

Sendo entregue a oferta de 5 milhões de euros (pouco mais de R$ 16 milhões), o Corinthians terá de se virar para achar outro jogador da posição. Alessandro se aposentou, sobrando só Diego Macedo - emprestado pelo Bragantino até o fim do Paulista - e Lucão - muito jovem, atualmente no grupo que joga a Copa São Paulo de juniores.

A verdade é que o Corinthians está sem caixa. E, fora da Copa Libertadores pela primeira vez desde 2010, o clube segura os investimentos em um mercado inflacionado. Ainda que tenha falhado no segundo semestre, o elenco é visto como de qualidade pelos dirigentes, que não vão contratar por contratar.A situação é bem diferente da encontrada por Mano Menezes em sua primeira passagem pelo clube. Quando chegou, em 2008, o gaúcho comandou a montagem de um novo grupo após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, acertando com reforços de baciada.

"Realmente, são momentos muito diferentes. Na época, era necessário montar um grupo todo praticamente. A preocupação era muito mais quantitativa. Hoje, não. É um grupo extremamente vitorioso que está aí. Minha missão é entender isso e iniciar um trabalho a partir de algo vitorioso", comentou o treinador.

De volta após três anos e meio e em sintonia com a diretoria, ele diz que é necessário guardar recursos para o momento em que a oportunidade certa aparecer no mercado. Com apenas o Campeonato Paulista em disputa nos primeiros meses da temporada, não há pressa.

Não chegará nada parecido com Renato Augusto e Alexandre Pato, contratados no ano passado. Nem com Ronaldo, que desembarcou no Parque São Jorge durante a primeira passagem de Mano pelo clube. "Se ele está esperando isso, pode tirar o cavalinho da chuva", avisou Roberto de Andrade.

Emerson Sheik não comparece na reapresentação do elenco

Emerson Sheik é aguardado para o treino da tarde, no CT Joaquim Grava

Emerson Sheik, atacante do Corinthians que teve seu nome especulado em outros grandes clubes brasileiros no final de 2013, ausentou-se na avaliação física da manhã, pela qual passaram diversos jogadores do elenco. Entretanto, o fato era esperado pelos dirigentes corintianos: devido ao falecimento de um parente próximo, Sheik foi liberado para comparecer ao velório.

O atleta deve comparecer no período da tarde, quando o Corinthians fará o primeiro treino da temporada. Pela manhã, os jogadores fizeram avaliações físicas de propriocepção e os goleiros deram trotes leves pelos campos do CT Joaquim Grava.

Outro aparecimento muito aguardado pela imprensa é o do lateral Uendel, que tem sua negociação acertada com o Timão. O jogador, entretanto, aguarda a assinatura do contrato para iniciar suas atividades no clube do Parque São Jorge.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista no dia 19 de janeiros, em partida contra a Portuguesa, no Canindé.

Mano quer Corinthians como referência e elogia legado


Apresentado oficialmente nesta segunda-feira como novo técnico do Corinthians, Mano Menezes destacou que o atual momento do clube é bem diferente daquele da sua primeira passagem, quando assumiu uma equipe que havia sido rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro, e, por isso, as projeções, contratações e metas serão bem diferentes.

"São momentos muito diferentes, é importante entender essas diferenças, no que se projeta, nas contratações que se vislumbram para um grupo com essa qualidade. Na época era necessário montar um grupo todo novo. Hoje tem grupo extremamente vitorioso e que permanece aí com contratos que clube sabe e vai honrar", disse. "Minha missão é entender isso", completou.

Assim, ele destacou que precisa aproveitar o legado de Tite, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, para que o time seja considerado uma referência. "O clube quer permanecer entre os primeiros do País, da América e do mundo. Chegou, passou um ano e temos novo campeão brasileiro, da América e do mundo. Queremos chegar novamente nesse patamar", disse.

Mano aproveitou a sua apresentação para elogiar o trabalho desenvolvido por Tite no Corinthians, destacando a passagem vitoriosa do treinador, com quem conversou nas últimas semanas. "Falar do trabalho do Tite no Corinthians é extremamente desnecessário, muito vencedor e eu vejo com ótimos olhos que se aprenda a reconhecer o trabalho de um profissional como ele", afirmou.

O novo técnico do Corinthians, porém, evitou revelar o teor das conversas, negou a existência de uma lista de dispensa e avisou que o time fará contratações pontuais, apenas para solucionar as carências do elenco.

"Não se trabalha com lista de dispensas, não vamos criar essa situação desnecessária. Ficaram evidentes algumas carências, a mais urgente já buscamos e foi o Uendel (lateral da Ponte Preta). Todos lembram do Alessandro deslocado para a esquerda. Temos outros casos, mas vamos trabalhar dentro da estratégia de falar pouco, senão perde e você cria expectativas. Temos de ter calma, nenhum clube brasileiro está com os cofres cheios. Não precisamos de quantidade, e sim pontualidade, qualificação num plantel já totalmente qualificado", concluiu.

Ano difícil de Pato no Corinthians vai ajudá-lo a crescer


Mano Menezes evitou se estender no assunto Alexandre Pato, um dos projetos que lhe foram passados pela diretoria do Corinthians. Com a missão de fazer o atacante ficar ao menos mais próximo de justificar o enorme investimento em seu futebol, o treinador se limitou a elogiar a qualidade técnica do atleta e prever um crescimento após um ano de adaptação.

"O Pato está inserido na normalidade do futebol. Você faz uma contratação desse porte, ninguém discute, porque não dá para discutir. Mas, às vezes, você precisa de certo tempo. A primeira etapa foi extremamente rica em detalhes para que a segunda etapa produza resultados cada vez melhores", afirmou.

Tirado do Milan com R$ 40 milhões, Pato não conseguiu nem se firmar como titular. Pior, irritou a torcida com seu estilo pouco aguerrido e azedou ainda mais a relação com a Fiel ao executar uma cavadinha de maneira caricata - eliminando o time da Copa do Brasil. No último jogo de 2013 no Pacaembu, entre se despedir calorosamente de Tite e do capitão Alessandro, os corintianos xingaram o camisa 7.

A resistência das arquibancadas será certamente um empecilho no plano do treinador, que tentará superar o problema na técnica e na tática. A ideia é colocar o jogador em posição para, mesmo distante do protótipo maloqueiro valorizado pelos torcedores, fazer uso de suas melhores características.

"Tive a oportunidade de trabalhar com ele na Seleção. É desnecessário falar muito, não gosto de abordar questões individuais, mas o Pato é um grande jogador, ninguém tem dúvida disso. A capacidade técnica é indiscutível, como é a de outros jogadores do grupo também", acrescentou Mano, procurando ampliar a discussão além do atleta de 24 anos.

"O mais importante é manter uma equipe forte, que tenha uma mecânica legal, que tenha sistema, coletividade. Quando a equipe for forte dessa maneira, as individualidades vão se sobressair. Ora um, ora outro. O Corinthians tem jogadores capazes de se sobressair", apostou o gaúcho.

Apresentado ao Corinthians, Mano explica saída do Flamengo

Mano Menezes deve R$ 800 mil ao clube da Gávea

O técnico Mano Menezes foi apresentado nesta segunda-feira ao Corinthians e não fugiu das perguntas dos jornalistas na entrevista coletiva. Dentre os assuntos abordados, a saída repentina do Flamengo foi lembrada.

Na ocasião, o comandante pediu demissão ainda no vestiário após a derrota do Rubro-Negro por 4 a 2 para o Atlético-PR. Mano justificou a atitude.

"Quando resolvi sair do Flamengo, entendi que não deveria dar continuidade ao trabalho porque não estava atingindo os objetivos que queria. Disse que eu não consegui", explicou.

O treinador ficou apenas três meses no Flamengo. Em 22 jogos, foram nove vitória, sete empates e sete derrotas, um

Mano não pensa em Seleção

O fim da primeira passagem de Mano Menezes no Corinthians veio com um convite da CBF para que ele dirigisse a Seleção Brasileira de Futebol. Em alta após ter conquistado a Copa do Brasil e o Paulista de 2009, o treinador assumiu a amarelinha em 2010. Entretanto, os maus resultados custaram-no a demissão do cargo. De volta ao Corinthians, após uma passagem frustrada pelo Flamengo, ele garante que não voltaria à seleção tão cedo.

"Não penso em seleção brasileira e provavelmente não vou pensar nos próximos 10 anos. Aí depois disso podemos voltar a falar sobre o assunto. Estou assumindo o Corinthians agora, e não costumo cometer o mesmo erro duas vezes. Então certamente não vou sair daqui para ir para a seleção novamente", afirmou o novo comandante corintiano.

Perguntado se sentia-se arrependido pelo fato de ter deixado o Timão em sua primeira passagem, Mano foi sucinto. "O Resultado final não foi bom e futebol é resultado. Bola na casinha".

Corinthians pode ter Vitor Ferraz

Em busca de opções para a lateral, Corinthians pode contratar Victor Ferraz, do Coritiba. (Foto: divulgação Coritiba)

A chegada de um lateral-direito é a prioridade do Corinthians, depois da contratação do lateral-esquerdo Uendel, que veio da Ponte Preta. Além da aposentadoria de Alessandro, o clube aguarda apenas uma proposta oficial da Udinese, da Itália, para negociar Edenilson. Restaria no elenco, portanto, apenas Diego Macedo para a posição.

O técnico Mano Menezes já adiantou aos dirigentes que não pensa em improvisar o volante Guilherme Andrade como lateral e que precisa de outro jogador para "uma briga sadia" com Diego Macedo, jogador que ainda está "conhecendo" o Corinthians e possui características mais ofensivas.

"Do atual elenco, só recebemos uma sondagem pelo Edenilson. Foi da Udinese, que ainda não mandou a proposta oficial", revelou o diretor de futebol do clube, Roberto Andrade. "Falei com seu empresário e ele disse que a proposta vai vir logo. Com a saída do Edenilson, teremos urgência em buscar um lateral-direito", completou.

Fagner, que estava no Vasco, chegou a ser oferecido, mas parece não ter agradado. Assim, o nome de Vitor Ferraz, do Coritiba, ganha força. "Não vamos sair contratando para inchar o elenco. Daí quando surge a grande oportunidade, não temos mais dinheiro", avaliou Mano Menezes.

O Corinthians sabe da carência na lateral, mas, como disputará apenas o Paulistão nesse começo de ano, vai esperar até o último momento para arrumar os buracos no grupo. "Se o Mano está esperando uma contratação fenomenal, caiu do cavalo", brincou Roberto Andrade, lembrando da chegada de Ronaldo no fim de 2008. Desta vez, o clube trabalha com orçamento apertado e não buscará nomes de impacto.

Mas é certo também que a diretoria dificilmente abrirá mão dos jogadores que estão no elenco. Inclusive o atacante Emerson, que manifestou a vontade de voltar para o Rio. "Não chegou nada e ele tem contrato até 2015," avisou Roberto Andrade.

Nesta segunda-feira, William Arão, Vitor Junior e Ramirez se reapresentaram com o elenco, mas a diretoria aguarda um aval de Mano Menezes para saber se eles serão reintegrados ou emprestados novamente.

Sobre os goleiros, Roberto de Andrade disse que Júlio César e Danilo Fernandes são bons meninos, nunca deram problemas ao Corinthians e que serão liberados caso achem um novo clube. Como Mano Menezes não é adepto ao rodízio no gol, um deles praticamente ficará encostado já que Cássio e Walter disputam a vaga de titular. "Não vamos dificultar a saída de nenhum deles. Basta que venham com a proposta", afirmou o diretor.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Leia carta do Presidente do Timão para 2014


Mário Gobbi festa Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O presidente do Corinthians, Mário Gobbi Filho, publicou nesta sexta-feira, no site oficial do clube, uma carta aos torcedores. Nela, o mandatário do Timão admite a queda de rendimento no segundo semestre de 2013 e fala em recomeço com o retorno do técnico Mano Menezes. Sua apresentação será no dia 6 de janeiro.  

- É tempo de recomeçar – resumiu Gobbi na carta.  

No texto, o presidente alvinegro fala também sobre a aposentadoria de Alessandro, que até então era remanescente da conquista da Série B, em 2008. Gobbi lembrou que em todos os últimos gloriosos anos, o Timão sempre teve ao menos um titular daquela conquista no elenco – Douglas, também campeão em 2008, ainda continua no Corinthians.  

Confira abaixo a íntegra da carta da Mário Gobbi Filho:  

Corinthiano (a),  

O ano de 2013 não acabou do jeito que todos nós esperávamos. Após um início promissor com a conquista de mais dois títulos, não conseguimos fazer o Campeonato Brasileiro à altura do que era esperado e planejado por nós.  

Foram meses repletos de vitória desde a inédita conquista da Libertadores até a Recopa, em julho passado, mas infelizmente nosso desempenho ficou muito abaixo do esperado nos últimos meses.  

Para 2014, já iniciamos um novo ciclo. E não apenas pela troca de treinador. Talvez mais simbólica ainda seja a aposentadoria do capitão Alessandro, único remanescente do time campeão da Série B 2008, quando tudo isso começou. De lá para cá, entre vitórias e derrotas, sempre algum titular daquela conquista esteve conosco.  

É tempo de recomeçar.  

Seja bem-vindo, professor Mano Menezes. Espero que esse novo ciclo tenha o mesmo sucesso do passado. Iniciado também com você como treinador, num Corinthians ainda sem Centro de Treinamento e sem a estrutura atual.  

Mas 2013 também teve bons frutos nessa imensidão que é o Corinthians. Conquistamos: o título mundial e da Copa Brasil de skate vertical, com Rony Gomes; a histórica etapa de Bells Beach na Austrália, com Adriano de Souza ("Mineirinho"); o Mundialito de Beach Soccer; a Liga Paulista de Futsal; o Estadual, o Metropolitano e a Taça Brasil Correrios com a equipe Sub-20 do futsal; a Tríplice Coroa no Campeonato Paulista da Base (Sub-13, 15 e 17); a BH Cup (Sub-15); o Tricampeonato Estadual de Futebol Americano; o Canon Lyon City Cup (Sub-15); uma inédita segunda colocação no Troféu José Finkel; e a conquista inédita da liderança do Ranking Nacional de Natação.  

Além das competições, o clube apresentou igualmente um crescimento positivo. Em nossa sede social, entregamos melhorias aos sócios em diversos departamentos, como o Canindé, o Tamboréu, o Tênis, o Salão Nobre, o Parquinho Infantil e a Bocha.   

Reformulamos também o nosso serviço de Ouvidoria, sempre no intuito de atender e ouvir melhor torcedores e associados corinthianos. Também no Parque São Jorge, realizamos grandes eventos, como o Troféu José Finkel, o Corinthians Poker Circuit, o Canto Por Ti Corinthians e o Circo.  

Em 2014, seguiremos trabalhando para evoluir e realizar mais dos sonhos dos 30 milhões de corinthianos espalhados pelo mundo, como a inauguração da Arena Corinthians e a recepção da Copa do Mundo FIFA 2014 em nossa nova casa.  

A começar pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, que marca o início das competições na temporada, desejo um excelente 2014 para todos nós,  

Mário Gobbi Filho
Presidente do Sport Club Corinthians Paulista

Satisfeito após ano sem lesões, Pato busca redenção no Corinthians


Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Para boa parte da torcida do Corinthians, a temporada de Alexandre Pato não foi das melhores. O pênalti desperdiçado nas quartas de final da Copa do Brasil – a "cavadinha" diante de Dida, que eliminou o Timão do torneio – até hoje é lembrado como argumento contrário à manutenção do atacante no clube. Porém, a visão do camisa 7 é outra. Após atravessar um ano sem lesões, Pato acredita que tem tudo para evoluir e convencer em 2014.

Recentemente, o jogador afirmou a pessoas próximas que terminou o ano feliz por não ter passado pelo departamento médico. Uma conquista pessoal significativa: contratado pelo Corinthians em janeiro do ano passado, Pato vinha de cinco anos traumáticos no Milan, da Itália. Foram 15 lesões, que deixaram o atleta, para muitos, com rótulo de frágil.

A última temporada foi de readaptação ao futebol brasileiro. Trazido da Europa por R$ 40 milhões, Alexandre Pato gerou muita expectativa na torcida do Corinthians. Vice-artilheiro da equipe no ano (com 17 gols, um atrás de Paolo Guerrero), o jogador chegou a animar a Fiel em algumas oportunidades – como em sua estreia, quando marcou um dos gols da vitória por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis – mas caiu de produção e acabou 2013 sob críticas.

 Alvo recorrente principalmente das torcidas organizadas, que criticaram o estilo pouco aguerrido e a suposta falta de vontade do atacante, Pato sofreu um choque de realidade no Corinthians. Os "anos maravilhosos" – como o próprio define – na Itália nem de longe trouxeram a pressão sofrida pelo atleta no Timão. Assustado com a repercussão de todos seus atos fora de campo, o atacante evitou ao máximo palavras e polêmicas.

A tendência é que Mano Menezes dê mais chances ao camisa 7 na equipe titular do Corinthians. Dono de boa relação com o novo técnico alvinegro – que o convocou para a seleção brasileira – Pato terá a oportunidade de provar à torcida que pode superar a imagem deixada após o trágico segundo semestre de 2013.

A concorrência continua forte: Emerson Sheik, Romarinho e Paolo Guerrero seguem no elenco, na briga por vagas na formação principal. Após o mau desempenho do ataque no ano passado, a diretoria do Corinthians continua em busca de mais um nome para o setor, mas encontra dificuldades. É provável que até a metade do ano os atuais nomes sigam como os únicos à disposição de Mano.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Corinthians falha em negociações e deve ficar com Emerson


Emerson deve continuar no elenco corintiano Foto: Ricardo Matsukawa / Terra 

O Corinthians não conseguiu se livrar de Emerson e deve manter o atacante no elenco durante a temporada de 2014. A dificuldade em negociar o jogador, que chegou a ser especulado no Flamengo, está aliada à alta indenização que deve ser paga ao atleta em caso de rescisão – R$ 10 milhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Herói da Libertadores de 2012, Emerson teve seu contrato renovado com o Corinthians até a metade de 2015, com vencimentos mensais de R$ 400 mil (incluindo direitos de imagem), segundo a publicação. Na temporada passada, porém, teve um desempenho bastante abaixo do esperado dentro de campo e ainda acumulou polêmicas fora das quatro linhas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...